Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Eu recebi uma ontem, dia 11 de Dezembro, às 20:18, em Viseu.
"Chuva forte e persistente na sua região nas próximas 48 horas. Risco de cheias e inundações."
Também recebi ontem pelas 20:08, perto de Coimbra a caminho de Aveiro. E penso que terá sido nessa altura nesses distritos, Coimbra, Viseu e Aveiro.
E no norte, a que horas começaram a receber ?

Pedia a vossa ajuda para tentar perceber umas coisas, a meu ver erradas, mas mesmo assim gostava de perceber o que se passou desde ontem com os SMS.

Partilhem aqui a região e hora a que receberam (ou não receberam) um SMS da proteção civil.

Para contexto do porque é que estou interessado nisso, esta minha mensagem sobre SMS e Cell Broadcast. O que estão a fazer agora com SMS é muito errado, Pedro e o Lobo.
Estão a cometer um erro enorme em cima de lacunas que não se resolvem assim, não percebem nada do que estão a fazer. Parem e pensem...

PS: Já agora, aproveito para dizer que parte do que está descrito nessa minha opinião foi algo que aprendi ao longo dos últimos anos com outra pessoa, que só depois me apercebi que também anda por aqui, chamado Ricardo Saraiva. Conheço do twitter com o handle @ricardojsaraiva
Penso que não será agora a melhor altura para fazer juízos de valor ainda antes da situação meteorológica acontecer... Pode levar em erro o efeito preventivo levado a efeito pelas autoridades oficiais.

Também recebi ontem pelas 20:08, perto de Coimbra a caminho de Aveiro. E penso que terá sido nessa altura nesses distritos, Coimbra, Viseu e Aveiro.

Eu recebi hoje há tarde por volta das 16h, em Rio Maior.

Eu ontem não recebi o SMS, mas outros familiares receberam (às 20:33 h).

Tenho conhecimento de outras pessoas que também não receberam.

Hoje não recebi nada (nem atrasado).

Tenho o telemóvel a funcionar normalmente e a receber/enviar SMS.

Pode nem ser falha da protecção civíl, mas sim da (s) operadora (s). :unsure:

Não é que a mim faça muita falta, pois estou sempre actualizado sobre estas coisas e alerto/aviso outros sempre que possivel, mas para quem não está, ou não tenha acesso a outros meios, a não rececção pode, eventualmente, fazer a diferença.. :unsure:

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu recebi hoje há tarde por volta das 16h, em Rio Maior.
Também recebi mensagem às 16:03h onde dizia "chuva forte e persistente na sua região nas próximas 24 horas. Vento forte. Risco de cheias e inundações". Aqui nestes distritos do Centro e Sul devemos ter recebido por volta das mesmas horas, uma vez que irão estar em aviso laranja a partir das 00h.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Eu ontem não recebi o SMS, mas outros familiares receberam (às 20:33 h).
Tenho conhecimento de outras pessoas que também não receberam.
Hoje não recebi nada (nem atrasado).
Tenho o telemóvel a funcionar normalmente e a receber/enviar SMS.
Pode nem ser falha da protecção civíl, mas sim da (s) operadora (s). :unsure:
É da tecnologia usada, SMS, quando foram inventados em 1992 não foi para este tipo de coisas em que era "meia dúzia" de pessoas que comunicava.
Muito depois disso inventaram-se coisas melhores para este tipo de notificações.

Quem tiver boa memória até se deve lembrar como nalgumas passagens de ano há uns 20 anos se mandava literalmente abaixo a rede de comunicações móveis devido à quantidade de mensagens SMS que se enviavam de Feliz natal ou Ano Novo.

Aparentemente alguém por qualquer "estranha" razão, prefere continuar agarrado ao passado, isto basicamente é o equivalente a mandar telegramas online nos dias de hoje, e provavelmente a maioria das pessoas aqui já nem sabe o que era um telegrama (dica para quem não sabe: não tem nada a ver com a APP Telegram)

E aí sim, desconfio de negócios/lobbies das operadoras com o Estado, o BASE está cheio de contratos de milhares e milhares de envios SMS

Pedia a vossa ajuda para tentar perceber umas coisas, a meu ver erradas, mas mesmo assim gostava de perceber o que se passou desde ontem com os SMS.

Partilhem aqui a região e hora a que receberam (ou não receberam) um SMS da proteção civil.

Para contexto do porque é que estou interessado nisso, esta minha mensagem sobre SMS e Cell Broadcast. O que estão a fazer agora com SMS é muito errado, Pedro e o Lobo.
Estão a cometer um erro enorme em cima de lacunas que não se resolvem assim, não percebem nada do que estão a fazer. Parem e pensem...

PS: Já agora, aproveito para dizer que parte do que está descrito nessa minha opinião foi algo que aprendi ao longo dos últimos anos com outra pessoa, que só depois me apercebi que também anda por aqui, chamado Ricardo Saraiva. Conheço do twitter com o handle @ricardojsaraiva

Freguesia do Laranjeiro-Feijó, concelho de Almada. Eu recebi às 16h37 e a minha mulher às 16h51, pertencendo à mesma rede. Caso interesse ainda, a minha sogra recebeu às 17h51 (mesmo operador) e nenhum de nós recebeu o SMS anterior (datado de ontem?), muito embora alguns vizinhos e conhecidos o tenham recebido.

16h34m, recebi a 'nova versão' do SMS (com a menção a vento forte...). O telefone está estático na mesma célula há ~36h (não saí de casa)...

Estado
Fechado para novas mensagens.