Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Não quero estar sempre a cismar a mesma coisa e a bater na mesma tecla, mas... as últimas saídas do GFS são cada uma piores do que a outra. Até a entrada fria marítima que estava prevista para o início da última década já foi ao ar como eu suspeitava... Começo a ter cada vez mais a certeza de que o frio irá fechar definitivamente o tasco a partir de sexta e para o resto do mês, isto na melhor das hipóteses... Ou seja na segunda quinzena iremos ter novamente aquele regime secante de rios atmosféricos e entradas quentes que só dão chuviscos e humidade com fartura que não dão pica nenhuma e que só favorecerá o litoral norte... :angry::angry::angry: Resumindo e concluindo: na segunda quinzena de janeiro voltaremos exatamente ao mesmo padrão que predominou em dezembro... Mas afinal é o normal cá pelo nosso burgo. Anormal foi a primeira quinzena do mês, com temperaturas negativas bem vincadas que já não se viam pelo menos desde o inverno 2017/18... E é pena que eventos destes sejam cada vez mais uma raridade!!!

• Gosto
Reactions: ZéCa e joselamego
Se tudo correr bem teremos chuva significativa apenas na próxima Quarta-feira 20 (é provável que vá sendo retirada a sul). Este padrão de Inverno já não impressiona ninguém é o novo normal por aqui. Com a tendência de subida da dorsal que vai sendo mostrada esperem sentados pela chuva e pelo frio! Já só espero que Fevereiro seja mais húmido do que tem sido nos últimos anos.

Se tudo correr bem teremos chuva significativa apenas na próxima Quarta-feira 20 (é provável que vá sendo retirada a sul). Este padrão de Inverno já não impressiona ninguém é o novo normal por aqui. Com a tendência de subida da dorsal que vai sendo mostrada esperem sentados pela chuva e pelo frio! Já só espero que Fevereiro seja mais húmido do que tem sido nos últimos anos.

É exatamente isso mesmo que as últimas saídas do GFS vêm mostrando, uma tendência de subida da dorsal africana, run após run, e o consequente regresso do regime de rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade abafada com fartura!!! Só o litoral norte é que será favorecido como sempre, com mais chuva!!! E o frio a afastar-se cada vez mais para norte, a ISO 0 mal nos toca nas próximas 384 horas!!! É o que eu tenho vindo a dizer aqui no fórum, a meu ver o pior do frio já passou, já não espero nada de especial no que diz respeito ao frio neste inverno. E o mês de fevereiro ou muito me engano ou será na mesma linhagem dos anteriores com a já habitual primavera antecipada, muito quente e seco e com temperaturas a passar dos 20°C em todo o país!!! Mas enfim é o novo normal, já estamos habituados!!!

• Gosto
Reactions: joselamego
Nos ultimos 15 anos no Algarve houve inumeras Primaveras com o dobro ou mais da precipitacao media. Dar ja tudo por perdido e um exagero. Em 2018 a meio de Fevereiro o padrao virou e veio uma valente onda de frio e uma Primavera chuvosa. Alem disso NAO positivo as vezes nem e sinonimo de seca, basta haver uma ou outra cut-off, como sucedeu em Abril de 2008. O padrao agora e este, Inverno seco, Primavera chuvosa.

Espanta-me ouvir tanta queixa, principalmente depois da melhor primeira metade de inverno em muitos anos e do melhor evento de neve a cotas baixas da década...

Penso que isso se deve ao facto de não ter calhado em todos os "quintais" o que é perfeitamente normal, assim como é normal chover mais nuns sítios que outros.Outra situaçao normal é as temperaturas subirem um pouco nos próximos dias.O que já não é muito normal é estar nesta altura a "sentenciar" o resto do Inverno, quando ainda falta tanto para acabar e podem perfeitamente vir bons eventos, é aguardar e no fim faz-se um balanço.

Na última saída das 6 o GFS mete a ISO 10 a roçar praticamente todo o país para o final da próxima semana. Eis, portanto, o regresso à "normalidade"!!!
Com precipitação é "normal", e eu acho aceitável, especialmente quando já tivemos frio e alguma neve este mês. Algo como o fevereiro do ano passado que foi quente e seco é que é perfeitamente escusado

Com precipitação é "normal", e eu acho aceitável, especialmente quando já tivemos frio e alguma neve este mês. Algo como o fevereiro do ano passado que foi quente e seco é que é perfeitamente escusado

Gostava de estar enganado, mas tenho o feeling de que fevereiro será praticamente na mesma linhagem dos de 2019 e 2020, com a já habitual primavera antecipada...

• Gosto
Reactions: joselamego