Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Alguém consegue aceder aos meteogramas do fórum?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Está desligado...
Boas.
Para ultrapassar o problema com a renovação do certificado, tivemos de fazer algumas atualizações de software significativas no servidor, que afetaram várias funcionalidades, tais como a página principal do MeteoPT e os meteogramas.

Vamos ver se conseguimos trabalhar nisso o mais rápido possível, mas sem previsão ainda de quando estará resolvido.

Pedimos desculpa pelo incómodo!
 
Old-school data suggests hurricanes in the Atlantic are not more frequent than in the past

Bom...

There are a number of key assumptions that go into this methodology (...) including assuming that ships at sea and land would have been perfect observers, and that the types of TCs that have occurred in the fully sampled era are representative of those that could have occurred prior to the fully sampled period.

41467_2021_24268_Fig2_HTML.png


Furacões na era pré-satélite, versão Açores...

O Alex continuaria a ser um evento insignificante.

Para uma caravela, provavelmente seria indiferente um Ophelia ou um Gordon em dissipação. Iria ao fundo na mesma, levando os registos consigo.

O Lorenzo é uma exceção devido ao tamanho. Impossível saber quantos ciclones tiveram fortalecimentos significativos na mesma zona, mas enfraquecimentos mais rápidos traduziriam-se em experiências, vá, 'normais' por parte dos ilhéus.

Ainda hoje em dia há vastas porções do oceano em que um furacão pode evitar a deteção.

2yGwvOi.png


Intensidade vs Frequência. Ambas, nenhuma, ou assim-assim? A polémica persiste no que concerne ao AG.
 
Para os amantes do calor, aproveitem até dia 19/20 porque depois vem a frescura novamente. Os principais modelos convergem para isso.
O Padrão tem sido este, a subida da dorsal por poucos dias, e posteriormente o "varrimento" de depressões.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
2DuF25B.gif


Depois da poeira, o fumo.

TrIDNoc.png


A partir de sábado, e à boleia da depressão nos níveis altos a norte dos Açores,...

1ZnlvPQ.gif


... o fumo dos incêndios (principalmente localizados) no Kanadá deverá (gradualmente) estar sobre todas as ilhas.

tqHYqzM.png


cQ3iZyB.png
 


No caso, o GFS foi melhor.

Concordo totalmente os modelos estão cada vez melhores nas previsões metereologicas.

O grande problema é haver consciência de que ainda se pode melhorar muito mas não haver a possibilidade de se conseguir...

z5Ej57U.png


---

vErf5gk.png

j0QqlFk.png


A partir do final do ano que vem deverão ser lançados os satélites europeus de nova geração, a par dos japoneses e norte-americanos. Isto ajudará a melhorar as previsões na Europa, África (que desesperadamente necessita) e parte da Ásia.

A falta de meios e conhecimentos ainda hoje resulta nisto (Oz/NZ vs Eur vs Ásia no desempenho do IFS, GFS e UM):

a0cd0SQ.gif
 
The Air Force’s workhorse for numerical weather prediction modeling is the Global Air Land Weather Exploitation Model, which is based on the United Kingdom’s Meteorological Office’s Unified Model.

-> https://www.ornl.gov/news/us-air-force-ornl-launch-next-generation-global-weather-forecasting-system

Não no GFS. À semelhança do que acontece, por exemplo, com a Austrália e a NZ.

Curiosidade -> https://www.weather.gov/mdl/nbm_home

As agências públicas e civis norte-americanas de previsão do tempo (NWS/NHC) não baseiam as suas previsões em modelos individuais, ao contrário do que acontece no resto do mundo. Dá muito mais trabalho e custa muito mais.

CpA8w2I.png
 
Os principais modelos convergem para isso.
Não sei onde anda essa convergência de modelos nem o frio. Aliás, na última saída do ECMWF houve um claro corte do frio previsto para a próxima semana, que no Sul se resumirá a apenas 1 a 2ºC de descida da temperatura. No Norte a queda de temperatura será maior, mas as temperaturas até deverão ficar em valores próximos da média ou até mesmo ligeiramente superiores à média, se tivermos em conta que a média das máximas no Litoral Norte vai dos 24ºC na costa aos 27ºC em zonas como Braga. :)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
A temperatura vai descer de forma significativa no início da próxima semana mas será apenas no litoral oeste, desta vez ao contrário dos outros eventos anteriores a descida não se irá estender ao interior, que apenas sofrerá no máximo uma descida de 2/3°C e manter-se-ão as máximas sempre acima dos 30°C, pelo menos até final da próxima semana... :thumbsup:
Quanto às trovoadas... Essas parece que, depois de uma atividade acima da média em junho, aproveitaram o mês de julho para tirar férias e fechar o tasco... :angry:
Veremos como será agosto...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Pessoal, temos umas apostas a decorrer, e tendo em conta que a moderação se dispôs a fazê-las de novo passado apenas uma semana por causa dos problemas técnicos do fórum que impediram muitos de participar no último concurso, era de bom tom que tivéssemos uma grande participação, coisa que infelizmente não está a acontecer... Peço a quem possa que faça um esforço, é divertido!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
As previsões para os próximos dias sugerem subidas e descidas da temperatura, portanto uma montanha russa.
Qual montanha russa? Eu vejo o normal para esta altura do ano... :intrigante:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
cfs_0_1668hby5.png


Devem faltar para aí umas 3 semanas para a atualização da previsão da temporada dos furacões.

Monthly Tropical Weather Summary
NWS National Hurricane Center Miami FL
800 AM EDT Thu Jul 1 2021

For the North Atlantic...Caribbean Sea and the Gulf of Mexico:

One tropical storm (Ana) formed in the Atlantic basin in May, and three tropical storms (Bill, Claudette, and Danny) formed in June.
Claudette and Danny made landfall in the United States as tropical storms during the month of June. So far, this season has been considerably more active than average, even compared to the recently updated 30-year climatology (1991-2020) where a named storm typically forms about once out of every three years in May and about once every year in June.

In terms of Accumulated Cyclone Energy (ACE), which measures the strength and duration of tropical storms and hurricanes, activity in the basin so far in 2021 is well above average at more than twice the climatological value.