Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Ora aqui fica um resumo do dia 15/03/2022 em relação às poeiras em Portugal.
A estação que registou o nível máximo foi a de Macedo de Cavaleiros com 845 ug/m3 PM10 (Muito perigoso respirar isto) depois foi descendo quanto mais para sul se ia, Alentejo e Algarve foram os menos afetados, mas o Alentejo interior foi também bastante afetado.
A estação do Alandroal no site da APA está N.D, mas no windy dá o PM2.5 a 163 ug/m3 às 23:00.
Podemos ver que o começo foi às 04.00 em Macedo de Cavaleiros, chegou ao Fundão às 10:00, depois Vouzela, Coimbra e Chamusca às 12:00.
Na AML tem Cascais às 11:00, mas mais forte na AML a partir das 13:00.
Em Espanha houve registos superiores a 1700 ug/3m PM10. :shocking:

tempestade de areia 15032022.jpg

Última edição:
Para mim este evento não foi fiasco ou desilusão. Já sei que quando a Sara está envolvida (ainda mais nestas quantidades absurdas) o melhor mesmo é não confiar nos modelos. :D
A poeira tende a estabilizar e a secar a atmosfera.

Então porque é que os meteorologistas não sabem?

Última edição:
Poeiras do Sara fica tão mal, este acordo :wacko:, ficava muito melhor, poeiras do Saara. Ou então a Sara limpou a casa no deserto e as poeiras da Sara chegaram a Portugal. :malandro:

Concordo, até li o post do Público meio :huh:

Pode-se dizer também Sáara
Não me parece que isso tenha que ver com o acordo ortográfico, o atlas da minha mãe da década de 60 escreve Sara. Além disso, vocês estão a estranhar porque não estão habituados (eu também posso dizer o mesmo), mas a verdade é que não só a versão comum com dois a's não é nada natural na nossa língua, como nem sequer é fiel ao original em árabe que só tem um a naquela posição

O acordo ortográfico foi o maior erro histórico alguma vez feito por um governo em Portugal. Agora é tarde demais para corrigir pois já foi assimilado.

Quanto a chuvinha que era bom, está mau...não se vê nada de jeito. :intrigante: :rain:
Já está prevista chuva a partir de domingo no caso do ecm o gfs só dá chuva na segunda a tarde mas acredito mais na previsao do ecm enfim esperemos pelas próximas actualizações.

Aqui se pode ver como o vento perto do Litoral tem efeito nos valores das poeiras, quanto mais para interior pior o resultado.
Só os resultados a Laranja, Amarelo e Grená e que em tem dados relativos às poeiras (PM10)
No Litoral a nortada tem valores de vento de 40 a 50 km/h e de Oeiras para Lisboa de 40 para 30km/h

8cc9aabe371339ff39376e469f909459.png

Estado
Fechado para novas mensagens.