Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Devíamos focar-nos naquilo que é realmente importante, as temperaturas extremas, as vagas de calor e as secas cada vez mais frequentes e mais graves que nos afectam, no futuro daqui a 20/30/40 anos como será? Será as regiões do interior suportáveis para viver-se com temperaturas extremas no Verão? Será que o Alentejo perderá toda a sua riqueza devido à desertificação e à migração das pessoas que lá vivem para outras regiões que sejam mais confortáveis para se viver? É tudo questões que devíamos fazer pensar, reflectir, partilhar as nossas opiniões e debater os assuntos como a ciência faz, isso sim, sempre foi a essência deste fórum e leva-nos a gostar tanto dele, os fiascos são mera frustrações da vida e devíamos ignorar.

As previsões para amanhã, dia 8 de Julho, segundo os modelos de média-alta resolução:

WFR 2 km/5km: 42ºC>Max>=40ºC na Lezíria, Bacias do Sado e Guadiana;

UKMO 10 km: 42ºC>Max>=40ºC na Lezíria, Bacias do Sado e Guadiana a jusante do Alqueva;

ARPEGE 10 km: Max>=42ºC no Baixo Sado (Alcácer, Pegões), e Lezíria (Coruche);
________________ 42ºC>Max>=40ºC no Alentejo e Ribatejo;

HIRLAM 7 km: 42ºC>Max>=40ºC no Baixo Mondego, Braga(?) e Bacia do Guadiana a jusante do Alqueva;

ICON 7 km: 42ºC>Max>=40ºC na Lezíria e Bacia do Guadiana a montante do Alqueva;

AROME: 42ºC>Max>=40ºC no Baixo Mondego, Alentejo e Ribatejo.

Vamos ver qual deles se aproxima mais à realidade. Só um deles prevê acima de 42ºC.

Análise do que falhou/acertou no dia de hoje quanto a modelos de média-alta resolução:

- AROME e HIRLAM no Baixo Mondego e Braga, delírio mesmo. HIRLAM ganha o pódio de pior;

- UKMO quando comparado com o WRF consegue distinguir a bacia do Guadiana, de facto só abaixo de Reguengos é que passou dos 40ºC. De resto, ambos parecem ter sido consistentes q.b com o que aconteceu;

- ICON ignora por completo a bacia do Sado (?), acho uma falha grave. Também não modela bem o Guadiana;

- Interessante que o modelo que esteve mais próximo foi ARPEGE, o único que previa igual ou acima de 42ºC, registos que de facto aconteceram em Alcácer, Pegões e Coruche. Estas últimas tiveram muito próximo, 41,9ºC e 41,7ºC, respetivamente.

Todos eles falham a modelação da bacia do Tejo perto ou acima dos 42ºC, caso de Mora e Alvega. :rolleyes:

j8rPoym.gif

Sinceramente acho que mesmo sendo um seguimento livre.. existem limites para tudo, mas parece não poder haver gostos para tudo, parece a ditadura do politicamente correcto (depende do ponto vista) da imposição que se faz em temas como racismo, homofobia e partidos políticos, que parece ser transversal a meteorologia.
Dito isto agradecia mais bom senso e mais posts proveitosos.
Não me vou estar a repetir pois já o disse várias vezes assim como alguns moderadores já o disseram..
Quanto às temperaturas registadas hoje surpreende me que tivessem estabilizado ou descido a partir das 15h.

Pessoal!

Alguns posts foram apagados, Embora este seja um seguimento livre, estamos num fórum de ciencia e temos que manter um mínimo de sanidade.

Insultos não são permitidos e opiniões dadas de forma demasiado inflamada e potencialmente geradoras de conflito são desaconselhadas.

Vá lá pessoal vamos manter isto num ambiente saudável. ;)

Não quero estar a agoirar... E espero estar errado, mas acredito mais no ECM, já não é a primeira vez, nunca fui muito de seguir o GFS.

Mas lá está, é por isso que a meteorologia tem todo este fascínio, se estiver enganado ainda bem, mas não sei se teremos mesmo esse efeito que esperamos, é aguardar.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.