Por acaso não me admiro que Agosto acabe por ser pouco quente no geral do país, embora com contraste significativo entre interior e litoral. Por exemplo, a próxima semana parece ser relativamente fresca e de bastante nortada, felizmente nada comparável ao Julho que passou.
À parte deste calor constante, o próprio conceito ou referência de "normal" usado pelo IPMA para definir as anomalias perde um pouco o contexto tendo em conta a vertiginosa tendência constante de aquecimento. Usar normais 71-00 como referência, especialmente quando o aquecimento maior se tem dado no pós 2000, naturalmente dificilmente dará condições anómalas frias hoje em dia. Na verdade, a tendência é tão gritante, que provavelmente o mesmo aconteceria com uma normal 81-10.
Infelizmente temos que nos mentalizar que o que nessas normais são meses "ligeiramente acima da média" já são na verdade meses "normais" no clima presente, e serão se calhar meses "ligeiramente frios" dentro de poucas décadas.
Claro que isto é fácil dizer, pois sabemos que normais têm de ser validadas e devem ter 30 anos... Mas a definição de 30 anos de uma normal climatologica terá sido pensada para um clima "estável", considerando apenas variabilidade natural normal entre anos/décadas.
Quando se introduz uma subida constante nas condições de referência, começa a ser difícil usar normais estáticas, e na verdade, 30 anos até parece um período demasiado longo (em 30 anos a média estará a subir mais de 1° se calhar...). Arrisco-me a dizer que mesmo uma normal climatologica feita com os últimos 30 anos até 2019 já representa condições padrão ligeiramente mais frias do que as actuais.
Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk