Para os 'caçadores' de calor
Alguém sabe o recorde de Braga? 43ºC previstos para amanhã
IPMA não lança avisos vermelho?
Então e os 42°c de Leiria?Onda de calor. IPMA vai acionar aviso vermelho - Renascença
Aviso vermelho entra em vigor na terça-feira "em alguns distritos" e no dia seguinte deverá ser estendido a mais regiões do país, devido à previsão de altas temperaturas, em alguns casos, na casa dos 45 graus.rr.sapo.pt
Por causa disto: duração ≥ 48 horas, terça +42ºC mas quarta com +36ºCEntão e os 42°c de Leiria?
O record da minha estação foi de 42°C mas estavam previstos 40°C.Então e os 42°c de Leiria?
Desde o dia 6 de julho que se registam em Portugal Continental, valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar.
Esta situação irá agravar-se a partir de amanhã, dia 12, prevendo-se que grande parte do território alcance valores de temperatura máxima superiores a 40°C durante os próximos dias.
Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo onde se poderá registar valores da ordem de 46°C, no vale do Tejo, com 45°C, e no nordeste transmontano com valores entre 40 e 44 °C. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite de 14 para 15.
Tendo em conta a previsão meteorológica, fundamentalmente em relação à temperatura máxima, o IPMA irá emitir avisos vermelhos de tempo quente para alguns distritos, o mais elevado na escala de avisos.
A intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.
Devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.
Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.
Este comunicado será atualizado caso se justifique.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
IPMA - Previsão descritiva
www.ipma.pt
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
IPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporal
www.ipma.pt
Para recomendações à população em situações de calor, consultar:
Temperaturas elevadas: Recomendações da DGS
www.dgs.pt
Porque é que passa a ser Castelo Branco a capital de distrito mais quente na próxima década? O que é q mudou?O meteograma GFS12Z para IPMA Castelo Branco
Não só a estação parece que terá um novo recorde bem acima do anterior como pode muito bem estar acima dos 43ºC durante 4 dias seguidos...
Cada vez é mais óbvio que será a capital de distrito mais quente no Verão em termos de Tmax, Beja será destronada nas próximas décadas. (se é que já não está)
Recorde de Amareleja está por um fio... Coruche/Alvega/Tomar/Mora vão estar a assombrar.
T850hPa continua a garantir 28ºC-30ºC:
Mas quantos dias acima do valor indicado? (edit) já fui ver, superior a 48h - Assim sendo para que servem os critérios se não são seguidos?Não estou a perceber este aviso vermelho para o Porto, e quando digo Porto, é Porto cidade, não distrito conforme selecionado abaixo:
Os 36 graus previstos (cidade) estão de acordo com os critérios dentro do aviso amarelo, nos dias seguintes, os avisos seriam também amarelos.
Dentro do distrito do Porto, há naturalmente, zonas mais quentes quanto mais no interior, onde aí sim, vendo as previsões, estão dentro do aviso vermelho.
Se o IPMA faz avisos por distrito, e não discrimina cidades/vilas/aldeias, porque motivo ao colocar acima no "selecione distrito- selecione cidade-Porto aparece a vermelho para amanhã na cidade do Porto?
Ou seja deixam colocar as cidades dentro do distrito mas colocam um aviso (vermelho) que é de outros locais ( dentro do distrito).
Colocam o distrito todo a vermelho, mas nem todos os locais estão dentro do aviso vermelho nesse distrito.. Não seria de rever isto?
E já que deixam selecionar outros locais no mesmo distrito, porque o aviso tem que ser igual quando as condições não o são?
Não é a mesma coisa estar a 5 Km do mar ou estar a 40/50 km... e a prova está nas máximas previstas..
Mas quantos dias acima do valor indicado?
Sendo para o distrito
Tomar já entrava certo?