Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Sim, concordo, no entanto este ano as mínimas estiveram mais extremas, mas não fiz as médias, pode ser apenas uma impressão pessoal.
Por aqui as mínimas ainda estiveram mais de 1ºC acima da média, Merelim teve 11,46ºC de média da mínima e a média na normal de 81-10 é de 10,4ºC e na de 71-00 é de 9,7ºC apesar que o lugar da estação das normais não é o mesmo.
Mesmo assim Maio de 2020 foi mais quente, tanto na média das máximas com 26,54ºC, mais alto que os 25,81ºC deste ano, como na média das mínimas com 13,02ºC. A média da máxima nas normais é de 21,1ºC na de 81-10 e 20,4ºC na de 71-00.
No ano passado a média das mínimas foi mais baixa com 8,79ºC.
 
Bizarra distribuição dos acumulados ontem, dia 2:

ukklFiI.jpg


A persistência da direcção SSO na circulação da depressão sobre o território fez com que grande parte da costa Oeste nada recebesse de precipitação. Esta entrou pelo sudoeste da Região Oeste e progrediu para NNE, nem tanto à costa, nem tanto ao interior. A orografia depois a produzir o impulso na convecção dispersa mais para norte.
 
Parece que é desta que vamos ter um episódio de calor a sério embora só dure 2 ou 3 dias
 
Indice Ultravioleta elevadíssimo hoje e depois de amanhã, perigoso nas montanhas do interior norte e centro (além das praias):

Hpgrvpq.jpg
e0D3eOB.jpg
6nfkGxN.jpg


Ontem ainda choveu no Noroeste, quase uma região aparte no contexto do território continental, evidenciado pela percentagem estimada de água no solo (e o Gerês uma área ela própria também aparte no Noroeste):

lWFPWOV.jpg
bmmINAK.jpg


A dicotomia Noroeste/Sueste do continente bem evidente nesta carta da Evapotranspiração de ontem, e nas temperaturas máximas que ontem já superaram os 33ºC:

9T6DhAt.jpg
5947HlX.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.