Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
:D

90xCioj.gif

Onde se vê a previsão das poeiras?

• Gosto
Reactions: N_Fig e StormRic
Esta a previsão é impressionante:

Ver anexo 1823
incrível mesmo, e ainda há quem dia que isto é um não evento,
Pelo menos eu não me lembro de nada assim em quase 20 anos a seguir como amador meteorologia em Portugal.
E na realidade nem se sabe muito bem quando vai terminar. :eek: :eek:

Ronda 2 :inocente:
As previsões para amanhã, dia 9 de Julho, segundo os modelos de média-alta resolução:

WFR 2 km/5km
Max>=42ºC Pontualmente no Tejo (Santarém<-->Alvega)
42ºC>Max>=40ºC nas Bacias do Tejo e Guadiana, e Coimbra.

UKMO 10 km
Max>=42ºC Pontualmente no Tejo (Santarém<-->Alvega), Mora e Coruche.
42ºC>Max>=40ºC no Alentejo, Ribatejo e Castelo Branco.

ARPEGE 10 km (Vencedor de ontem :winner:)
Max>=43ºC Pontualmente no Tejo (Santarém<-->Alvega), Mora e Coruche.
43ºC>Max>=42ºC no Ribatejo e Baixo Sado
42ºC>Max>=40ºC no Alentejo, Braga, Coimbra e Castelo Branco.

HIRLAM 7 km
Excluído :maluco:

ICON 7 km
42ºC>Max>=40ºC no Ribatejo + Castelo Branco, e Bacia do Guadiana.

AROME
Max>=43ºC Pontualmente no Tejo (Santarém<-->Alvega), Mora, Coruche e Pegões.
43ºC>Max>=40ºC no Alentejo, Ribatejo, Coimbra e Castelo Branco.​

Vamos ver quem acerta desta vez.
Ronda 2 da testagem dos modelos de média-alta resolução do dia de hoje, 9 de Julho:

- WFR, ICON e UKMO estiveram bem no geral, contudo este últimos não conseguiram modelar o interior de Coimbra. O WFR com maior resolução parece chegar aos casos em que se passa +40ºC na beira litoral. O ICON também parece ter ignorado os casos da bacia do Tejo acima dos 42ºC.

- ARPEGE e AROME taco a taco. Ambos parecem ter sobre-estimado o Baixo Sado, caso em que os outros modelos conseguiram prever bem. O vento de SW não deixou as estações passar os 42ºC (ex: Pegões). Díria que o AROME abusou ainda mais que o ARPEGE no Baixo Sado, para além de que não conseguiu prever algumas localidades interiores de Braga/Porto.

Tendo em conta a realidade, o ARPEGE parece ganhar de novo, apesar da falha no Baixo Sado.

incrível mesmo, e ainda há quem dia que isto é um não evento,
Pelo menos eu não me lembro de nada assim em quase 20 anos a seguir como amador meteorologia em Portugal.
E na realidade nem se sabe muito bem quando vai terminar. :eek: :eek:
As denominações de "não evento" e coisas que tais são as coisas que traçam a linha entre a comunidade meteorológica amadora em Portugal que tanto contribuiu para a divulgação desta ciência no país e um certo freak show doentio instalado que já nem sequer é possível de ser compreendido. Nada mais a dizer neste ponto.

As previsões são de facto assustadoras. E volto a frisar, não é pelo fenómeno em si caso fosse isolado. É pela prevalência até ao limite das previsões.

Pena não existirem estações do IPMA no Tejo Internacional... De Alvega até à barragem de Alcântara ainda existe muito potencial.
O mais perto que a MeteoAlentejo tem é em Nisa

Estado
Fechado para novas mensagens.