Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Como faço para inserir imagem no forum?

Sim mas o imgur deixou de dar :/
Podes sempre fazer download da imagem para o teu computador, depois clicas no botão de "inserir imagem" e fazes upload diretamente para o meteopt.
Mas já agora como é que funcionava isso do imgur, acho que nunca usei...

Fu392ce.gif

Os cirrostratus estão de partida. Olhar para cima e acenar :D

z4VsTEg.gif

A minha sensação é de que o evento está a ficar abaixo do que foi inicialmente modelado, pelo menos aqui na Região Oeste está a chover pouco. Aguardar pelo resto do dia de hoje e amanhã...

Aqui no Porto ( Cidade ) muito fraco, com esta sinóptica esperava-se um pouco mais, temos tido uns aguaceiros rápidos que pouco acumulam e basicamente é isto, vento não falta.

É o que é, pelo menos não tem sido fraco em todo o lado, há regiões, um pouco por todo o País, que até têm recebido boa chuva e acumulados generosos para iniciar a recuperação depois desta seca.

A minha sensação é de que o evento está a ficar abaixo do que foi inicialmente modelado, pelo menos aqui na Região Oeste está a chover pouco. Aguardar pelo resto do dia de hoje e amanhã...

Eu diria que está diferente, menos homogénea na distribuição espacial, há que ver a situação no seu todo do território. Há locais em que sistematicamente tem chovido mais do que noutros relativamente próximos. Exemplo disso são faixas no Litoral Norte de acumulados volumosos ao lado de outros mais escassos.
Também no Litoral centro se observa isso e no Sul igualmente. Penso que as situações de jet forte persistente tendem a concentrar-se em faixas alternadas, e também sensíveis à orografia.

Eu diria que está diferente, menos homogénea na distribuição espacial, há que ver a situação no seu todo do território. Há locais em que sistematicamente tem chovido mais do que noutros relativamente próximos. Exemplo disso são faixas no Litoral Norte de acumulados volumosos ao lado de outros mais escassos.
Também no Litoral centro se observa isso e no Sul igualmente. Penso que as situações de jet forte persistente tendem a concentrar-se em faixas alternadas, e também sensíveis à orografia.
Mesmo nos locais onde tem chovido "bem" está abaixo do inicialmente "prometido" pelos modelos. Chegou-se a falar no "no evento de chuva mais significativo dos últimos 5 anos" e claramente não o está a ser...

Claro, que partimos de uma situação muito má e tudo que cai é ganho! E também ainda não terminou, mas fica a sensação que mais uma vez estamos aquém do esperado. A ver vamos, pode dar uma volta nos próximos dias com a entrada da possível Beatriz...

Última edição:
Chegou-se a falar no "no evento de chuva mais significativo dos últimos 5 anos"

Ena, essa frase foi dita por quem? Foi alguma entrevista na comunicação social? Depende do contexto, se fôr só referido a Outubro até é possível, mas em relação a qualquer altura do ano é, obviamente, exagero.

Ena, essa frase foi dita por quem? Foi alguma entrevista na comunicação social? Depende do contexto, se fôr só referido a Outubro até é possível, mas em relação a qualquer altura do ano é, obviamente, exagero.
Screenshot_2022-10-22-08-30-58-625.webp

Vários canais de televisão usaram exactamente este termo "o mais importante episódio de chuva dos últimos anos" e algumas "dos últimos 5 anos". Obviamente que estavam enganados. Mas, os modelos tb se enganaram, pois não choveu o que diziam.

Estado
Fechado para novas mensagens.