Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bizarro... :rolleyes:

O69AEgH.gif

(devido à inserção de valor incorrecto de pressão?)

é, pelo que percebi o ecm está mais pessimista pois mete as frentes só a dar algo no litoral norte e não a progredir para o resto do país, já o gfs mete essas mesmas frentes mas a progredir pelo resto do país, veremos... ainda não é nada certo
Exato, está a prever uma repetição daquilo que aconteceu em maio (ou junho, já não me recordo) quando uma depressão bastante interessante ficou estacionada a oeste de Portugal e tudo o que fez foi trazer calor e poeiras de África devido aos ventos de sul/sudoeste...

Tanta água no mar, é o que se chama, literalmente, chover no molhado: :confused:

Jv20asZ.jpg

Já agora o ECMWF:

RuHdAdq.jpg

Muito incerto, mas será demasiado azar se tudo ficar no mar...ou apenas na região mais Noroeste... :unsure:

Aparentemente um evento com bastante potencial, mas se fica (?) tudo a oeste será frustrante, ainda para mais com as necessidades de chuva que temos... :unsure:
Incrível a quantidade de água precipitável. Se ficar tudo no mar é realmente chato.

... sinceramente não estou com muito feeling de que venha a ser um evento interessante, o mais certo é realmente ficar tudo o no mar ou alguma no extremo norte ( que tb precisa).
A ver vamos !

Da forma como está a ser modelado, será um centro depressionário com muita água precipitável durante vários dias.
Uns quilómetros para leste poderá trazer a rega que todos anseiam.
Uns quilómetros para oeste e ainda acabamos como a ISO 20 sobre a Península Ibérica.

Capturar.webp

"
AccuWeather forecasters say there are indications that the general storm track this winter will often aim for southern Europe.

Locations across Portugal, Spain, southern France, Italy and the Balkans stand a greater chance of receiving more frequent rain and wind-driven events than other parts of the continent. In some ways, residents from the Iberian Peninsula to southeastern Europe could see some similarities to the previous two years. "

:huh: agora é que estou mesmo confuso. Semelhanças com os dois anos anteriores?? Então isso é a continuação da seca invernal!

Locations across Portugal, Spain, southern France, Italy and the Balkans stand a greater chance of receiving more frequent rain and wind-driven events than other parts of the continent. In some ways, residents from the Iberian Peninsula to southeastern Europe could see some similarities to the previous two years. "

:huh: agora é que estou mesmo confuso. Semelhanças com os dois anos anteriores?? Então isso é a continuação da seca invernal!

:D

rcc_eude_eur_rrr_anm8_2021_11.png

Estado
Fechado para novas mensagens.