Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
É verdade até dia 7 Julho calor nem vê lo
Eu acho que ele está a dizer o contrário do que tu interpretaste... E sim, as previsões não estão nada famosas para o Alentejo depois de dia 7 (e não só) - 45°C não é propriamente uma temperatura agradável. Veremos como evoluem as previsões! :calor:

• Gosto
Reactions: joselamego

Deve ser relativo ao litoral oeste. :huhlmao:

Acreditas que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho, acreditas nisso? Tendo em conta, Verões de anos anteriores, quase sempre a coisa esquenta, a prova disso é o Verão de 2018, com um Junho/Julho um pouco atípico e depois sabemos como foi o Agosto de 2018. Afirmar, que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho é como ir a uma consulta do Prof. Chibanga e rezar que as suas profecias se realizem, assim parecem ser estas previsões. :lmao:.

Eu acho que ele está a dizer o contrário do que tu interpretaste... E sim, as previsões não estão nada famosas para o Alentejo depois de dia 7 (e não só) - 45°C não é propriamente uma temperatura agradável. Veremos como evoluem as previsões! :calor:

Não só não é agradavel, como é raro. E não faz parte do nosso clima. É ver que aconteceu em 2003, nos ultimos 5 anos em alguns eventos esporádicos e pouco mais vezes aconteceu..

Estes primeiros dias de julho são muito mais habituais e normais (Temperaturas abaixo da média), do que ter 45 ou mais em Portugal. Mesmo que nos últimos anos ja tenha acontecido e haja um record de 47 graus... Isso não é a regra por agora (Se calhar no futuro vai ser mais normal..)

Falou se da questão da climatologia e bem. No entanto ter uma temperatura 1.5 abaixo da média e 1 quinzena fria, vai acontecendo, não há nada de extraordinario nisso. Já ter uma previsão de 45 em Portugal e 48 no sudoeste de Espanha, saída já de alguns modelos.. Será um evento que poderá ultrapassar o máximo histórico de temperatura na Europa. Isto sim são eventos históricos e atípicos (Se tal acontecer).

Deve ser relativo ao litoral oeste. :huhlmao:

Acreditas que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho, acreditas nisso? Tendo em conta, Verões de anos anteriores, quase sempre a coisa esquenta, a prova disso é o Verão de 2018, com um Junho/Julho um pouco atípico e depois sabemos como foi o Agosto de 2018. Afirmar, que o pico do Verão vai ser na 2ª parte da 3ª semana de Julho é como ir a uma consulta do Prof. Chibanga e rezar que as suas profecias se realizem, assim parecem ser estas previsões. :lmao:.
Amigo eu não acredito em nada, apenas partilhei o artigo, lembraste em 2013 de fontes que afirmavam que ia ser o verão mais frio dos últimos 200 anos? Depois no final foi quente, portanto isto para mim pouco ou nada vale.

Boas...pelo interior mais um dia de verão ;),já alguém falou por aqui no ano 2003...nem quero pensar nesse verão pelos menos no mês de agosto :pray:,parecia que vivia noutro planeta :wacko:,com grandes incêndios pela zona,ia morrendo sufocado :trovao:.

Pelo GFS 0z, mais de 50 graus só no Norte de África, de resto um verdadeiro fiasco de calor previsto, ainda não é desta, tão perto e tão longe... :calor:

Aconselho a não verem o ECMWF, pois a desilusão ainda é maior...:(

xPWIZdC.jpg

Pelo GFS 0z, mais de 50 graus só no Norte de África, de resto um verdadeiro fiasco de calor previsto, ainda não é desta, tão perto e tão longe... :calor:

Aconselho a não verem o ECMWF, pois a desilusão ainda é maior...:(

xPWIZdC.jpg

:lol:... Não está certo pá, a malta estava tão animada :(

Brincadeira à parte, e a distância temporal já não é assim tanta, parece-me que infelizmente vamos passar do 8 ao 80 em poucos dias, e as consequências poderão ser muito graves a confirmar-se o que os modelos vem mostrando à alguns dias :unsure:

Brincadeira à parte, e a distância temporal já não é assim tanta, parece-me que infelizmente vamos passar do 8 ao 80 em poucos dias, e as consequências poderão ser muito graves a confirmar-se o que os modelos vem mostrando à alguns dias :unsure:

Sim, fora as brincadeiras, para mim temperaturas de mais de 40 graus são muito sérias, mesmo em regiões habituadas a mais calor :calor: É insalubre e perigoso em especial para os grupos de maior risco.

Lembro me de há uns bons anos e por alturas do recorde na Amareleja em 2003, ter visto uma reportagem, feita no interior de uma casa nesta localidade e mostraram castiçais com velas e as velas de cera derretidas, dentro de casa, portanto isto só mostra a temperatura que se atingiu mesmo no interior da casa quando no exterior estavam mais de 47ºc :calor:

Última edição:
Sim, fora as brincadeiras, para mim temperaturas de mais de 40 graus são muito sérias, mesmo em regiões habituadas a mais calor :calor: É insalubre e perigoso em especial para os grupos de maior risco.

Lembro me de há uns bons anos e por alturas do recorde na Amareleja em 2003, ter visto uma reportagem, feita no interior de uma casa nesta localidade e mostraram castiçais com velas e as velas de cera derretidas, dentro de casa, portanto isto só mostra a temperatura que se atingiu mesmo no interior da casa quando no exterior estavam mais de 47ºc :calor:

Concordo totalmente contigo, e atenção que eu gosto de calor, mas mais de 35ºc não é calor , é sufoco! As pessoas e animais sofrem, morrem por isso, já para não falar no elevado risco de incêndio que fica associado inevitavelmente a eventos deste género! :unsure: Contudo percebo que quem é apaixonado por meteorologia fique em êxtase ao ver cartas destas, como ao ver cartas com a rota de uma tempestade tropical a passar por Portugal, etc , etc ! É sensato é que se tenha sempre bem presente a noção , que os extremos matam e deixam muito destruição, e mais de 40ºc é extremo, neste momento temos a RUN 6z do GFS com a ISO 30 a pairar sobre Portugal , apesar de dar pouca credibilidade a Run 6z e 18Z pelos inerentes que todos conhecemos , o ensemble mostra que isso é bem possível, esperemos todos que não! :calor: :hmm:

Última edição:
Acho que não devem ligar muito a automática do Ecm porque as temperaturas são sempre abaixo..
Com uma ISO 24 temos cerca de 37 a 39.
Uma ISO 26 entre 40 a 42
Uma ISO 28 entre uns 42 a 45
Uma ISO 30 entre uns 45 a 47.

• Gosto
Reactions: joselamego