Ah pois então deve ser isso. Porque andava a ver os meteogramas do GFS. E vi valores um bocado baixos de CAPE/LI para haver assim muita instabilidade.IPMA? Se for o IPMA é o ecmwf
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ah pois então deve ser isso. Porque andava a ver os meteogramas do GFS. E vi valores um bocado baixos de CAPE/LI para haver assim muita instabilidade.IPMA? Se for o IPMA é o ecmwf
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Ah pois então deve ser isso. Porque andava a ver os meteogramas do GFS. E vi valores um bocado baixos de CAPE/LI para haver assim muita instabilidade.
Muito obrigado pela explicação.O IPMA tem o centro europeu como modelo base para as suas previsões. Não quer dizer que os meteorologistas não cruzem informações com outros modelos.
Quanto a esta situação, o CAPE está previsto atingir valores muito significativos em grande parte do território, acima de 1000 J/Kg. No mar, a Oeste/ Sudoeste do continente, onde as células se estão formar, os valores podem ser ainda significativamente mais elevados. A somar a isso, a troposfera está toda ela muito húmida, com valores elevados de água precipitável, o que garante o desenvolvimento de células convectivas intensas.
Showers and thunderstorms remain very limited in association with a non-tropical area of low pressure over the far northeastern Atlantic, about midway between the Azores and Portugal. Tropical or subtropical development of this system is no longer expected while it moves eastward and then inland over Portugal by late Tuesday.
* Formation chance through 48 hours...low...near 0 percent.
* Formation chance through 5 days...low...near 0 percent.
Aliás nem sei porquê que o IPMA colocou o aviso laranja para os distritos aqui do norte.
Esperava uma depressão mais organizadinha.
Sim, mas só me estou a referir ao norte, em que os modelos não previam nada de especial para a madrugada e manhã e não aconteceu nada de mais.Eu até acho que o IPMA esteve bem tendo em conta a imprevisibilidade, os modelos é que falharam redondamente, havia de facto condições para tempo mais severo, indicado por vários modelos e a própria sinóptica era favorável a isso mas os modelos são isso mesmo, modelos.
Um falhanço tão grande a uma distância curta não é muito comum, mas acontece.
Neste caso falharam bastante na maioria do território, pelo menos para já pois o evento ainda não acabou, se calhar ainda nem começou ...aguardemos.
O dia com mais potencial de instabilidade é amanhã e não hoje, aguardemos, sem criar demasiadas expetativas, pois pode ser 8 ou 80, como se viu hoje.Este evento tem potencial. Ainda vai surpreender. Provavelmente próxima madrugada e dia de amanhã. Aguardemos com serenidade.
Hoje nunca dava grande coisa, amanhã a partir da madrugada até à hora de almoço é a hora mais favorável para ocorrer precipitação forte no Algarve e durante a tarde no interior algarvio, não esquecer que a maré cheia é durante a manhã e nas horas em que se prevê mais precipitação.Pelo satélite e radar parece que o Baixo Alentejo e Algarve ja nao vão apanhar nada mais hoje nem amanhã