Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Em 1994, setembro, outubro e dezembro foram secos, apenas novembro foi ligeiramente chuvoso. Não sei dizer muito mais, pois não há grandes informações sobre isso. Tendo em conta que Janeiro de 1995 foi ligeiramente chuvoso e fevereiro dentro do normal, suponho que a seca tenha sido pelo menos amenizada, mas certamente voltou a agravar-se em Março em Abril visto terem sido meses secos.
A seca de 1994 teve maior impacto na região Sul.
A estação de Faro teve uma anomalia anual de -227.4mm e as estações mais a norte, tiveram um ano normal.
Estas séries longas sempre dão para ter uma ideia, só é pena não ser possível visualizar por mês.
Muito obrigada pela tua msg - era isso mais o que estava a tentar encontrar. Realmente na zona de Alenquer a seca de 1981-1983 é que teve muito mais impacto, ainda ha pessoas que se lembram. 1994 nem sabia que tinha sido ano de seca.

Todas as décadas tem havido pelo menos uma seca...vamos ver se esta passa rápido.
 
Como é bom ver esta imagem, pena é ser por poucas horas, mas já vai dar uma ajuda para o crescimento da pastagem!

G0MET.png
 
Estou um bocado farto de ouvir múltiplas vezes que não se prevê chuva até ao fim de fevereiro. Epá, faltam mais de duas semanas para o último dia do mês, mesmo este evento de hoje não era previsto por todos os modelos há meros dias...
Infelizmente, e dada a posição do vórtice polar, a probabilidade de haver chuva de jeito até ao final de fevereiro é de quase 0%. De facto, na semana que vem já teremos literalmente uma sinóptica que faz mais lembrar maio que fevereiro! :facepalm:
 
Estou um bocado farto de ouvir múltiplas vezes que não se prevê chuva até ao fim de fevereiro. Epá, faltam mais de duas semanas para o último dia do mês, mesmo este evento de hoje não era previsto por todos os modelos há dias...

Precisamente, o GFS, por exemplo, a 160 horas falha frequentemente, como falhou para este fim de semana. Na saída das 12h de Domingo dia 6, punha todo o território continental a acumulados zero até dia 22, e é o que se está a ver hoje.

Pelo contrário, na saída de hoje das 12h, mete ali um evento de respeito no Centro e Sul para dias 27 e 28, mas, sinceramente, penso que é mais uma "saída de sonho"... mas que era bom era:

NSWleLv.jpg
 
Mesmo indo à app de meteorologia do meu telemóvel, dão possibilidades de chuva para amanhã (40%) e para quarta-feira (60%)…
Calma
I Believe
O que ai vem de chuva até dia 21 é quase nada, esta madrugada ainda pode cair moderada no norte mas mais no alto Minho e depois disso o que chover esta semana, será muito pouco e ligeiro.
 
O GFS facilitou-nos a previsão. :scared:

Acumulados desde as 00h de amanhã 15, até às 12h de 2 de Março:

3,0 mm: Viana do Castelo
1,6 mm: Braga
0,8 mm: Porto
0,7 mm: Vila Real
0,3 mm: Aveiro
0,2 mm: Leiria


0,0 mm: Bragança
0,0 mm: Viseu
0,0 mm: Guarda
0,0 mm: Coimbra
0,0 mm: Castelo Branco
0,0 mm: Santarém
0,0 mm: Portalegre
0,0 mm: Lisboa
0,0 mm: Setúbal
0,0 mm: Évora
0,0 mm: Beja
0,0 mm: Faro
 
Essencialmente, isto vai dar apenas uma boa dose de nortada forte para o continente no próximo fim-de-semana. Não precisávamos, mesmo...

Esta primeira carta engana bem:

Bq99Xpk.gif



Mas por trás de uma ciclogénese explosiva (36 hPa/24h), dirigida às Ilha Britânicas, vem sempre um poderoso anticiclone, que não se compadece com os efeitos colaterais sobre o sequioso território nacional continental:

DP9JmDC.gif


tp8Kt5Z.gif


As depressões atlânticas têm estado em grande neste inverno, e que grande inverno seria por cá se aquela trajectória não estivesse sistematicamente dirigida tanto para nordeste.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.