Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
O frio anda por aí mas não para os nossos beiços. Mas que grande estoiro, para não dizer uma asneira, na América do Norte.

lz9ef4Y.png

Para consolo de quem já está farto de chuva como eu estou:

- Isto nos EUA vai ser mau, milhões pessoas não estarão com as famílias nas festividades, centenas milhar vão ficar retidos em aeroportos e gares, haverá blackouts com frio de rachar, pessoas morrerão.

- Se continuar de chuva por aqui a crise energética mantem-se estabilizada e Janeiro será um mês critico, até na geopolítica europeia/mundial. Para termos aqui algum frio sem chuva significa que o centro da Europa tem que bater um bocado o dente e o Putin jogou muitas cartas nisso.

- Com o nosso Serviço Nacional de Saúde completamente de cócoras, temo alguma onda de frio significativa em Janeiro, tenho más memórias do que aconteceu em Janeiro 2021 com o Covid e o frio, e se bem me lembro o frio de Janeiro só se começou a desenhar nos modelos pouco antes do Natal.

Pelo que me parece (carece de dados "absolutos e confiáveis") o Ártico está bem e recomenda-se de momento, há muito frio.

A América do Norte e a Sibéria estão com entradas árticas muito consistentes, e mesmo o Atlântico Norte está com mais ar frio acumulado do que em anos anteriores.

Repetindo, parece-me que a persistência da corrente de jacto a baixa latitude é para se manter mais uns tempos, não sou adivinho, e com isto levaremos com temperaturas mais amenas, mais húmidas do que tem sido habitual nos últimos anos.
Isto não que dizer que o frio não venha cá ter. Virá, acredito que teremos uns dias de acalmia em janeiro, e que depois regressem as depressões e os nevões associados ao sector frio destas últimas.

Não sei se aqui já foi colocado, e se foi peço desculpa:

Muito interessante o artigo, um dos melhores que li nos últimos anos sobre esta temática.

Pronto, já começam, há uns tempos também era o inverno mais frio de sempre.. :hehe:

Para um portal de informática, os meus parabéns.

Apresenta factos e contextualização. Não há previsões erradas nem catastróficas.

Em Inglaterra tivemos a primeira quinzena de Dezembro mais fria dos últimos 100 anos.

E ainda assim de pouco servirá.

UDV31Uo.gif

Última edição:
Mais ou menos -> https://ocean.dmi.dk/arctic/meant80n.uk.php

Está-se no final de Dezembro. Para temperaturas persistentemente próximas de 0 ainda falta algum tempo.

xibxrNg.png
Isto é a anomalia do ano até à data. Acredito que vá ficar acima, até porque falta pouco para finalizar o ano e é virtualmente impossível anomalias de meses darem a volta em curto espaço de tempo.

Isto é a anomalia do ano até à data. Acredito que vá ficar acima, até porque falta pouco para finalizar o ano e é virtualmente impossível anomalias de meses darem a volta em curto espaço de tempo.

9QQ7CGz.png

Como é final de Dezembro, as anomalias podem estar bastante elevadas e ainda assim haver temperaturas generalizadas abaixo de -10. Isso não é indicador da 'boa' saúde do Ártico -> https://zacklabe.com/arctic-temperatures/

l3V1hR3.gif

LkxvJ2f.gif

Para haver temperaturas próximas dos 0 no final de Dezembro no Ártico, o globo ainda tem que aquecer uns bons graus.

fjrjF2o.png

Balanço provisório do ano -> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/news/press_20221222.pdf

Última edição:
Não sei se aqui já foi colocado, e se foi peço desculpa:

Muito interessante o artigo, um dos melhores que li nos últimos anos sobre esta temática.

Sempre achei que o que se passa na área metropolitana de Lisboa é um fraco aferidor de alterações climáticas.
Eu iria mais para a Serra da Estrela para obter sinais claros.

"Arid locations had lower recharge rates than humid ones. The aridity-based model results closely mirrored field measurements and indicated that previous models vastly underestimated recharge rates."

Esta conclusão, aplicada ao nosso território continental, vem a par da ideia de que os dois terços meridionais da Região Sul têm sempre mais dificuldade em repôr os níveis freáticos e de que é uma região com claras tendências semi-áridas.

A água subterrânea reabastece muito mais rápido do que os cientistas pensavam anteriormente​

por Rachel Fritts, Eos

A água subterrânea reabastece muito mais rápido do que os cientistas pensavam anteriormente
A água subterrânea compõe a maior parte da água doce líquida do mundo e pode desempenhar um papel maior na manutenção de córregos e vida vegetal do que se pensava anteriormente. Crédito: Dr. Andrew Fisher/Wikimedia Commons , CC BY-SA 4.0
Uma grande parte do abastecimento de água doce líquida do mundo vem de águas subterrâneas. Esses reservatórios subterrâneos de água – que são armazenados no solo e nos aquíferos – alimentam riachos, sustentam terras agrícolas e fornecem água potável para centenas de milhões de pessoas.

Por esse motivo, os pesquisadores estão ansiosos para entender a rapidez com que a água da superfície reabastece ou "recarrega" os estoques de água subterrânea. Mas medir um recurso subterrâneo vasto e fluido é mais fácil falar do que fazer. Um novo estudo de Wouter Berghuijs e colegas publicado na revista Geophysical Research Letters descobriu que as taxas de recarga podem dobrar as estimativas anteriores.
A equipe de pesquisa produziu um modelo atualizado de recarga de águas subterrâneas usando uma síntese global recente de medições regionais de águas subterrâneas. Eles descobriram que um único fator, a aridez do clima, estimava com precisão quanta precipitação escorria para as águas subterrâneas em todo o mundo: locais áridos tinham taxas de recarga mais baixas do que os úmidos. Os resultados do modelo baseado na aridez espelharam de perto as medições de campo e indicaram que os modelos anteriores subestimaram amplamente as taxas de recarga.
Esta descoberta tem implicações para o ciclo da água , dizem os autores. Por exemplo, as águas subterrâneas provavelmente contribuem mais para o fluxo do rio e para o uso de água pelas plantas do que os modelos anteriores previam. Isso poderia escalar para afetar todo o ecossistema.
Embora a água subterrânea possa recarregar mais rapidamente do que o esperado, a equipe adverte que a água subterrânea ainda é usada em excesso em muitos lugares, especialmente em regiões áridas. O esgotamento das águas subterrâneas ameaça a segurança hídrica nessas áreas, dizem eles, e os impactos das mudanças climáticas permanecem desconhecidos.

Como é final de Dezembro, as anomalias podem estar bastante elevadas e ainda assim haver temperaturas generalizadas abaixo de -10. Isso não é indicador da 'boa' saúde do Ártico -
Não me estava a referir a longo prazo.
No caso, este mês de dezembro, está melhor comparado com anos anteriores onde as anomalias estavam nalguns casos bem maiores.
Faltam os dados finais de dezembro, a seu tempo. Até novembro de 2022 não é dos piores meses.
Isto depois de um verão quente, absurdo na Europa, que fazia temer recordes no Ártico.
monthlytanomalies_era5.png

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.