Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Esta discussão não passa duma conversa da treta, que nem interessa a ninguém e depois a culpa é da comunicação social. :lol: Estar a discutir uns dias mais amenos, com mais ou menos chuva em pleno Junho, Julho ou Agosto quando não existe nenhuma média em Portugal nestes meses com 0 mm, parece-me ser um pouco esquisito.

Se o tempo recuasse para a década de 80 ou 90, iria existir suicídios em massa devido ao Verão fraco e quando, nestes últimos 20 anos em que os recordes das máximas nos meses de Verão têm sido batidos, nota-se o quão fresco tem sido os Verões por cá.

GFS 06z, Lisboa, Santarém, Setúbal, capitais dos distritos que abrangem parte de zonas que precisavam de uma rega bem mais generosa, para travar a acentuada deficiência de água no solo e perda diária muito significativa: apenas 2 a 3 mm de acumulados esperados nos últimos dias deste Maio seco.

cjosU3Z.jpg

Evapotranspiração diária superior a 6 mm assim que o céu limpa, aliada a temperaturas máximas acima da média para a época, vento e HR diurna baixa.

aCyW67u.jpg
PkK5JMq.jpg
r2p1I93.jpg
TQCmpOh.jpg

EDIT: saída 12z meteu mais alguns milímetros. Eliminei também referência a saídas anteriores, que devia ser "a mais de 96 horas".

Última edição:
Esta discussão não passa duma conversa da treta, que nem interessa a ninguém e depois a culpa é da comunicação social. :lol: Estar a discutir uns dias mais amenos, com mais ou menos chuva em pleno Junho, Julho ou Agosto quando não existe nenhuma média em Portugal nestes meses com 0 mm, parece-me ser um pouco esquisito.

Se o tempo recuasse para a década de 80 ou 90, iria existir suicídios em massa devido ao Verão fraco e quando, nestes últimos 20 anos em que os recordes das máximas nos meses de Verão têm sido batidos, nota-se o quão fresco tem sido os Verões por cá.
O pior disto tudo é utilizarem o fórum só para publicar as lamúrias porque o tempo não está como querem. Uma vez por outra, ainda vá que não vá, agora sempre também é demais. Isto é um fórum de meteorologia, seria bom que toda a gente contribuísse de forma adequada no mesmo e não vir só aqui para se queixar do tempo que faz como se isso fosse mudar alguma coisa.
O verão ainda não começou, ainda temos tantos meses pela frente e é constantemente isto. Ou é vontade de picar ou então não sei. Enfim...

Curiosamente os que estão indignados por 2 users se queixarem que vai chover e/ou fazer frio, são os mesmos que no Inverno se queixam bastante quando a temperatura não está tão fria e que nem fazem geadas ( o que também não fazem bem á saúde). O facto é que há gostos diferentes e é normal e não percebo tanta crítica pelos homens quererem calor nesta altura.

Curiosamente os que estão indignados por 2 users se queixarem que vai chover e/ou fazer frio, são os mesmos que no Inverno se queixam bastante quando a temperatura não está tão fria e que nem fazem geadas ( o que também não fazem bem á saúde). O facto é que há gostos diferentes e é normal e não percebo tanta crítica pelos homens quererem calor nesta altura.
Acertou na Moche...
É que é isso mesmo. No Inverno alguns fizeram uma choradeira enorme, ou porque não estava frio, ou não havia geadas (ideal para quem tem culturas a céu aberto... Ironia) ou porque não chovia o normal na zona.
Quando chega o Verão e aparece membros como blade, RedeMeteo e outros que gostam do calor e reclamar de não estar tão quente, vêem logo um coro de chorões reclamar que estão alguns a chorar não estar calor.

Se é tão normal alguma chuva e tempo fresco no início de Junho, porque reclamaram tanto do mês de Maio estar a ser tão quente.
Haja coerência da vossa parte e respeitar mais os gostos das outras pessoas.

Só relembrar que o mês de Maio teve muitos dias quentes, e com máximas muito acima da média. Precipitação, também muito pouca. Isso provavelmente será muito mais atípico e difícil de ver do que ter um final de maio/início de junho com nuvens e alguma precipitação. Há claramente mais vezes aguaceiros no final de junho e nuvens do que ter semanas inteiras com 30 graus em maio, com o Alentejo a ter 35 ou mais graus em alguns dias.
É que nem estamos a falar de 10 dias de nuvens. Estamos a falar da previsão de 3 ou 4 dias de nuvens e alguma precipitação possível no Sul! :eek: Parece normalíssimo. Aliás na Primavera, mal seria se não houvesse alguns dias de nuvens e precipitação. As temperaturas previstas para esses dias que uns referem como "o que se quer agora é calor", impressão minha, ou são temperaturas mais ou menos na média para finais de maio/início de junho? :D:D

ou porque não chovia o normal na zona.
Pelo menos a chuva faz muita falta, já o calor extremo como alguns desejam não faz falta nenhuma. Nem tem comparação possível, mas se calhar há pessoas que gostam de viver sem água e de ver tudo a morrer de sede, não sei.
Se é tão normal alguma chuva e tempo fresco no início de Junho, porque reclamaram tanto do mês de Maio estar a ser tão quente
O tempo que vamos ter no início de junho é muito mais normal do que aquele que temos tido em maio e por isso, mais uma vez acho que não tem comparação.
Se não fosse normal chover algumas vezes em junho, as médias de precipitação seriam idênticas a junho e Agosto. A verdade é que não é assim e à exceção de Faro, todas as capitais de distrito têm média de precipitação superior a 15mm. As médias existem para termos uma noção de como são as coisas, mas melhor que isso é conhecer o nosso próprio clima. Eu com 21 anos lembro-me de vários meses de junho frescos e com alguma chuva na altura do São João e São Pedro, festividades que se realizam já na fase final do mês e tendo em conta essas memórias, reconheço que não existe aqui qualquer anormalidade. Certamente haverão pessoas mais velhas que se lembram de junhos ainda mais frescos e com mais chuva do que aqueles que eu já presenciei. No entanto, atualmente, nestes meses já não pode haver mais nada por cá para além de calor, senão é o fim do mundo.

Pelo menos a chuva faz muita falta, já o calor extremo como alguns desejam não faz falta nenhuma. Nem tem comparação possível, mas se calhar há pessoas que gostam de viver sem água e de ver tudo a morrer de sede, não sei.

O tempo que vamos ter no início de junho é muito mais normal do que aquele que temos tido em maio e por isso, mais uma vez acho que não tem comparação.
Se não fosse normal chover algumas vezes em junho, as médias de precipitação seriam idênticas a junho e Agosto. A verdade é que não é assim e à exceção de Faro, todas as capitais de distrito têm média de precipitação superior a 15mm. As médias existem para termos uma noção de como são as coisas, mas melhor que isso é conhecer o nosso próprio clima. Eu com 21 anos lembro-me de vários meses de junho frescos e com alguma chuva na altura do São João e São Pedro, festividades que se realizam já na fase final do mês e tendo em conta essas memórias, reconheço que não existe aqui qualquer anormalidade. Certamente haverão pessoas mais velhas que se lembram de junhos ainda mais frescos e com mais chuva do que aqueles que eu já presenciei. No entanto, atualmente, nestes meses já não pode haver mais nada por cá para além de calor, senão é o fim do mundo.
Nem é preciso ir muito longe... O ano passado aqui em Portalegre perto do S.Joao houve um dia com 14mm de chuva, e não foi uma situação de trovoadas, claro que se calhar a maior parte dos anos está calor, mas não é de todo anormal haver tempo mais fresco e alguma precipitação nesta altura.

Exatamente. A ironia. :D

Este é o efeito de um único dia, com as condições do dia 25, quarta-feira, em que já não houve qualquer precipitação no território do continente e as máximas voltaram a aproximar-se dos 30ºC (apenas Alcácer do Sal superou, com 30,3ºC), descendo ainda a HR a valores inferiores ou próximos dos 30% na maior parte das estações, e mesmo abaixo dos 20% na maior parte do interior da Região Sul.
Das 9:30 utc de dia 25 às 9:30 de 26, a Evapotranspiração apresentou estes valores superiores a 6/mm dia na maior parte do território.
8gFeCbV.jpg

E o conteúdo de água no solo teve uma diminuição que é perceptível em vários pontos do território.
Note-se que os intervalos maiores têm uma amplitude de 20 pontos percentuais, e as variações no mapa só estão visíveis se os valores anteriores se situavam próximo do limite inferior de cada intervalo. Na região Litoral Norte e na bacia do Mondego, por exemplo, notam-se claramente descidas em amplas áreas, mas em todas as regiões se detectam também descidas.

uUyMUvD.jpg

Última edição:
Ora então, muito boa noite.

Este espaço chama-se "seguimento-meteorologico-livre".
Como tal é de esperar que digamos coisas menos, vá lá, adequadas em relação à meteorologia de seguimento.
Por isso nada de indignações, estamos aqui para partilhar pontos de vista, sejam ou não oportunos ou menos lógicos.

A razoabilidade tem de estar sempre presente, mas aqui e ali também temos de expressar algumas dúvidas ou até mesmo lamentos.

Posto isto, sem mais demoras...O calor ir embora não é mau de todo, porque poderá dar lugar à chuva. Obviamente mais para uns, menos para outros. É assim, quer eu queira, quer não!

VENHA A CHUVA, DEPOIS O SOL.:thumbsup:E se possível que se repita.

Dia quase excepcional quanto a temperaturas máximas, batidos recordes de temperatura máxima em Maio em relação às Normais 71-00.
S.Gens com 35,7ºC (71-00 33,6ºC !) e Serra do Pilar com 34,3ºC (71-00 34,1ºC) são apenas exemplos. S.Gens poderá até ser máxima absoluta de Maio.

OFQXDcf.jpg

38,1ºC em Mora; 37,4ªC em Coruche e, claro, 37,2ºC em Pinhão (superou a máxima 71-00)

E o que dizer das amplitudes térmicas diurnas?

Alvalade com 27,2ºC de amplitude (36,1ºC-8,9ºC).
Coruche e Alvega com 26,6ºC.
E várias estações com amplitudes na casa dos 25ºC, por exemplo Setúbal, 25,2ºC e Aljezur que com 25,9ºC teve ainda a mínima mais baixa do continente, 6,9ºC. :cold:

Dqjn0GS.jpg

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.