"Charneca" Mundial
Super Célula
Tendo em conta os dados da monitorização diária do IPMA, diria que o mês está a ter anomalia aproximadamente nula ou acima do normal em praticamente todas as regiões, tirando talvez o Litoral Norte e Centro e o Algarve, e isto ao nível da temperatura média. A minha estação comprova esta ideia que tenho, já que a normal de junho é de 19ºC e a média atual do mês de junho de 2021 está nos 19,2ºC, ou seja, muito próxima do normal, e tendo em conta as previsões para os próximos dois ou três dias por aqui acredito que a média deste mês pode ainda subir uma décima ou duas.
Acho que o que não foi assim tão normal neste mês de junho de 2021 foi a enorme instabilidade ao longo do mês, ao nível das temperaturas. Esta variabilidade, que já vem desde o mês de março, continuou pelo mês de junho adiante, com picos de calor e de estabilidade e, pelo meio, períodos de maior instabilidade e descida brusca das temperaturas.
Acho que o que não foi assim tão normal neste mês de junho de 2021 foi a enorme instabilidade ao longo do mês, ao nível das temperaturas. Esta variabilidade, que já vem desde o mês de março, continuou pelo mês de junho adiante, com picos de calor e de estabilidade e, pelo meio, períodos de maior instabilidade e descida brusca das temperaturas.