Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
A juntar ao tempo seco, se a tendência for a formação de depressões isoladas no Atlântico a sudoeste da península, então também existe a possibilidade de correntes de ar com origem no quadrante sul, o que proporcionará igualmente temperaturas amenas.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

9KAcl9A.gif

O rio atmosférico vai ser espremido. A ver quanta chuva sai.

JcnCbJA.gif

No Verão poderia ser uma grande chatice, tendo em conta os valores tendencialmente superiores de água precipitável.

A juntar ao tempo seco, se a tendência for a formação de depressões isoladas no Atlântico a sudoeste da península, então também existe a possibilidade de correntes de ar com origem no quadrante sul, o que proporcionará igualmente temperaturas amenas.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

impressão minha, ou o cenário é exatamente o oposto desse, com uma descida gradual das temperaturas, incluindo as máximas e já a partir dos próximos dias.
quanto a chuva, pode ser que até ao final no mês caia algo, mas está difícil.

impressão minha, ou o cenário é exatamente o oposto desse, com uma descida gradual das temperaturas, incluindo as máximas e já a partir dos próximos dias.
Exato, é esse mesmo o cenário. Descida gradual das temperaturas a partir já desta semana que vem, com máximas que pouco deverão ultrapassar 10°C no interior norte e centro e 15°C em Lisboa e toda a região sul. O verão de São Martinho tem os dias contados. :rolleyes:
É desta que o frio que irá chegar... :)

Em duas saídas, a tendência mudou radicalmente. Se antes os modelos previam possíveis entradas de sudoeste lá para o final desta semana e início da próxima, agora preveem uma cut-off que literalmente traria ar frio de nordeste e instabilidade. Foi uma reviravolta de 180º (e ainda bem)! :palmas: :rain: :cold:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Sim, mas uma mudança de padrão com o AA a migrar para sul é que está complicado.
Melhor ainda: vai migrar para a Groenlândia, mas sem garantias de ficar lá! :D

Não me parece que possa vir um cenário chuvoso ou mais normal com o cenário passado. Aparentemente são situações que já não voltam.
Se recuarmos a 2019 só tivemos 1 semana de chuva em Dezembro. Desbloquear desbloquear só foi já na Primavera de 2020 e nem foi nada de especial.
A questão é saber se quando desbloquear se apanhamos o comboio ou não...já é tudo uma questão de sorte de caírem 200 ou 300l e encaixar alguma água nas barragens. De qualquer forma acho que nada é garantido...existe sempre aquela hipótese/sonho de um desbloqueio tipo 2009...

• Gosto
Reactions: joselamego