"Bom tempo" traz a tão desejada chuva, devia ser este o título de uma notícia sobre a situação no último dia de Inverno:
O clássico "mau tempo" escrito nalguma redação citadina que gosta de esplanadas ao sol e não conhece a dura realidade na agricultura já massacrada há meses por subidas de preços brutais nas matérias primas, embora por vezes o "mau tempo" venha infelizmente mesmo de entidades publicas.
Eu sei que há uns quantos estragos e que se pode falar em mau tempo, mas que diabo, isto no sul tem sido ouro a cair do céu.
E as próximas 24 horas parecem também simpáticas sem exageros.
Chamo a atenção de que neste tipo de padrão que está a "salvar" moderadamente o sul há contudo umas regiões que se lixam quase sempre e nem se fala por ai além delas, que é Trás-os-Montes e a Beira interior.
No padrão de frentes atlânticas as frentes já não chegam propriamente generosas lá, apenas o q.b., mas num padrão de cutoffs que beneficia o sul e no litoral norte vai caindo q.b. embora muito abaixo no normal mas o suficiente para mitigar secas, mas no interior norte pouco ou nada chega.
Julgo que no final deste mês será nessa zona o maior problema nacional e não me surpreenderia até problemas de abastecimento de água daqui a uns meses, como já sucedeu noutras vezes.
Se olharmos para a precipitação acumulada em 10 dias do ECMWF, ele mostra bem isso.
A titulo apenas demonstrativo pois estes produtos a 10 dias não valem muito, mas mostram bem a tendência que refiro.