Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Mas quantos dias acima do valor indicado? (edit) já fui ver, superior a 48h - Assim sendo para que servem os critérios se não são seguidos?
Sendo para o distrito
Tomar já entrava certo?

bf1a20703f83a46caa951c9e2873bcd6.jpg

Sent from my 2109119DG using Tapatalk
Outro exemplo. Agora dentro do distrito de Leiria (atenção que é superior a 40 e não superior ou igual a 40), Ainda assim, parece-me encaixar
fdsfdsfdsf.webp

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
Além disso este quadro parece-me completamente desconectado da realidade

crit.webp

Comparar cidades não dá mesmo.
Exemplo Lisboa e Leiria estão em condições completamente diferentes, Basta pensar no estuário do tejo, em Leiria não existe qualquer massa de agua com dimensão para equilibrar temperaturas. Mais o distrito de Leiria engloba concelhos como Pedrogão Grande, realidades completamente diferentes, quer em tipo de terreno quer em clima (a influencia do mar)
Ainda a questão de >48h. Se houver um dia com 50ºC é o quê?

Não estou a perceber este aviso vermelho para o Porto, e quando digo Porto, é Porto cidade, não distrito conforme selecionado abaixo:

UJcEaal.jpg

Os 36 graus previstos (cidade) estão de acordo com os critérios dentro do aviso amarelo, nos dias seguintes, os avisos seriam também amarelos.

Dentro do distrito do Porto, há naturalmente, zonas mais quentes quanto mais no interior, onde aí sim, vendo as previsões, estão dentro do aviso vermelho.

ni7GaxT.jpg

Se o IPMA faz avisos por distrito, e não discrimina cidades/vilas/aldeias, porque motivo ao colocar acima no "selecione distrito- selecione cidade-Porto aparece a vermelho para amanhã na cidade do Porto?

Ou seja deixam colocar as cidades dentro do distrito mas colocam um aviso (vermelho) que é de outros locais ( dentro do distrito).

Colocam o distrito todo a vermelho, mas nem todos os locais estão dentro do aviso vermelho nesse distrito.. :unsure: Não seria de rever isto?

E já que deixam selecionar outros locais no mesmo distrito, porque o aviso tem que ser igual quando as condições não o são?

Não é a mesma coisa estar a 5 Km do mar ou estar a 40/50 km... e a prova está nas máximas previstas.. :unsure:
Os avisos são sempre feitos por distrito. Está mal feito pois em meteorologia não devia ser assim, mas o IPMA faz sempre assim.
Se selecionares Amarante, Marco de Canaveses etc que pertencem ao distrito do Porto para amanhã estão previstas máximas de 42°.
Como muitas vezes existe aviso para agitação marítima em Beja devido ao concelho de Odemira ter faixa costeira e até muita gente fica admirada a perguntar se há mar em Beja.

Os avisos são sempre feitos por distrito. Está mal feito pois em meteorologia não devia ser assim, mas o IPMA faz sempre assim.
Se selecionares Amarante, Marco de Canaveses etc que pertencem ao distrito do Porto para amanhã estão previstas máximas de 42°.
Como muitas vezes existe aviso para agitação marítima em Beja devido ao concelho de Odemira ter faixa costeira e até muita gente fica admirada a perguntar se há mar em Beja.

Mas aí o problema não é dos avisos do IPMA , é da falta de inteligência das pessoas .

Nao se percebe como Évora nao está tambem em vermelho também

• Gosto
Reactions: StormRic
Certo é que amanhã na faixa costeira do Minho , por exemplo , não vai estar fresquinho . Vai estar também calor a sério , com uma boa lestada e com as temperaturas a oscilar entre os 37 /39 ° c , isso já é calor a sério . E na quinta há mais .
40°C é mau, mas dar um salto de 19/20 para mais de 30 também não é a melhor coisa do mundo.

Modelos mesmo a 24 horas inconsistentes...

GFS mete inferno em Coimbra a passar os 43ºC
ECMWF mal passa dos 40ºC
ARPEGE só toca nos 39ºC
WFR mete mesmo a beira litoral toda a passar os 40ºC.

Decisão científica do IPMA baseou-se apenas no ECMWF?
Vai tudo depender do vento e a que horas entra a brisa marítima. :confused: Vai ser nowcasting praticamente.

Para o baú:

A632O4Q.png

Última edição:
Modelos mesmo a 24 horas inconsistentes...

GFS mete inferno em Coimbra a passar os 43ºC
ECMWF mal passa dos 40ºC
ARPEGE só toca nos 39ºC
WFR mete mesmo a beira litoral toda a passar os 40ºC.

Decisão científica do IPMA baseou-se apenas no ECMWF?
Vai tudo depender do vento e a que horas entra a brisa marítima. :confused: Vai ser nowcasting praticamente.

Para o baú:

A632O4Q.png
Amanhã espero uma descida no Baixo Alentejo. A única excepção pode ser a margem esquerda do Guadiana

• Gosto
Reactions: StormRic
Não estou a perceber este aviso vermelho para o Porto, e quando digo Porto, é Porto cidade, não distrito conforme selecionado abaixo:

UJcEaal.jpg

Os 36 graus previstos (cidade) estão de acordo com os critérios dentro do aviso amarelo, nos dias seguintes, os avisos seriam também amarelos.

Dentro do distrito do Porto, há naturalmente, zonas mais quentes quanto mais no interior, onde aí sim, vendo as previsões, estão dentro do aviso vermelho.

ni7GaxT.jpg

Se o IPMA faz avisos por distrito, e não discrimina cidades/vilas/aldeias, porque motivo ao colocar acima no "selecione distrito- selecione cidade-Porto aparece a vermelho para amanhã na cidade do Porto?

Ou seja deixam colocar as cidades dentro do distrito mas colocam um aviso (vermelho) que é de outros locais ( dentro do distrito).

Colocam o distrito todo a vermelho, mas nem todos os locais estão dentro do aviso vermelho nesse distrito.. :unsure: Não seria de rever isto?

E já que deixam selecionar outros locais no mesmo distrito, porque o aviso tem que ser igual quando as condições não o são?

Não é a mesma coisa estar a 5 Km do mar ou estar a 40/50 km... e a prova está nas máximas previstas.. :unsure:

1- Os avisos são para os Distritos. Se alguma localidade dentro do distrito se enquadrar dentro dos critérios do Aviso Vermelho, então o Distrito passa a Vermelho.

2- A indicação de Aviso na previsão 10 dias refere-se ao Aviso para o distrito a que a localidade pertence. Não significa que aquela localidade em particular vá estar dentro dos critérios do Aviso indicado.

O IPMA não respeita os próprios critérios para os avisos. E eu acho que os critérios em si são muito questionáveis, em teoria o aviso amarelo de frio para Braga ou para a costa Sul da Madeira deviam ter a mesma probabilidade (digamos que seria a temperatura atingida historicamente apenas 1% do tempo, ou algo do género), mas na prática isto não se verifica

O IPMA não respeita os próprios critérios para os avisos. E eu acho que os critérios em si são muito questionáveis, em teoria o aviso amarelo de frio para Braga ou para a costa Sul da Madeira deviam ter a mesma probabilidade (digamos que seria a temperatura atingida historicamente apenas 1% do tempo, ou algo do género), mas na prática isto não se verifica

Isso já é um sistema de critérios e avisos muito mais sofisticado e pormenorizado. Lá se chegará, tenho a certeza, mas por enquanto temos os Avisos por Distrito para que os serviços distritais de protecção civil e outras entidades estejam avisados, e uns critérios relativamente latos que realmente englobam locais e situações por vezes bastante diversas no seu historial.

Estado
Fechado para novas mensagens.