Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Eis o Inverno: chuva e frio para dar início a 2023

Daniel Dias

27 de Dezembro de 2022, 14:09.

Ano novo deverá começar com chuva em todo o território (e mais forte nas regiões Norte e Centro). Devemos viver, nos primeiros dias de 2023, “o primeiro episódio de tempo mais frio deste Inverno”.


Espera-nos uma passagem de ano possivelmente chuvosa: uma frente fria está a aproximar-se de Portugal e deverá trazer consigo precipitação “persistente e por vezes forte”, diz ao PÚBLICO Alessandro Marraccini, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A frente, que está a vir do Atlântico Norte, “ainda está muito longe” do país, pelo que há “alguma incerteza” relativamente a quando nos atingirá — tudo dependerá “da sua velocidade” —, mas deverá chegar entre a noite deste sábado, 31 de Dezembro, e as primeiras horas de 2023.

“O sistema frontal frio deverá começar por trazer chuva sobre o litoral Norte e o Minho”, onde deverá haver precipitação fraca no dia 31. Depois, “varrerá o país todo no dia 1”, diz Alessandro Marraccini, frisando que 2023 deverá começar não apenas com chuva, mas também com uma descida de temperaturas face aos últimos dias de 2022.


“Estamos a prever uma descida significativa das temperaturas a partir de 1 de Janeiro.

As mínimas no Porto, por exemplo, cairão para oito a nove graus Celsius nos primeiros dias de 2023.

Este deverá ser o primeiro episódio de tempo mais frio deste Inverno”, refere o meteorologista do IPMA.

Durante quanto tempo persistirão as temperaturas baixas? Alessandro Marraccini refere ainda ser “cedo para dizer”.

Quanto à chuva, que deverá ser mais forte nas regiões Norte e Centro, espera-se que ela comece a perder intensidade a partir do dia 2. “É bastante provável que no dia 3 já não haja precipitação”, conta o meteorologista, dizendo ser também provável que o IPMA venha a emitir avisos meteorológicos para 1 de Janeiro.

Chuva e vento nos próximos dias.

Até à passagem de ano, deverá haver “um episódio de tempo chuvoso nos dias 28 e 29”, quarta e quinta. As regiões onde a precipitação deverá ser mais forte serão, em princípio, o Minho, o Douro litoral e também as regiões montanhosas do Centro. Na capital, “haverá chuva, mas menos intensa”. A probabilidade de chuva é “muito baixa” no Sul.

Não é possível descartar algum “risco de cheias” nas regiões Norte e Centro, mas o IPMA ainda não emitiu quaisquer alertas.

O instituto poderá vir a emitir “alguns alertas amarelos para o dia 29”, mas isso ainda está “sob avaliação”, assinala Alessandro Marraccini.

Quanto ao vento, ele deverá “aumentar gradualmente” entre quarta e sexta. “Poderemos ter rajadas até 65 quilómetros por hora [km/h] no litoral Norte e sobretudo nas terras altas (Serra da Estrela, Gerês)”, diz o meteorologista do IPMA.

Na passagem de ano, o vento deverá ser “fraco a moderado”, mas, dada a distância temporal, há neste momento alguma “incerteza” relativamente a esta previsão, sublinha ainda.



Uma descida das temperaturas, mas frio, frio, não é, serão valores dentro do normal para a época. :unsure:

Como falam no Porto, mínimas de 7/8/9 graus, máximas de 14/15ºc são frequentes e banais no Inverno, noutras regiões serão mais altas e noutros locais mais baixas, como é normal para a época.

Portanto não vem aí "frio" mas tempo mais fresco com algum frio, nada de "dramático" :unsure:

Mas, para algumas pessoas mais "friorentas", esta descida de temperatura será já algo polar ou siberiano, e em larga escala/intensidade, é uma questão de perspetiva e sensibildade pessoal... :D

Acho piada na notícia, ao colocarem "descida de temperaturas" com o link activo a azul, somos redirecionados para a página da notícia sobre o ciclone bomba no EUA, como se tivesse alguma coisa a ver com esta situação prevista para cá... :D

>frio
>mínimas de 9 ºC em janeiro no Porto
Escolham uma, as duas ao mesmo tempo não dá
 
Há 2 anos é que fez frio a sério, começou pelo Natal e durou a 1ª quinzena de Janeiro. :cold:
Foi a última vez que senti frio a sério mas depois desapareceu completamente na 2ª quinzena de Janeiro. Fevereiro também costumava ser muito frio no Algarve e atualmente já não me recordo do último Fevereiro frio. Aliás já faz muito tempo que não vem um episódio verdadeiramente frio daqueles de queimar as buganvilias, abacateiros e goaibeiras até ao chão.
 
Do 'nevão do século' nos EUA passa-se a isto:



3pOn4vT.png


---

Observação + previsão até final do mês.

tKPjyDc.png
 
Há 2 anos é que fez frio a sério, começou pelo Natal e durou a 1ª quinzena de Janeiro. :cold:

Sim, foi um periodo bastante frio eu estive uma boa parte desse tempo em Azinhoso/Mogadouro e era só geadas, sincelos e gelos, que nem derretiam durante o dia, mínimas de -5 ou menos, chegou a danificar ( rebentar) algumas tubagens e contadores de água... :cold:

Esse periodo de frio terminou com um belo nevão no fim de semana de 09/01/2021:

archives-2021-1-9-6-0.png


archives-2021-1-9-6-1.png



Veremos se volta o frio em condições ( nada de extremos mas que venha frio da época, geadas, neve) até porque, para além das chuvas, também faz falta, e a vir que venha na altura dele, mas, para já, está difícil.. :unsure:

Este ano estamos mais para chuva com entradas atlânticas húmidas e amenas... :unsure:
 
Parece que a partir de dia 1 volta a chuva ao Baixo Alentejo embora nao seja muita deve ser para continuar. Esperemos que assim seja e que o anticiclone nao volte tão cedo
 
Parece que a partir de dia 1 volta a chuva ao Baixo Alentejo embora nao seja muita deve ser para continuar. Esperemos que assim seja e que o anticiclone nao volte tão cedo
Mas quando o anticiclone esteve por aqui!?
Pra i em agosto...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
Desde sábado que tá, impedindo as frentes de ca chegarem

Mas olha que, e olhando às previsões actuais, pouco deve chover na tua zona nos próximos dias e já entrando em Janeiro, basta ver a discrepância de acumulados entre as regiões.

Claro que ainda pode alterar, mas não sei se mudará muito mais que isto. :unsure:

Tudo indica que deverá continuar este padrão ameno e chuvoso (mas menos chuvoso quanto mais a Sul ) circulação de oeste ou sudoeste.

Frio, seja seco ou em pós frontais não se vislumbra para já grande coisa...

Até 07/12:

6af1tat.jpg


Até 13/12:

dXkI9n7.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.