Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Se alguém me perguntasse eu nunca diria que chovia mais em Lisboa que Amesterdão, Oslo ou Estocolmo e que em Argel chovia mais que em Lisboa
Mas em contrapartida Amesterdão, Oslo e Estocolmo tem precipitação regularmente distribuída por todo o ano e mais dias de chuva por mês. Já Lisboa e Argel têm meses secos no Verão, com precipitação concentrada nos outros meses. As precipitações ocorridas têm geralmente carácter torrencial o que faz com que em poucos dias se registem valores extraordinários de acumulado, em alguns casos superando as médias mensais.

No caso de Argel chover mais do que em Lisboa, penso que a cadeia do Atlas possa ter alguma influência nisso, assim como o grande reservatório de calor gerado no Mediterrâneo durante o Verão, o qual serve de combustível para a formação de fortes tempestades, algumas das quais Medicanes, que assolam a região sobretudo no Outono.

Em Portugal creio que a região com mais trovoada é o Baixo Alentejo e o nordeste algarvio
Este ano esteve muito longe disso, o litoral norte e o interior norte deram uma abada ao sul nesse aspeto...

E por falar em Londres… ao contrário do que se pensa é raro nevar em Londres e ainda mais raro acumular. A cidade tem um microclima com um importante efeito de ilha urbana. Assim, em Londres as temperaturas são mais altas e chove menos que nas áreas rurais mais próximas. No estuário do Tamisa a precipitação média anual pode ser inferior a 550 mm! Quem quer ver neve no Reino Unido deve ir para a Escócia!
Sim, e eu acho que a tendência que se tem observado nas últimas décadas aponta para uma diminuição gradual da precipitação nessa região.

Mas em contrapartida Amesterdão, Oslo e Estocolmo tem precipitação regularmente distribuída por todo o ano e mais dias de chuva por mês. Já Lisboa e Argel têm meses secos no Verão, com precipitação concentrada nos outros meses. As precipitações ocorridas têm geralmente carácter torrencial o que faz com que em poucos dias se registem valores extraordinários de acumulado, em alguns casos superando as médias mensais.

No caso de Argel chover mais do que em Lisboa, penso que a cadeia do Atlas possa ter alguma influência nisso, assim como o grande reservatório de calor gerado no Mediterrâneo durante o Verão, o qual serve de combustível para a formação de fortes tempestades, algumas das quais Medicanes, que assolam a região sobretudo no Outono.
Tal como as Montanhas são responsáveis pelos valores nos Balcãs e no litoral da Síria e do Líbano.

Afinal qual é oficialmente a média de precipitação anual em Lisboa?...na NET temos de tudo, desde sites de turismo com 480 mm, até outros com mais de 800? 580mm aparece em muitos lados. Qual o valor correcto ao certo?

71-00
Lisboa, Gago Coutinho: 754.1mm
Lisboa, Geofísico: 725.8mm
Lisboa, Tapada da Ajuda: 680.4mm

81-10
Lisboa, Gago Coutinho: 744.6mm
Lisboa, Geofísico: 765.8mm

Afinal qual é oficialmente a média de precipitação anual em Lisboa?...na NET temos de tudo, desde sites de turismo com 480 mm, até outros com mais de 800? 580mm aparece em muitos lados. Qual o valor correcto ao certo?

Sites de turismo não combina com informação fidedigna acerca de clima / meteorologia . É um chorrilho de fake news e disparates .

71-00
Lisboa, Gago Coutinho: 754.1mm
Lisboa, Geofísico: 725.8mm
Lisboa, Tapada da Ajuda: 680.4mm

81-10
Lisboa, Gago Coutinho: 744.6mm
Lisboa, Geofísico: 765.8mm

Portanto, metade da média anual feita em meia dúzia de dias...
Já para não falar que temos estações acima dos 400 mm, ou seja mais do triplo da média para dezembro.
Loucura.

A ver se com esta publicação, 'manifesto' para os meus lados o arrefecimento global...

xszUUQd.png

Estado
Fechado para novas mensagens.