Tem faltado uma boa porção das observações aerológicas de altitude proporcionadas pelos voos comerciais.
Ainda que nesta altura do ano haja muita instabilidade nos modelos, não é, de todo, normal. A quarta/terceira vaga de COVID na Europa levou grande parte dos países europeus a decretar o confinamento e a cancelar voos, como é o caso de Itália, Bélgica, França, República Checa, Hungria, Países Baixos ou Estónia, só para nomear uns quantos... Ora, o que dá a entender é que os voos comerciais são fulcrais para a previsão meteorológica e quando há uma diminuição clara dos voos, os modelos começam a falhar muito mais vezes e a curtas distâncias de certo evento.
Ainda assim, penso que neste momento a coisa está melhor do que em abril do ano passado, até porque, apesar dos confinamentos, a aviação em Portugal foi retomada nas últimas semanas devido ao desconfinamento. Ainda assim, não é suficiente... Lembro-me de que, em abril do ano passado, muitas vezes os modelos falhavam num evento a horas de distância, tanto que por vezes a minha previsão era até mais por intuição através da análise de imagens de satélite do que vendo modelos e depois logo se via o que acontecia!
Pois, em princípio será a essa a razão para a discrepância tão grande de temperaturas de umas atualizações para as outras... O mesmo se aplica à precipitação, pois hoje nem sequer estava prevista chuva de jeito... E no entanto já choveu bem em vários pontos do país, nomeadamente a norte do Tejo - algo que até a mim me deixou surpreendido...