Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa dia.
Por acaso alguém reparou na temperatura máxima de ontem no site do IPMA?? Parece ser que Estremoz esteve a escaldar com 50.3 graus :winner::huhlmao:
E foi de noite! Mega-heatburst? :lol:

Reacendimento na Estrela e outro fogo simultâneo em Penalva.
C2MGrg6.jpg

Desculpe mas não foi reacendimento, mas sim novo incêndio agora numa terra chamada Misarela, que fica junto à Guarda.

Sim, novo incêndio criminoso que levou a pensar em reacendimento, quase como resultado da incredulidade que suscita um novo fogo a começar precisamente dentro do PNSE, mas infelizmente o fogo posto é muito mais perigoso do que reacendimentos, o local e momento é sempre bem escolhido por forma a maximizar o dano. Seja qual fôr a origem, não é possível ser natural, e no contexto presente de local e tempo, mesmo um descuido é um crime.

Portugal, o País dos incendiários!
O que raio vai na cabeça dessa gente? Será falta de literacia? É com cada azeitola que até chega a assustar…

A situação sinóptica dos próximos três dias já merece umas cartas de previsão frontal do MetOffice (algo pouco habitual nesta altura do ano, mas começa a aproximar-se a época em que se pode dar uma viragem radical, que este ano é particularmente esperada e desejada).

São várias cartas, a começar hoje à noite e até quarta-feira ao meio-dia, ficam em spoiler para não encher muito:
qJnxu9z.gif
tEdy47R.gif
rHUlD7E.gif
xcQBH47.gif
TtXos8B.gif
27gytCs.gif
KUZkgnc.gif

Findo este interregno no calor, na quinta-feira voltará...
Só por curiosidade, porquê que não usas as cartas a cor, tem haver com as cartas a preto e branco estarem disponíveis com maior resolução?
FSXX00T_00.gif

Só por curiosidade, porquê que não usas as cartas a cor, tem haver com as cartas a preto e branco estarem disponíveis com maior resolução?

São um pouco maiores, mas apenas isso, o detalhe das linhas é na verdade o mesmo. Estou mais habituado ao link directo que encontrei e tem não só a análise e a previsão até 120 horas, mas também as cartas anteriores até 24 horas antes. Provavelmente a página onde obtiveste essa deve ter o mesmo alcance, mas é como disse, é apenas pelo hábito de ir a este link e de há muitos anos estar mais habituado a cartas a preto e branco. ;)

Eu já tive casa na Figueira. Eu passei verões inteiros na Figueira durante anos e depois muitos anos um mês inteiro. Eu vou praticamente todos os anos em Agosto à FF. 20°C não é frio, lamento. Como disse, pode ser fresco e se estiver muito vento pode ser desagradável. Frio não é. Quem quer ir à praia para ter calor e não ter vento, simplesmente não escolhe o litoral norte e centro. Não é que não existam dias quentes e sem vento. Claro que existem. Curiosamente, até aparecem com mais frequência em Setembro. Mas é preciso ter muita pontaria. Da mesma forma que eu já tive azar e nos últimos anos por duas vezes que 'fugi' para a FF para refrescar apanhei trinta e muitos e até quarenta. No entanto, é a excepção. Já no interior, calor não falta. Cada vez mais. Do mesmo modo que quem quer calor e ausência de vento na praia não deve escolher o litoral norte e centro, quem quer fresco não deve vir 'piscinar' para Viseu. Até pode ter sorte mas as odds não são boas.
Fogo, a faixa litoral oeste tem tido temperaturas da água do mar à volta dos 20 ºC ou acima há vários dias, quem é que ainda se queixa do mau tempo de praia?

Fogo, a faixa litoral oeste tem tido temperaturas da água do mar à volta dos 20 ºC ou acima há vários dias, quem é que ainda se queixa do mau tempo de praia?
Aqui em Peniche a água está um caldo, deve de estar aí a uns 19 ou 20 graus nos outros anos anteriores estava a 16.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Estado
Fechado para novas mensagens.