A norte contrastes ainda mais acentuados que o normal entre temperaturas no interior e junto ao litoral nos últimos 2 dias.
Boa tarde!
Grandes contrastes térmicos nas últimas semanas (na minha região). Madrugadas e inícios de manhãs bastantes frescas e nubladas e algum calor durante as12;00 e as 15:00 horas.
Até aqui o Verão tem sido ameno, sem excessos, mas bastante ventoso com ventos do quadrante OESTE.
Em contrapartida as culturas de Primavera-Verão estão a ressentirem-se por causa das madrugadas e manhãs frias (mais doenças e quebras na produção).
50°c seria o sonho de muitos por cá...Dubai cria chuva 'artificial' para combater onda de calor de 50 graus
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/dubai-cria-chuva-falsa-para-combater-onda-de-calor-de-50
50°c seria o sonho de muitos por cá...
O que eu não entendo é as críticas a este verão feitas pelo povinho do costume. Acredito que tenha a ver um pouco com o nosso hábito de dizer que tudo está mal e extrapolamos a situação social à situação climática.
Vejamos: este verão (ou melhor, estes dias) está(ão) a ser fantástico(s) ao nível de temperatura! Pouca nortada tendo em conta o normal por esta altura do ano, água do mar a 17/18ºC, temperaturas máximas amenas em redor dos 26-28ºC (muito melhor do que ter 37ºC)... a sério, outros verões foram muito piores que este ao nível de temperaturas, seja em níveis elevados ou baixos!
Sim, tem havido muitos nevoeiros no litoral de manhã, mas isso não é o costume no verão? Que eu saiba sempre foi assim, e basta ir ver os registos antigos para comprovar este facto. O verão também está a ter calor no interior, e isso também é visível na monitorização diária do IPMA. Não vejo a anormalidade nisto - tirando o Litoral Norte, que de facto está a ter temperaturas abaixo da média, o resto do país nem por isso...
Tirando aquela onda de calor de quinta a sábado onde, as temperaturas foram exageradas, o resto do verão aqui tem sido ameno. Desde domingo que morrinha todos os dias de manhã e à tarde é a nortada típica.O que eu não entendo é as críticas a este verão feitas pelo povinho do costume. Acredito que tenha a ver um pouco com o nosso hábito de dizer que tudo está mal e extrapolamos a situação social à situação climática.
Vejamos: este verão (ou melhor, estes dias) está(ão) a ser fantástico(s) ao nível de temperatura! Pouca nortada tendo em conta o normal por esta altura do ano, água do mar a 17/18ºC, temperaturas máximas amenas em redor dos 26-28ºC (muito melhor do que ter 37ºC)... a sério, outros verões foram muito piores que este ao nível de temperaturas, seja em níveis elevados ou baixos!
Sim, tem havido muitos nevoeiros no litoral de manhã, mas isso não é o costume no verão? Que eu saiba sempre foi assim, e basta ir ver os registos antigos para comprovar este facto. O verão também está a ter calor no interior, e isso também é visível na monitorização diária do IPMA. Não vejo a anormalidade nisto - tirando o Litoral Norte, que de facto está a ter temperaturas abaixo da média, o resto do país nem por isso...