N_Fig
Cumulonimbus
Atenção que isto é o cenário mais frio possívelMas pelo menos parece tender para mais frio para o final do ano
Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Atenção que isto é o cenário mais frio possívelMas pelo menos parece tender para mais frio para o final do ano
Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Memória selectiva..este esta ser um Dezembro muito atípico, hoje andava-se bem na rua de calçoes e tshirt, não me lembro de um ano assim quente em Dezembro...
Principalmente quando os 4 dezembros com temperatura máxima mais alta aconteceram todos desde 2015Memória selectiva..
Referes-te á Tempestade Filomena? Eh pá! Eu nesses dias andava sempre mortinho á espera dos modelos. Começou, salvo erro, no dia 26 de dezembro quando as saídas do ECM e do GFS começaram a mostrar muita neve no Interior Norte e Centro e alguma no interior do Alentejo, depois foi desaparecendo. Se tivesse que relatar isto: "A 26 de dezembro de 2020 os modelos meteorológicos começaram a indiciar o choque de uma massa de ar muito húmida (carregadinha de precipitação) com uma massa de ar frio que assolaria a Europa, no Dia de Reis. Viram-se mapas com acumulações estrondosas. Ao longo dos dias a esperança foi-se desvanecendo e no final foi tudo para Espanha e Portugal apenas teve direito a restos, que lá acabaram por chegar a Vila Real nas últimas horas do dia 9 de janeiro, depois de eu ter passado um dia inteiro á espera e lixado porque o radar do IPMA estava avariado. Eram quase 20h e nada de neve! "Já foste!", pensei eu, mas depois começou a nevar de uma forma tímida, apenas servindo para pintar suavemente de branco as superfícies mais planas. Caiu neve no dia 9 de janeiro de 2009 e no dia 9 de janeiro de 2021, 12 anos depois! No início de 2010 também tivemos aí qualquer coisinha, já para não falar no famoso 29 de novembro desse ano (andava no 5º ano e no dia seguinte fiquei em casa, ainda havia muita neve). Será que 2022 vai ser um 2010 v2?É esperar, depois da grande desilusão do último inverno em que foi tudo para Espanha, e nós a chuchar no dedo e a ver navios como sempre. Pode ser que este ano saia o Jackpot, um dia terá de ser!!!
Referes-te á Tempestade Filomena? Eh pá! Eu nesses dias andava sempre mortinho á espera dos modelos. Começou, salvo erro, no dia 26 de dezembro quando as saídas do ECM e do GFS começaram a mostrar muita neve no Interior Norte e Centro e alguma no interior do Alentejo, depois foi desaparecendo. Se tivesse que relatar isto: "A 26 de dezembro de 2020 os modelos meteorológicos começaram a indiciar o choque de uma massa de ar muito húmida (carregadinha de precipitação) com uma massa de ar frio que assolaria a Europa, no Dia de Reis. Viram-se mapas com acumulações estrondosas. Ao longo dos dias a esperança foi-se desvanecendo e no final foi tudo para Espanha e Portugal apenas teve direito a restos, que lá acabaram por chegar a Vila Real nas últimas horas do dia 9 de janeiro, depois de eu ter passado um dia inteiro á espera e lixado porque o radar do IPMA estava avariado. Eram quase 20h e nada de neve! "Já foste!", pensei eu, mas depois começou a nevar de uma forma tímida, apenas servindo para pintar suavemente de branco as superfícies mais planas. Caiu neve no dia 9 de janeiro de 2009 e no dia 9 de janeiro de 2021, 12 anos depois! No início de 2010 também tivemos aí qualquer coisinha, já para não falar no famoso 29 de novembro desse ano (andava no 5º ano e no dia seguinte fiquei em casa, ainda havia muita neve). Será que 2022 vai ser um 2010 v2?
eh possivel sim mas, vamos esperar os dados do mês - quase certo uma anomalia positiva nas temperaturas.Memória selectiva..
A saída operacional está um pouco desfasada do ensemble, mas o ensemble não deixa de estar ótimo também, prevendo mais de 100 mm para a minha zona na semana de Natal!De facto, nesta run o europeu carregou forte na precipitação prevista para os próximos dias.
Ver anexo 735
Bem, tendo em conta as actuais circunstâncias prefiro um "Warm Christmas" a um "Cold Christmas" porque nesta altura tempo ameno está normalmente associado a corrente perturbada de oeste/sudoeste, com precipitação. As entradas frias deixam pouca precipitação por cá (mais restrita ao interior norte), a maior parte fica em Espanha.Verdade!!! Esse evento "Filomena" acabou por se tornar num dos maiores fiascos meteorológicos dos últimos anos.
Quanto à hipótese de 2022 ser um "2010 2.0" acho eu muito improvável que isso venha a acontecer, dado o histórico de nevões quase inexistentes dos últimos anos. Para já parece que iremos ter o primeiro fiasco deste inverno, o verdadeiro fiasco de Natal... No fim de semana passado os modelos vinham mostrando run após run a possibilidade de haver um White Christmas um pouco por todo o país. Afinal com um jeitinho parece que poderemos passar quase de um White Christmas para um... Christmas Summer.
Já lá vai o tempo em que havia Natais frios e gelados passados à lareira. Hoje em dia parece que poderemos seriamente pensar em passar os Natais na esplanada, tal a quantidade de dezembros quentes que já tivemos desde 2015. E dezembro de 2021 parece que poderá ser mais um...
Bem, tendo em conta as actuais circunstâncias prefiro um "Warm Christmas" a um "Cold Christmas" porque nesta altura tempo ameno está normalmente associado a corrente perturbada de oeste/sudoeste, com precipitação. As entradas frias deixam pouca precipitação por cá (mais restrita ao interior norte), a maior parte fica em Espanha.