Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Vai começar a infinidade de dezembro às miseráveis de praia.... Aliás já começou..

Nem 8 nem 80.

Nevoeiros miseráveis!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Os melhores meses de praia são setembro e outubro, já houve verões bem "piores"na costa em relação ao nevoeiro.

Vamos com uma semana de nevoeiros que na maioria dos casos nao chegam a dispersar nas praias.. e para continuar...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Eu diria que isso é o habitual na zona Oeste. Lembro-me de ir dia sim dia não quando era mais jovem á Nazaré e estarem 90% dos dias céu nublado.

Eu diria que isso é o habitual na zona Oeste. Lembro-me de ir dia sim dia não quando era mais jovem á Nazaré e estarem 90% dos dias céu nublado.

Em criança nos anos 60 passava longas férias na Praia Grande em Sintra. O hábito era ir de casaco para a praia e quase todo o dia ouvia-se a ronca de aviso do Cabo da Roca, som que me ficou bem gravado na memória. Isso e o sabor único das batatas fritas caseiras vendidas na praia por uma senhora de cesto à cabeça. :p

Entretanto começam a haver indícios nos modelos de que deveremos ter um novo período mais quente lá para 15 de agosto. Ainda é cedo para confirmar, mas parece que Portugal vai estar fora da "pluma africana" por pouco tempo... :angry:

E eu todo contente com a corrente de norte... O ponto de orvalho vai diminuir :w00t: Ou não :scared:

qpyIoC5.gif

---

O aviso no GC está amarelo apenas e só porque a convecção está, felizmente, persistentemente no mar (especialmente Pico). A água precipitável ronda os 40 milímetros... dá para laranja/vermelho.

bv6dMAg.jpg

4ZplAnD.gif

Como bónus, overshooting tops:

DqK5rWI.jpg

É digno de ser estudado o fenómeno que persiste em Trás-os-Montes e Alto Douro

Hoje a região voltou a ter máximas a roçar os 40 graus quando no Alentejo ficaram abaixo da média, ou seja, abaixo dos 32 ou 33 graus em muitos locais. No Porto tivemos apenas 22 graus de máxima...

O calor instalou-se para lá do Marão e não há meio de escapar. Fazia falta que ocorresse a passagem do rabo de uma frente como ocorre em média 2 ou 3 vezes no Verão a Norte de Montejunto-Estrela para varrer a bolsa de ar quente.

A situação no interior norte é medonha, tanto calor, tanto tempo, valores de evapotranspiração elevados continuamente derivado ao mesmo, numa zona que já está sequíssima. As trovoadas de Quarta poderão aliviar localmente mas é só.
Ja para não falar que para apagar os fogos é preciso muita água, eu só espero que chova no Outono....

Estado
Fechado para novas mensagens.