Comunicado válido entre 2020-12-31 18:32:00 e 2021-01-05 23:59:00
Assunto: Previsão Especial de Tempo frio no início do ano em Portugal Continental
As previsões meteorológicas apontam de forma consistente para tempo frio a partir de dia 2 de janeiro (sábado), devido ao transporte de uma massa de ar muito frio associado um fluxo predominante de norte-nordeste.
Foram emitidos avisos de tempo frio para todos os distritos de Portugal continental até pelo menos dia 6 de janeiro, exceto no Algarve, onde junto à costa sul a temperatura mínima deverá subir ligeiramente a partir de dia 5, os quais se poderão prolongar ao longo da semana no nordeste transmontano e na Beira Alta. As temperaturas mínimas encontram-se abaixo dos valores médios para a época do ano, embora sejam expectáveis no mês de janeiro, e encontra-se em monitorização a sua contribuição para uma possível onda de frio (período mínimo de 6 dias consecutivos em que a temperatura mínima do ar apresenta valores 5°C abaixo da média climatológica) a partir de dia 3 de janeiro em algumas estações da rede do IPMA, ainda que pouco provável.
Os valores da temperatura mínima deverão variar entre -1° e 4°C na generalidade do território, e nas regiões do interior Norte e Centro, serão inferiores, a variar entre -2° e -6°C, a poder atingir valores da ordem de -8/-9°C em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, e com valores superiores, entre 4° e 6°C junto à costa sul do Algarve.
Haverá formação de gelo e geada a chegar até junto do litoral, e que será severa no nordeste transmontano e Beira Alta, onde terá forte impacto na circulação rodoviária, a poder permanecer ao longo do dia em zonas sombrias.
Adicionalmente, e com maior probabilidade até dia 4, prevê-se formação de neblina ou nevoeiro matinal, em particular no interior e junto a linhas de água, que será gelado no nordeste transmontano e Beira interior.
A temperatura máxima não deverá ultrapassar os 13°C em praticamente todo o território até ao dia 7, no entanto, no nordeste transmontano e Beira interior, não deverá ultrapassa 5 a 7°C.
Salienta-se ainda, a ocorrência de precipitação dispersa, mais frequente no litoral oeste, e que será sob a forma de neve em cotas consideravelmente baixas.