Não, não tirou. O ensemble continua razoável, veremos se assim continua...E pronto o ECM já tirou a bela rega para o próximo fim de semana
Houve uma siberiana em 2003 se não me engano. O recorde absoluto do IPMA aqui em Cb foi obtido nessa siberiana, -4,8ºC. Eu recordo-me de ir na rua por volta das 8 da noite, um vendaval terrivel e de passar pelo termómetro da farmácia e este marcar -1,5ºC (não sei porque mudaram o termómetro, o velho marcava meios graus o actual é só inteiros), o windchill era terrível, não se podia andar na rua, o recorde foi obtido nessa noite, tenho quase a certeza que foi em 2003.
A memória por vez atraiçoa, mas já lá vão mais de 20 anos que caiu um nevão digno de registo na serra do Açor , isto em Abril.
Enviado do meu Core-X3 através do Tapatalk
Houve uma siberiana em 2003 se não me engano. O recorde absoluto do IPMA aqui em Cb foi obtido nessa siberiana, -4,8ºC. Eu recordo-me de ir na rua por volta das 8 da noite, um vendaval terrivel e de passar pelo termómetro da farmácia e este marcar -1,5ºC (não sei porque mudaram o termómetro, o velho marcava meios graus o actual é só inteiros), o windchill era terrível, não se podia andar na rua, o recorde foi obtido nessa noite, tenho quase a certeza que foi em 2003.
Alguém saberá dizer o que se passa com os modelos, em especial o ECMWF? É que andam tão instáveis, mas tão instáveis que nem sequer "sabem" as temperaturas máximas previstas para daqui a 24/48 horas!!! Por exemplo, Vila Real tinha uma para amanhã uma máxima prevista de 20°C e agora na última atualização já só prevê... 13°C (7°C a menos de uma atualização para a outra) e para quarta tinha uma máxima prevista de 16°C e agora na última atualização já prevê... 21°C (5°C a mais de uma atualização para a outra). Se for preciso na próxima atualização a máxima de amanhã voltará bruscamente a subir e a quarta voltará bruscamente a descer
Esta instabilidade nos modelos em termos de temperaturas é normal a tão pouco tempo de distância?
Ainda que nesta altura do ano haja muita instabilidade nos modelos, não é, de todo, normal. A quarta/terceira vaga de COVID na Europa levou grande parte dos países europeus a decretar o confinamento e a cancelar voos, como é o caso de Itália, Bélgica, França, República Checa, Hungria, Países Baixos ou Estónia, só para nomear uns quantos... Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica e quando há uma diminuição clara dos voos, os modelos começam a falhar muito mais vezes e a curtas distâncias de certo evento.Esta instabilidade nos modelos em termos de temperaturas é normal a tão pouco tempo de distância?
É que andam tão instáveis, mas tão instáveis
Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica