Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
oLN15Yl.png
 
(...)
Quanto às temperaturas recorde que sites especializados estão a reportar, Patrícia Marques explica que "utilizam um método americano, de acesso livre, que não está calibrado para as nossas latitudes e clima".
(...)

Assumo que está em questão o NMME ➡️ https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/NMME/

Se sim, é uma mistela de modelos norte-americanos e canadianos. Estão calibrados para o clima e latitude.

A crítica em si é a mais básica e lógica que se pode fazer. Compreensível mas parece-me errada.

O NHC usa o modelo europeu e britânico para prever furacões. O centro europeu Copernicus, nas suas previsões até usa o modelo japonês.

A previsão por ensemble é superior à individual e em geral evita-se usar maus modelos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
(...)
Quanto às temperaturas recorde que sites especializados estão a reportar, Patrícia Marques explica que "utilizam um método americano, de acesso livre, que não está calibrado para as nossas latitudes e clima".
(...)
Olhão
GFS

Tuesday, Jul the 13th at 01:00
Ensemble mean: 21.6 °C
Maximum: 25.3 °C
Minimum: 18.6 °C

ECM

Tuesday, Jul the 13th at 01:00
■ Main run: 31.2 °C
Ensemble mean: 25.2 °C
Maximum: 31.4 °C
Minimum: 18.7 °C

E o ECM está calibrado? Se o modelo americano está descalibrado para as nossas latitudes e climas, então, o ECM deve estar calibrado para o Saara. :huhlmao:
 
Se ocorrer este calor todo será catastrófico para Portugal, espero que os modelos recuem mais um pouco.
Não se trata de os modelos recuarem, estes apenas prevêem algo que poderá acontecer, trata-se sim de termos alguma situação que os modelos ainda não prevêem e o calor não seja extremo.
 
Tanto alarido com o calor, os valores extremos, a canícula e os 40°C ou mais... que com um jeitinho o grande calor previsto para o fim de semana ainda se irá transformar em grande frescura... É que os modelos continuam a cortar no calor incessantemente, dia após dia, run após run. Como tem sido o habitual desde meados de junho. Afinal onde andas tu verão?
Já há três semanas que andamos com este tempo incerto, e pelas últimas saídas parece que é para continuar... A temperatura sobe em flecha no fim de semana mas voltará a descer logo na segunda-feira... Como tem sido o habitual desde 15 de junho. O que é muito bom para as gripes (ainda para mais em plena pandemia) e muito mau para a agricultura e saúde das pessoas...
Desde essa data contam-se pelos dedos de uma só mão os dias de calor a sério, de pleno verão (leia-se temperaturas iguais ou superiores a 30°C). Houve aqueles últimos dias de maio e grande parte da primeira quinzena de junho para desfrutar do calor e do verão. Desde meados de junho que tem sido para esquecer... Apenas se aproveitaram 3 ou 4 dias... Depois mais 2 ou 3 dias de pleno verão no fim de semana para depois voltar a descer. É isto o "verão" até ao momento.
Quo vadis, verão 2021?
 
A saida das 12h do GFS volta a aumentar o calor
wIw0QxU.jpg