Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Parece que as coisas podem mudar muito mais rapidamente do que se pensava, mudança brusca nas temperaturas previstas e mesmo a 96h as coisas estão a mudar.
Vem aí muita chuva!
Era bom que este rio atmosférico fosse mais para sul.
Mas mais uma vez lá vai o litoral norte "sofrer"

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Boa tarde

Não deixa de ser interessante que a instabilidade está a entrar pelo Sul.

IBNv5t0.png

Boa tarde

Não deixa de ser interessante que a instabilidade está a entrar pelo Sul.
Sim, a chuva que está a entrar pelo sul não parece ser proveniente duma frente associada à depressão, a oeste, no Atlântico mas sim duma cut-off? que se formou sobre o Sahara Ocidental e progrediu para norte/nordeste. Não fosse esse o caso imagino que seria um dia de sol pelo sul...

É curioso como células de eco tão fraco ainda tiveram trovoada, mas com descargas entre nuvens, trovoada quase seca portanto:
Isso não era uma incógnita científica? Parece-me evidente que há uma correlação entre a intensidade da célula e a sua quantidade de atividade elétrica, mas são exceções como essas que não tinham uma explicação, se bem me lembro...

Isso não era uma incógnita científica? Parece-me evidente que há uma correlação entre a intensidade da célula e a sua quantidade de atividade elétrica, mas são exceções como essas que não tinham uma explicação, se bem me lembro...

O radar está calibrado para detectar gotas de água e/ou gelo, precipitação que ocorre quando essas partículas atingem tamanho suficiente para caírem. Mas a trovoada é uma transferência de cargas eléctricas e são as correntes convectivas que produzem o desequilíbrio eléctrico. Penso que na trovoada seca as gotículas não atingem tamanho suficiente para produzirem precipitação, mas as correntes convectivas não deixam por isso de ser suficientemente fortes para gerar transferência de cargas eléctricas. Talvez alguém mais entendido do que eu possa explicar melhor :hehe:

O radar está calibrado para detectar gotas de água e/ou gelo, precipitação que ocorre quando essas partículas atingem tamanho suficiente para caírem. Mas a trovoada é uma transferência de cargas eléctricas e são as correntes convectivas que produzem o desequilíbrio eléctrico. Penso que na trovoada seca as gotículas não atingem tamanho suficiente para produzirem precipitação, mas as correntes convectivas não deixam por isso de ser suficientemente fortes para gerar transferência de cargas eléctricas. Talvez alguém mais entendido do que eu possa explicar melhor :hehe:
É de facto um bocado estranho o radar ter detetado ecos fracos e ter havido trovoada. Mesmo em situações de trovoada seca, o radar mostra sempre ecos intensos. Supostamente nessas situações, em altitudes elevadas há na mesma a precipitação forte que corresponde ao detetado pelo radar, só que com o ar tão seco evapora-se grande parte antes de chegar ao solo. Penso eu que seja assim, mas também não sou muito entendido no assunto. :p
Apenas apareceu um eco amarelo depois de passar por Faro, onde foram registadas as descargas esteve sempre eco verde.

Além da chuva, as previsões indicam dias em em geral ventosos, de destacar a quarta e quinta, com rajadas de 85/95 Km/h previstas o que é bastante significativo e, a ocorrerem, podem causar alguns estragos em estruturas, árvores, etc..

Previsão para 4ª feira, 19.outubro.2022

Céu muito nublado, com abertas a partir da tarde.

Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial

nas regiões Norte e Centro.

Vento moderado a forte (até 40 km/h) do quadrante sul, com rajadas

até 85 km/h nas terras altas e na faixa costeira do Norte e Centro.

Descida de temperatura, em especial da máxima.

Previsão para 5ª feira, 20.outubro.2022

Céu muito nublado.

Chuva, por vezes persistente.

Vento moderado a forte (até 40 km/h) do quadrante sul, com rajadas

até 90 km/h nas terras altas e na faixa costeira do Norte e Centro.

Neblina ou nevoeiro em alguns locais.

Atualizado a 17 de outubro de 2022 às 14:21 UTC

GFS 12 z (e até á próxima 6º feira dia 28) com acumulados significativos, em especial no Minho e Douro Litoral, podento eventualmente ultrapassar os 200 mm, o que já não seria mau e daria um bom "impulso" às barragens.

Para o resto do País já esteve melhor, veremos a evolução e o que ocorrerá na realidade, estas cartas valem o que valem a esta distância, são meramente indicativas:

9eG9Czt.jpg
Realmente essa carta representa uma diminuição geral do evento, mas mesmo assim já não seria mau...resta aguardar pelo evento em si, acredito que vai chover bem!

Estado
Fechado para novas mensagens.