Nós nos jardins deveríamos apostar em vegetação nativa adaptada ao nosso clima e espécies europeias da nossa latitude, os relvados desperdiçam imensa água e os grandes espaços calcetados e asfaltados também são um problema.
Nós nos jardins deveríamos apostar em vegetação nativa adaptada ao nosso clima e espécies europeias da nossa latitude, os relvados desperdiçam imensa água e os grandes espaços calcetados e asfaltados também são um problema.
Vai ao Inter na Altura, que tens lá melancias, melões, tomates e não tens trabalho pá. Cultiva é alfarrobeiras que a alfarroba ainda chega aos 100 €, isso sim, dá pouco trabalho para manter elas e depois é só colher, há uns anos experimentei semear melancia e melão, uma coisa pequena como teste a melancia ficou toda queimada, o melão ficou do tamanho duma ameixa, desisti logo, agora compro isso no Auchan.Estive uns dias no Algarve. Há uma semana cortaram a água agrícola devido a uma fuga, e coincidiu com as máximas de 40 graus no extremo sotavento e a nortada quente. As tomateiras, pés de milho, as abóboras e as melancias da horta, tudo ficou queimado. Uma macieira jovem ficou toda queimada, não sei se irá sobreviver. Várias árvores murcharam mas já recuperaram com a rega na terça-feira.
A Oeste de Tavira as amendoeiras já estão amarelas, recordo que a Oeste de Tavira choveu muito menos que a Leste. Em Cacela as amendoeiras ainda estão verdes, choveu quase dentro da média.
Em Inglaterra usam hibridos de Cistus nos jardins e também alecrim ou loureiro. Temos em Portugal um bom jardim de nativas na Gulbenkian. Idealmente os jardins deveriam ficar nos vales e junto às linhas de água como já era defendido nos anos 60 pelo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles mas não temos gente capaz nas autarquias e no Estado para isto.
No Algarve tenho um jardim de nativas e exóticas adaptadas ao nosso clima e ao fim de uns anos a erva quass desapareceu. No Verão aguenta bem a nortadada quente. Na escolha das árvores é preciso ter em conta o tipo de solo. Uma alfarrobeira, por exemplo, pode ser a árvore central de um jardim, e bem cuidada pode atingir grandes dimensões.
No Algarve recomendo...
- em solos de campinas perto de poços e noras ou de linhas de água freixo, choupo, alamo, lodao, e em alguns casos pontuais nogueiras algarvias, ulmeiro, amieiro e carvalhos, Quercus extremadurensis, Quercus marianica e Quercus canariensis. Estas árvores precisam de rega semanal nos primeiros anos de Maio a Outubro.
- em solos mais secos do litoral e barrocal, azinheira, sobreiro, pinheiro-manso, pinheiro-bravo, pinheiro-de-Alepo, cedro-do-Atlas, cipreste, alfarrobeira, amendoeira, figueira, oliveira, zambujeiro, medronheiro, piorno, Quercus faginea algarvio, palmeira algarvia e palmeira das Canárias, loendreiros. É altamente recomendável rega nos primeiros anos em especial em episódios de calor fora do normal.
Em Portugal ainda faz muita confusão a utilização de árvores de fruto e de nativas em jardinagem. É preciso quebrar o preconceito.
A ignorância poderá ser uma grande razão para as pessoas não apanharem. Há um desconhecimento gritante sobre árvores, em geral, em Portugal. Devem contar-se pelos dedos de uma mão o número de pessoas fora do Algarve que sabem reconhecer uma alfarrobeiraExcelentes informações e sugestões, deviam estar também no tópico da Biodiversidade e talvez da Seca.
Há algumas alfarrobeiras aqui pelos "jardins" ressequidos da zona alta da Póvoa de Santa Iria, e tudo o que alcanço ou apanho até do chão, acabado de caír, é sempre bem aproveitado todos os anos. Não vejo quase ninguém a fazer o mesmo, não se dá o devido valor a estas e outras árvores em ambiente urbano. Também apanho por aqui limões, figos, laranjas, alperces, nêsperas ( e bem boas), azeitonas pretas, romãs, pinhões.
Há bocado estava a morrinhar (Gafanha da Nazaré)A diferença entre o litoral e o interior hoje
O verão é isto de forma constante, nevoeiro e casacos no litoral e cubos de gelo no colchão pra dormir no interior do país.
A meu ver, qualquer informação é necessária e bem-vinda.Como ainda sou novo no fórum, estou com uma dúvida em relação aos seguimentos meteorológicos mais concretamente à parte de resumir um dia, a maioria apenas diz qual foi a temperatura máxima e mínima do dia.
A minha questão é: o que é a "publicação ideal" para resumir o dia num determinado local, apenas dizer a máxima/mínima e a precipitação, caso chova, ou quanto mais informação melhor?
Eu, por exemplo, digo o valor médio e máximo do ponto de orvalho porque acho relevante aqui na costa sul que costuma ter dias húmidos no verão, mas como sou o único que o faz, fico com a sensação que estou a "poluir" o fórum com informação desnecessária...
Isto é pouco menos do que uma calamidade para a região de Mirandela ( e não só): próximos 10 dias com média de 40ºC nas máximas??
Como é possível uma tal estabilidade desta situação tão anómala? Não há erro dos modelos nos quais se baseia esta previsão automática?
Esta anomalia incrivelmente estável estende-se a zonas dos quatro distritos. As localidades com médias mais altas das máximas diárias são as estações seguintes, uma em cada distrito, e onde na previsão 10 dias automática as máximas não baixam dos 38ºC em todo o período:
Volto a frizar o grande potencial das "nossas espécies "...Recentemente plantei umas oliveiras já mansas (enxertadas), acho que em Novembro/Dezembro e entretanto tenho regado de 3 em 3 semanas um balde de água e estão verdes e com azeitonasEm Inglaterra usam hibridos de Cistus nos jardins e também alecrim ou loureiro. Temos em Portugal um bom jardim de nativas na Gulbenkian. Idealmente os jardins deveriam ficar nos vales e junto às linhas de água como já era defendido nos anos 60 pelo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles mas não temos gente capaz nas autarquias e no Estado para isto.
No Algarve tenho um jardim de nativas e exóticas adaptadas ao nosso clima e ao fim de uns anos a erva quass desapareceu. No Verão aguenta bem a nortadada quente. Na escolha das árvores é preciso ter em conta o tipo de solo. Uma alfarrobeira, por exemplo, pode ser a árvore central de um jardim, e bem cuidada pode atingir grandes dimensões.
No Algarve recomendo...
- em solos de campinas perto de poços e noras ou de linhas de água freixo, choupo, alamo, lodao, e em alguns casos pontuais nogueiras algarvias, ulmeiro, amieiro e carvalhos, Quercus extremadurensis, Quercus marianica e Quercus canariensis. Estas árvores precisam de rega semanal nos primeiros anos de Maio a Outubro.
- em solos mais secos do litoral e barrocal, azinheira, sobreiro, pinheiro-manso, pinheiro-bravo, pinheiro-de-Alepo, cedro-do-Atlas, cipreste, alfarrobeira, amendoeira, figueira, oliveira, zambujeiro, medronheiro, piorno, Quercus faginea algarvio, palmeira algarvia e palmeira das Canárias, loendreiros. É altamente recomendável rega nos primeiros anos em especial em episódios de calor fora do normal.
Em Portugal ainda faz muita confusão a utilização de árvores de fruto e de nativas em jardinagem. É preciso quebrar o preconceito.