Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Se chover alguma coisa já não é mau, não acredito em tanta chuva para o continente dia 11. Mas vamos ver...

Se o que está previsto chover para a semana, se concretizar, então vai haver arrastamento de solo, cinzas e entulho para os rios e ribeiras, até porque a maior parte da precipitação está concentrada em períodos de 2 ou 3 horas.

Segundo esta saída do GFS, teríamos:
C. Branco -> 331.7mm
Covilhã -> 411.1mm
Manteigas-> 322.6mm

Ver anexo 2161
Esses picos de precipitação são outliers de erros do modelo. Claramente.
 
Se o que está previsto chover para a semana, se concretizar, então vai haver arrastamento de solo, cinzas e entulho para os rios e ribeiras, até porque a maior parte da precipitação está concentrada em períodos de 2 ou 3 horas.

Segundo esta saída do GFS, teríamos:
C. Branco -> 331.7mm
Covilhã -> 411.1mm
Manteigas-> 322.6mm

Ver anexo 2161

Não te guies pelos valores dos meteogramas do GFS, pois dão erro. Se reparares na tabela, há horas em que o valor não surge, gerando erro na hora seguinte ;)
 
305965782_440341201461226_4116479707008732979_n.webp


As previsões estão a por a Danielle cada vez mais a norte.
Eu aposto que só vai passar de respão com o limite sul entre Viana do Castelo e a Galiza. É pena porque assim a sul de Lisboa pouca chuva se irá ver cair. O costume :facepalm:
 
Se o que está previsto chover para a semana, se concretizar, então vai haver arrastamento de solo, cinzas e entulho para os rios e ribeiras, até porque a maior parte da precipitação está concentrada em períodos de 2 ou 3 horas.

Segundo esta saída do GFS, teríamos:
C. Branco -> 331.7mm
Covilhã -> 411.1mm
Manteigas-> 322.6mm

Ver anexo 2161

Esses meoteogramas estão errados. De cada vez que falha uma das linhas, na linha seguinte aparece o total das linhas anteriores.
 
A explicação da Sicnotícias está bem melhor e completa do que a do Observador, e não fala disparates como "Portugal no olho do furacão" e "mera forte tempestade" :facepalm: Sendo que já tem a explicação fundamentada dada pela meteorologista:

Tempestade Danielle dá reviravolta e vem em direção a Portugal.​


Há uma hora.

Chuva e vento fortes deverão chegar a Portugal no domingo e manter-se no início da próxima semana..

A tempestade tropical Danielle, que está localizada a noroeste do arquipélago dos Açores, mudou de trajetória. Inicialmente, dirigia-se para o Reino Unido, mas deu uma volta e tem agora em mira a Península Ibérica. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade deverá atingir Portugal continental no domingo à tarde, trazendo precipitação e ventos fortes.

O fenómeno tinha sido classificado como furacão, mas, devido à perda de intensidade, o Centro Norte-americano para Furacões alterou a categoria para tempestade tropical. Alexandra Fonseca, meteorologista no IPMA, explica à SIC Notícias que “está a perder intensidade e vai continuar a perder”. Nesta altura, os modelos têm uma grande incerteza associada, estando as autoridades a realizar uma "vigilância muito apertada" à tempestade.

Os gráficos divulgados pelo IPMA mostram que a tempestade irá dar uma volta quase completa a noroeste dos Açores. “O que vai acontecer é que o sistema – que foi um furacão e que agora é uma tempestade tropical – vai interagir com uma depressão que está no Atlântico norte e elas vão juntar-se. Por isso é que ele pode fazer aquela trajetória, marcada pelo núcleo da depressão”, explica a meteorologista.

Precipitação intensa e persistente a partir de domingo​


Caso isto se mantenha, o sistema vai chegar à nossa costa com outras características, com características extratropicais, será um ciclone extratropical”, acrescenta.
A trajetória prevista – e que é ainda volátil – indica que a Danielle se dirige ao noroeste da Península Ibérica, afetando Portugal. “O que as previsões indicam neste momento é que trará precipitação intensa e persistente a partir da tarde de domingo”, afirma a especialista.

“O que os modelos nos estão a indicar é uma precipitação muito intensa, o vento também se intensificará, a partir de domingo, com vento que poderá soprar até 40 ou 50 quilómetros por hora, tanto no litoral – com a chegada da superfície frontal – como nas terras altas. Em relação ao vento, o modelo tem estado com alguma incerteza. A precipitação é um parâmetro que está a ser mais consistente.”

A chuva deverá manter-se em Portugal durante alguns dias. Depois da passagem da tempestade, o continente é afetado por “um pós-frontal – depois da passagem da frente – bastante ativo, a continuar com bastante precipitação nos dias seguintes”.

Em comunicado o IPMA avança ainda que a tempestade irá ter impacto na agitação marítima da costa ocidental já a partir da tarde de sexta-feira, “com ondas noroeste de altura significativa entre 1,5 e dois metros”. A partir de segunda-feira deverá aumentar e intensidade “com ondas do quadrante oeste com altura significativa prevista entre 3,5 e quatro metros”.


Danielle não será igual à Leslie


Em 2018, Portugal foi atingido pela tempestade tropical Leslie – que também foi inicialmente um furacão. No entanto, a tempestade Danielle não será igual à Leslie, uma vez que, ao chegar ao continente, irá já estar muito mais fraca.

Não nos parece que seja igual, porque o que os modelos nos dizem é que este sistema – que neste momento é uma tempestade tropical – perde intensidade. O que vai chegar aqui será um sistema com outras características, com características extratropicais – que até já são mais comuns na nossa costa.

Antes da tempestade, a bonança​


As previsões do IPMA para sábado apontam para céu limpo no interior e com algumas nuvens no litoral. As temperaturas vão chegar aos 36ºC em Évora, enquanto, no litoral, variam entre os 24ºC em Viana do Castelo e Porto e os 31.ºC em Lisboa e Setúbal.

A precipitação que está a ocorrer hoje [quinta-feira] vai desintensificar ao longo da tarde e portanto para sexta-feira e sábado não é esperada precipitação. O vento vai diminuir, vamos ter um vento relativamente fraco. Vamos ter dias bastante calmos no que diz respeito ao que poderá aí vir”, afirma Alexandra Fonseca.

 
Ver anexo 2162

As previsões estão a por a Danielle cada vez mais a norte.
Eu aposto que só vai passar de respão com o limite sul entre Viana do Castelo e a Galiza. É pena porque assim a sul de Lisboa pouca chuva se irá ver cair. O costume
Também seria extremamente anormal chuva forte no Sul do país nesta altura do ano, sem ser obviamente nos típicos eventos convectivos (que não será o caso).

Seja como for, praticamente todo o país neste momento necessita de chuva. Não é só o Sul que está em seca, e de facto o Interior Norte está até numa situação pior que o sul! ;)
 
Sim já não há chuva para domingo segundo os modelos.. .
Madrugada de segunda, talvez
Tem sido uma tendência. Mas já não deve adiar muito mais.
A madrugada de segunda em diante estão garantidas em termos de precipitação, pelo menos para o norte e centro.
A precipitação deverá começar pelas 23h de domingo no Minho de forma fraca, passando a moderada, estendendo-se gradualmente às outras regiões até à manhã de segunda.
Nada de anormal para esta altura do ano :)
 
O Verão ainda não acabou! Muito menos pelo sul. Uma ameaça de chuva e já lhe estão a fazer o funeral. Calma que o mês é comprido!
Ainda para mais que na costa sul dá para ter dias de verão (sol com 27-28ºC) até em outubro...
 
Nada de anormal para esta altura do ano

Não é muito comum, uma depressão atlântica com tal actividade em frente à costa ocidental, na primeira quinzena de Setembro. Claro que já houve, mas não é de forma alguma típico desta altura do ano.

Afinal o verao pisgou se...
Quem pensou que ia ter dias de praia agora em setembro maravilhosos...
Uma pena.
Fica pro ano

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Setembro e Outubro ainda têm muitos dias pela frente... :cool:
 
Os modelos cortaram um bocadinho a precipitação... está bem, mas sejamos sinceros: aquilo que está previsto é bastante bom tendo em conta a altura do ano em que nos encontramos (e sim, a seca é um problema de todo o país e não só do Sul)! Por exemplo, a última saída do ECMWF dá uns 50 mm para a próxima semana pela zona, o que é bem acima da média caso realmente caia essa quantidade de precipitação. Eu sinceramente não acredito que caia tanta chuva assim, mas veremos o que acontece! :pray: :rain:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.