Pertinente e muito importante...Pequeno esclarecimento. O IPMA não lança alertas, lança avisos meteorológicos. Alertas são lançados pela ANEPC.
O IPMA lança avisos sobre o que vai ocorrer, e o que vai ocorrer, aparentemente, não justifica o aviso vermelho. Os avisos do IPMA não têm em conta com o que se passou nos últimos dias, simplesmente são lançados se a previsão entrar nos critérios de emissão definidos pelo IPMA.
Agora, tendo em conta o que vai chover e o estado de algumas zonas devido à precipitação ocorrida nos últimos dias, isso já pode justificar que a ANEPC lance alertas com cores mais elevadas. Mas é a ANEPC que tem de fazer isso, não é o IPMA. São coisas distintas.
Nos últimos dias não faltaram climatologistas, especialistas em clima, hidrobiólogos e toda uma vasta parafernália de especialistas, cujo curriculum não é escrutinado, e que são ouvidos como suprasumos... alguns desses "especialistas" desconhecem o que é um aviso e um alerta.
Responsabilizar o IPMA por alertas é o mesmo que culpar qualquer profissional por um dever que não é seu. O IPMA deve emitir evisos com base em critérios. Ponto.