Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Trabalho de conjunto do AA e da tempestade Eunice vai gerar ondulação forte para a nossa costa ocidental do continente.

ISXYyUC.jpg

9giCBtj.jpg

0Yjv6tK.jpg

Eu diria que janeiro é cada vez um mês para passar à frente no calendário . A animação tem vindo cada vez mais a ser transferida para a primavera .
Março , abril e maio , se tiverem boas entradas frias , são meses que normalmente registam queda de neve a cotas baixas . Lembro - me de em 2005 ter nevado com acumulação acima da cota dos 500 metros e isso já em meados de maio .
Janeiro sempre teve mais fama do que proveito.

O problema é que frio nessa altura já não é desejável, pois prejudica as culturas agrícolas, especialmente as árvores de fruto. Já para não falar que mesmo uma entrada bastante fria nessa altura do ano já não causa nevões com acumulação abaixo dos 500 metros como causaria nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Portanto de benefícios não traz absolutamente nada... Só prejuízos, tanto de um lado como do outro!!!
Enfim... Está tudo virado ao contrário!!! :facepalm:

Última edição:
Se Março for quente e seco podemos estar aqui perante uma situação bastante complicada, sinceramente estou algo receoso para o verão, até mesmo a nível de incêndios, o ideal seria um verão não demasiado quente e algo húmido.
Já aconteceu (e surgiu o drama do verão inexistente), mas como o ano passado até foi "soft" não me admira nada que este ano de 2022 venha a ser um Annus horribilis em temperaturas, seca e incêndios... :suicidio: Cala-te boca!

Se Março for quente e seco podemos estar aqui perante uma situação bastante complicada, sinceramente estou algo receoso para o verão, até mesmo a nível de incêndios, o ideal seria um verão não demasiado quente e algo húmido.
Já aconteceu (e surgiu o drama do verão inexistente), mas como o ano passado até foi "soft" não me admira nada que este ano de 2022 venha a ser um Annus horribilis em temperaturas, seca e incêndios... :suicidio: Cala-te boca!
Se Março e Abril não trouxerem alguns momentos de chuva significativa, penso que estaremos perante uma das maiores secas da história. Tal como já referi no seguimento sul algumas vezes, em 2005, de acordo com os dados disponibilizados também praticamente não choveu nestes meses, mas foram meses frescos, como era normal em anos secos. Este ano isso não está a acontecer e estamos a registar temperaturas superiores a 20ºC dias seguidos há semanas e parece não haver fim à vista para este cenário. Na próxima semana, devido a uma cut-off posicionada a sul do continente, estão previstos 25ºC em alguns locais.
A agricultura é a primeira a sofrer e vai ser uma catástrofe se isto se mantiver assim, mas acaba por tudo sofrer as consequências. A sul, em termos de barragens, estamos melhor do que noutros anos, mas com a necessidade de regar mais cedo do que o previsto não sei até que ponto se pode estar descansado, até porque nada nos garante que o próximo ano hidrológico será chuvoso.
Se o verão vier a ser rigoroso, não sei onde isto vai parar, muito sinceramente.

Vale o que vale, mas esta é a previsão do CFSv2 para março e tem-se mantido sempre assim:
wV10LQH.png

Anomalia da precipitação:
mmURUAW.png

Se a lógica não for uma batata, o próximo ano hidrológico poderá ser dos mais chuvosos da história.
E porquê?
Porque, segundo os registos, a cada 22 anos ocorre um ano hidrológico histórico em termos de precipitação.
Ora no próximo ano hidrológico completam-se 22 anos daquele histórico 2000-2001.
Ano hidrológico esse que ocorreu exatamente 22 anos depois de outro mítico ano hidrológico, o de 1978-79.
Portanto, segundo as contas e a lógica (se esta não for uma batata) o ano hidrológico 2022-23 será histórico pela positiva no que diz respeito à precipitação.
Será o annus horribilis do malvado monstro que nos atormenta todos os invernos, o maldito monstro de seu nome ANTÍLOPE dos Açores. ;):D

Se a lógica não for uma batata, o próximo ano hidrológico poderá ser dos mais chuvosos da história.
E porquê?
Porque, segundo os registos, a cada 22 anos ocorre um ano hidrológico histórico em termos de precipitação.
Ora no próximo ano hidrológico completam-se 22 anos daquele histórico 2000-2001.
Ano hidrológico esse que ocorreu exatamente 22 anos depois de outro mítico ano hidrológico, o de 1978-79.
Portanto, segundo as contas e a lógica (se esta não for uma batata) o ano hidrológico 2022-23 será histórico pela positiva no que diz respeito à precipitação.
Será o annus horribilis do malvado monstro que nos atormenta todos os invernos, o maldito monstro de seu nome ANTÍLOPE dos Açores. ;):D
Esses dados estatísticos valem pouco ou nada.

Estado
Fechado para novas mensagens.