Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Ouvi à pouco na antena1 que Maio foi dos meses mais quente e seco dos últimos 100anos, não precisaram a posição. 80% de Portugal em seca severa! Mais um grande incêndio em Málaga...
Eu cancelava já o Verão! Infelizmente cada vez mais o Verão torna-se um pesadelo para península e Mediterrâneo no geral. E não tenho nada contra o Verão...
De acordo com o boletim do IPMA, 97% do continente está em seca severa. 1% em seca extrema (litoral alentejano) e 2% em seca moderada (zona de Viana do Castelo). Isto no caso do índice de seca meteorológica porque noutros sentidos já é seca extrema. Em certos locais, os campos já mais parece que estão no final do verão, completamente "despidos".
Eu também não tenho nada contra o verão, mas no estado em que isto está vai ser péssimo e aquilo que menos precisávamos era de temperaturas tão altas e a começar tão cedo. A seca já está a ser um desastre, esperemos que não venham outros potenciados por esta situação.

Depende dos sítios .
Na minha zona , a precipitação que se registou em maio foi de 50 % da média mensal , já houve maios mais secos. E as temperaturas altas ocorreram em 2 picos , que foram relativamente curtos . O resto do mês teve temperaturas normalíssimas para a época.
No Litoral as temperaturas altas registam-se sempre por um período mais curto. No entanto, basta ir um bocado mais para o interior para esse cenário mudar e exemplo disso são os registos da estação de Braga em relação à média com vários dias acima do normal para maio. Em relação à precipitação, de facto Viana do Castelo registou praticamente 50% da média, mas Braga nem chegou lá perto. É apenas um exemplo para comparar.
O problema não está somente em maio, mas sim também no que está para trás, principalmente em Janeiro e Fevereiro. O facto destes meses agora serem extremamente quentes só vem potenciar ainda mais uma seca que já é muito grave visto os principais meses de chuva terem tido acumulados muito baixos, praticamente típicos dos meses de verão.

Por aqui já ronca ao longe, e está muito escuro para oeste e noroeste, vi há pouco uns 3 raios em simultâneo (nuvem solo) direcção oeste, pena não ser de noite para os captar melhor.:D

O radar está interessante, venha ela, mas sem estragos :rain: :rolleyes:

X1b1M89.jpg

P1OGAfh.jpg

:bombar::bombar::lol:

Discrepância entre ECMWF e o Americano GFS depois das. 114h.
O modelo europeu mostra - nos a manutenção de tempo muito quente enquanto o GFS mostra - nos a tal Cut-off a entrar por Portugal a dentro. Muito bom para amantes de chuva e trovoadas

De acordo com o boletim do IPMA, 97% do continente está em seca severa. 1% em seca extrema (litoral alentejano) e 2% em seca moderada (zona de Viana do Castelo). Isto no caso do índice de seca meteorológica porque noutros sentidos já é seca extrema. Em certos locais, os campos já mais parece que estão no final do verão, completamente "despidos".
Eu também não tenho nada contra o verão, mas no estado em que isto está vai ser péssimo e aquilo que menos precisávamos era de temperaturas tão altas e a começar tão cedo. A seca já está a ser um desastre, esperemos que não venham outros potenciados por esta situação.

No Litoral as temperaturas altas registam-se sempre por um período mais curto. No entanto, basta ir um bocado mais para o interior para esse cenário mudar e exemplo disso são os registos da estação de Braga em relação à média com vários dias acima do normal para maio. Em relação à precipitação, de facto Viana do Castelo registou praticamente 50% da média, mas Braga nem chegou lá perto. É apenas um exemplo para comparar.
O problema não está somente em maio, mas sim também no que está para trás, principalmente em Janeiro e Fevereiro. O facto destes meses agora serem extremamente quentes só vem potenciar ainda mais uma seca que já é muito grave visto os principais meses de chuva terem tido acumulados muito baixos, praticamente típicos dos meses de verão.

Eu fiz o contraponto relativamente ao mês de maio e referia - me especificamente à minha zona .
Aqui o ano hidrológico também vai bem abaixo da média . Mas não por causa da primavera , que tem sido mais ou menos normal . O problema foi nos meses de novembro , janeiro e fevereiro . Que são meses de uma elevada pluviosidade média e este ano registaram apenas 120 mm.

Por aqui já ronca ao longe, e está muito escuro para oeste e noroeste, vi há pouco uns 3 raios em simultâneo (nuvem solo) direcção oeste, pena não ser de noite para os captar melhor.:D

O radar está interessante, venha ela, mas sem estragos :rain: :rolleyes:

X1b1M89.jpg

P1OGAfh.jpg

:bombar::bombar::lol:

Brincadeiras à parte, o que pode estar por detrás de tais ecos num céu limpo? Erro no Radar? Software? Ou diferentes camadas de ar e humidades que fazem com que surjam no radar?

É que ainda são uns ecos (falsos) bastante intensos :unsure:

Não há maneira de suprimir isto através de software ou calibração do radar para estas situações em específico? :unsure:

Depende dos sítios .
Na minha zona , a precipitação que se registou em maio foi de 50 % da média mensal , já houve maios mais secos. E as temperaturas altas ocorreram em 2 picos , que foram relativamente curtos . O resto do mês teve temperaturas normalíssimas para a época.
Na média do país todo foi um mês muito atípico em termos de calor. Quando há meses muito quentes no interior, não é por vezes de estranhar ter se meses normais no litoral norte e centro. Mas essas áreas são uma pequena amostra de todo um país, que de facto foi muito quente. Houve várias áreas com onda de calor de 8/9 ou mais dias.

O modelo europeu mostra - nos a manutenção de tempo muito quente enquanto o GFS mostra - nos a tal Cut-off a entrar por Portugal a dentro. Muito bom para amantes de chuva e trovoadas
GFS o campeão das cut-off's! Já nem ligo ainda por cima a essa distância

Brincadeiras à parte, o que pode estar por detrás de tais ecos num céu limpo? Erro no Radar? Software? Ou diferentes camadas de ar e humidades que fazem com que surjam no radar?

É que ainda são uns ecos (falsos) bastante intensos :unsure:

Não há maneira de suprimir isto através de software ou calibração do radar para estas situações em específico? :unsure:

Os "ecos" de intensidade superior a 30 dBZ ocorrem nas camadas muito baixas, inferiores a 2 Km, na direcção da linha de costa, quadrante de Oeste a NNO. Não estão relacionados sequer com nebulosidade baixa. :intrigante:

2Xkrkvb.jpg

Denunciei a mensagem do Snifa por informação incorreta. :D:D:D
:rolleyes:

Última edição:
Tendo em conta que o GFS já tinha previsto isso e depois retirou, tenho o pressentimento de que se trata de mais um devaneio. :unsure:

O ECMWF tem sido muito firme na manutenção do calor há várias saídas, e isso faz-me lembrar outros períodos em que o modelo europeu acertou (e mal). A ver vamos! :facepalm: :pray:

Os "ecos" de intensidade superior a 30 dBZ ocorrem nas camadas muito baixas, inferiores a 2 Km, na direcção da linha de costa, quadrante de Oeste a NNO. Não estão relacionados sequer com nebulosidade baixa. :intrigante:

Certo, daí ter questionado o porquê de aparecerem, não estando relacionados com precipitação, deveriam ser removidos, mas também não sei até que ponto é possivel remover/filtrar informação (falsa) que vem da leitura do radar.

Não deixa de ser curioso tal intensidade de ecos, sem nuvens e muito menos chuva. :unsure:

Algum fenómeno está a causar isto, ou então é mesmo erro do radar/software. :unsure:

Certo, daí ter questionado o porquê de aparecerem, não estando relacionados com precipitação, deveriam ser removidos, mas também não sei até que ponto é possivel remover/filtrar informação (falsa) que vem da leitura do radar.

Não deixa de ser curioso tal intensidade de ecos, sem nuvens e muito menos chuva. :unsure:

Algum fenómeno está a causar isto, ou então é mesmo erro do radar/software. :unsure:

O radar de Arouca está situado a uma altitude relativamente grande. Aquelas direcções, onde aparece este ruído, coincidem com a área de varrimento de menor altitude (nível do mar, inclusive), ou seja, nessas direcções o feixe intercepta o terreno e todos os objectos e poluição atmosférica superficial, segundo um ângulo bastante grande, de cima para baixo. O restante horizonte de altitudes baixas parece-me que já está interceptado por relevos mais próximos. Pode haver alguma explicação baseada nesta situação do radar.

Este fenómeno de ruído aparece muito menos no radar de Coruche que está a baixa altitude, mas também aparecia, e de forma bastante intensa, no radar de Loulé. Este radar no Algarve também se situa a uma certa altitude bem acima da paisagem dos quadrantes Sul (e do oceano) e era nessas direcções que frequentemente aparecia este ruído, tão intenso por vezes que se misturava com o da própria precipitação forte de células sobre o oceano. Só se distinguia com a animação das imagens, pois o ruído permanecia mais ou menos imóvel enquanto os ecos da precipitação se moviam, com as células, claro.

Estado
Fechado para novas mensagens.