Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Entretanto a suposta "mudança de padrão" para os dias 10 a 12 deste mês deixou de aparecer em praticamente todos os modelos, tirando o GFS. Em contrapartida, teremos calor até perder de vista, só para variar... :calor: :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: Aine e joselamego
Entretanto a suposta "mudança de padrão" para os dias 10 a 12 deste mês deixou de aparecer em praticamente todos os modelos, tirando o GFS. Em contrapartida, teremos calor até perder de vista, só para variar... :calor: :facepalm:
Xiiii, é só más notícias... :mad:
Ainda este fim de semana andei a vasculhar todos os boletins disponíveis no site do IPMA referentes ao mês de outubro e neste século não há hipótese, a tendência é para cada vez mais outubros quentes e com menos precipitação.
Volta século 20 estás perdoado. :D
 
Nos anos 80 e 90 do século passado houve também bastantes outubros quentes, por isso a tendência já não é de agora...
Há meses quentes em todas as décadas. No entanto, atualmente, vês que de 2011 a 2020, não há um único outubro abaixo da média nas temperaturas máximas. Por isso, faz todo o sentido dizer que nos últimos anos tem parecido muito mais um outubro à Verão do que antigamente. Não há aqui espaço para muitas dúvidas, porque são factos. Climatologia e anomalias.

Provavelmente não encontras outro mês com tanta diferença de 2010 em diante, do que outubro.
Essa normalidade que falas dos próximos dias, estamos a falar de 5 a 8 graus de anomalias nas temperaturas máximas. Não é nada de novo, mas não deixa de ser muito quente.
 
Última edição:
JNdtNq9.gif
 
Os próximos dias serão de autêntica pasmaceira e temperaturas que mais parecem algo de inícios de junho do que propriamente de outubro. E o pior é que as previsões estão péssimas ao nível de verdadeiro tempo de outono... :calor: :sono:
 
Adivinham-se tempos terríveis principalmente a sul e naqueles sítios onde praticamente não choveu em Setembro. Ainda ontem estive num sítio cerca de 20 km a noroeste de Loulé, Algarve central portanto, onde se pode dizer que não choveu...as oliveiras estão murchas, algumas a perder a folha mesmo e diversas árvores estão a morrer ou já morreram. A terra é pó! Perspectivas de chuva são nenhumas para já...É impressionante a força da dorsal! Conjuntamente com o Anti-ciclone dos Açores são a nossa desgraça. A sua influência é enorme e em praticamente todos os meses, ora um, ora outro.
Resta-nos esperar por uma ou outra abertura mas não acredito em milagres!