Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Centro e Norte cerca de 200 mm em 2 dias é muita coisa.
Sinceramente e pelo que temos vistos nos últimos largos tempos acredito que vamos ver um progressivo decréscimo dos níveis de precipitação para os dias de Natal e seguintes, as previsões (e bem) têm sido apresentadas por excesso por isso acredito (e é apenas a minha percepção) que nem o norte nem o centro vão ter esses níveis de precipitação.
Mas as minhas percepções neste caso valem o que valem, cá estarei para apresentar a minha mea culpa caso esteja errado.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Sinceramente e pelo que temos vistos nos últimos largos tempos acredito que vamos ver um progressivo decréscimo dos níveis de precipitação para os dias de Natal e seguintes, as previsões (e bem) têm sido apresentadas por excesso por isso acredito (e é apenas a minha percepção) que nem o norte nem o centro vão ter esses níveis de precipitação.
Mas as minhas percepções neste caso valem o que valem, cá estarei para apresentar a minha mea culpa caso esteja errado.
Mas para o centro os modelos já erraram neste evento, só choveu à volta 10mm quando previam muito mais. Tem andado tudo à nora!

Mas para o centro os modelos já erraram neste evento, só choveu à volta 10mm quando previam muito mais. Tem andado tudo à nora!

Até considero que os modelos estiveram muito bem de uma forma geral. É preciso avaliar o desempenho a uma escala mais alargada, e não apenas no "nosso quintal". Porque acerca de modelos, certezas só uma: falham SEMPRE!

Tendo isto em conta, e analisando de uma forma grosseira:
- Previam entre 20 a 40 mm na grande Lisboa, Península de Setúbal e Alto Alentejo /Alentejo Central - CHECK
- Previam 10 a 20 mm na região oeste a norte de Lisboa (a tua zona), pelos visto até nem esteve longe.
- Previam a zona a norte de Coimbra/Viseu como a região com mais precipitação, com picos no Minho por volta dos 100 mm - CHECK
- Verdade que no Porto choveu menos do que o previsto.
- Previam 20 a 30 mm no nordeste transmontano - CHECK
- Previam 5 a 20 mm pelo Algarve, também para já parece estar de acordo.

Neste evento em particular, considero muito positivo este desempenho do ECMWF.

Anexos

• Captura de ecrã 2022-12-20, às 15.10.09.webp
    Captura de ecrã 2022-12-20, às 15.10.09.webp
    120 KB · Visto: 61

Estás a referir-te a que nível, país/região/zona/localidade?

Até considero que os modelos estiveram muito bem de uma forma geral.

Sem dúvida, e até na previsão do vento. E teve períodos de intensidade de precipitação e mesmo de acumulados que justificaram bem os avisos.

Até considero que os modelos estiveram muito bem de uma forma geral. É preciso avaliar o desempenho a uma escala mais alargada, e não apenas no "nosso quintal". Porque acerca de modelos, certezas só uma: falham SEMPRE!

Tendo isto em conta, e analisando de uma forma grosseira:
- Previam entre 20 a 40 mm na grande Lisboa, Península de Setúbal e Alto Alentejo /Alentejo Central - CHECK
- Previam 10 a 20 mm na região oeste a norte de Lisboa (a tua zona), pelos visto até nem esteve longe.
- Previam a zona a norte de Coimbra/Viseu como a região com mais precipitação, com picos no Minho por volta dos 100 mm - CHECK
- Verdade que no Porto choveu menos do que o previsto.
- Previam 20 a 30 mm no nordeste transmontano - CHECK
- Previam 5 a 20 mm pelo Algarve, também para já parece estar de acordo.

Neste evento em particular, considero muito positivo este desempenho do ECMWF.
Então mas não vinha aí o dilúvio outra vez? Os últimos mapas que vi, modelavam muita mais chuva parece-me. A sensação que tive é que esteve abaixo do que tinha sido previsto, mas claro, devo ter visto mal neste caso...

Alguém pode explicar porque as temperaturas estão tão elevadas? Algumas mudanças para temperatura mais invernosa prevista para o próximos tempos? Quase que se anda de t shirt este ano...
Vento de sudoeste a trazer uma massa de ar tropical marítima do Atlântico.

Estado
Fechado para novas mensagens.