Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Realmente essa carta representa uma diminuição geral do evento, mas mesmo assim já não seria mau...resta aguardar pelo evento em si, acredito que vai chover bem!
Para o sul tem sido sempre a melhorar, e para o Norte o Ecm está espectacular..
Ecm e gfs com mais de 50 mm de acumulado para Faro, se isto não é excelente não sei o que será..

Última edição:
50l/m2 não é nada de especial face à secura atual! É uma boa rega mas ainda carece de saber se será de forma geral ou pontual. Provavelmente até poderá ser mais em muitos locais mas mais vale não tecer prognósticos ainda.
Eu preocupo-me mais em saber se será um projecto de continuidade...o que vejo é uma pequena abertura do Atlântico essencialmente com 2 dias de chuva no sul que serão Sábado e Domingo. Depois logo se verá...
Entretanto a seca será uma miragem...

Estas chuvas trouxeram o fim da estação seca por aqui. Deve arrefecer um pouco nos próximos dias, mas ainda não o suficiente para impedir a recuperação da vegetação. A estação favorável por umas semanas, até ao primeiro episódio de geadas moderadas.

Tal como noutros anos recentes tudo se resolve em 3 ou 4 dias..
80 mm não será suficiente para resolver uma seca de anos... Relembro que nem março de 2018 encheu as barragens no Sul, e neste momento estamos numa situação pior em muitas barragens e bacias hidrográficas do que em fevereiro de 2018!!! :unsure:

As chuvas terão certamente uma influência positiva na seca, mas não serão o fim desta. O país necessita dum inverno chuvoso para repor os níveis de água no solo necessários para encher as barragens. :)

Ecm com cerca 80 mm de média para aqui essencialmente entre amanhã e dia 23. Na operacional são cerca de 105 mm.
Se isto não é espectacular não sei o que será...
Tal como noutros anos recentes tudo se resolve em 3 ou 4 dias..
Tudo se resolve em 3 ou 4 dias ??
Não devemos estar certamente a falar de água no solo, e principalmente aquíferos.

• Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.