Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
No sul do país na última década tem tido Outubro quente e precipitação variável, Novembros maioritariamente chuvosos, Dezembro e Janeiro muito secos...
O frio, se lhe podermos chamar assim, em Portugal, normalmente só vem em meados de Novembro/ Dezembro, Outubro é um mês de transição entre uns dias mais quentes/ amenos e outros dias mais frescos.Keep calm and relax... No stress.
Outubros quentes resulta muitas vezes em invernos bastante frios...
Não é por acaso que diz o ditado "Outubro quente traz o diabo no ventre".
Portanto tenham lá calma com o frio... Ele há de aparecer no sítio certo e na hora certa como no ano passado...
Frio é no inverno e não agora nesta altura do ano, portanto keep calm and relax!!!
Totalmente de acordo.Falava mais a respeito de chuva, para o caso nem frio nem chuva.
Eu de facto com 44 anos ainda me lembro de que pelo tempo em que a escola começava já chovia bastante e havia algum frio, pelo menos não era de andar de t-shirt como agora.
E não é memória selectiva porque claro que haviam dias mais quentes e sem chuva, mas não ao ponto de passar-se semanas sem uma pinga de água
Se consultares as médias de temperatura, verificas que Outubro é muito semelhante a Maio, e já agora desde quando é suposto termos já frio neste mês? Só se tivermos na Islândia... Outubro não é, nunca foi nem nunca será um mês de frio em Portugal, sejamos realistas, quanto muito podemos ter uns dias mais frescos alternados com dias mais amenos/ quentes isso é o normal do mês.Outubro é o "novo Maio".
Se consultares as médias de temperatura, verificas que Outubro é muito semelhante a Maio, e já agora desde quando é suposto termos já frio neste mês? Só se tivermos na Islândia... Outubro não é, nunca foi nem nunca será um mês de frio em Portugal, sejamos realistas, quanto muito podemos ter uns dias mais frescos alternados com dias mais amenos/ quentes isso é o normal do mês.
Aí já estás a falar de outra situação, 30°c em Outubro a temperatura já está bem acima da média, ainda assim é normal desde que sejam situações pontuais.Não estou a falar frio, refiro-me, por exemplo, a temperaturas entre 20ºC e 25ºC. A percepção que tenho é que há coisa de 20 anos, temperaturas dessa ordem de grandeza eram mais comuns em Outubro, desde então o que assistimos é uma maior frequência de dias (consecutivos) com temperaturas próximas dos 30ºC, isto quando não são superiores a esse valor.
Mas ok, talvez possa uma percepção errada da minha parte.
Pois, o problema é que estão previstas temperaturas a rondar os 30ºC em vários locais durante pelo menos 1 semana, de acordo com a automática do IPMA. Tendo em conta que o vento predominante será de leste, o vale do Tejo e do Sado serão as zonas mais quentes, e por exemplo, a automática para Coruche mostra temperaturas entre 30ºC a 32ºC desde esta quarta-feira até ao fim da previsão. Já em Alcácer do Sal está previsto um pouco mais.Aí já estás a falar de outra situação, 30°c em Outubro a temperatura já está bem acima da média, ainda assim é normal desde que sejam situações pontuais.
AG.A questão é que não tem sido situações pontuais, pelo contrário é cada vez mais frequente, e mesmo que a temperatura não alcance a barreira dos 30 anda sempre lá perto, e por vários dias consecutivos.