Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Acho que a única vantagem do verão é mesmo o de poder fazer praia.. :D
E de poder realizar actividades ao ar livre, incluindo montanhismo ligeiro, dispôr de mais horas de luz. E ainda ser mais fácil realizar obras de construção civil, públicas ou privadas, época nem sempre bem aproveitada para tal. :rolleyes:

Serra da Estrela perde daqui a dois dias a última área de percentagem de água no solo superior a 40%. Restará apenas o PNPG com esses valores.

47XpLaP.jpg

Para mim gosto das estações todas mas a favorita é o Inverno.
Também gosto de todas as estações, sendo a favorita a Primavera, seguida de inverno.

Adoro tb os dias e sobretudo uma noite quente de Verão.

Amo a transição do verão para o Outono, quando começa a voltar o frio e as chuvas.

Última edição:
Mais um exemplo, ao acaso, que mostra como o anormal já é normal: Praia da Rocha tem média das máximas em Agosto (71-00) de 28,2ºC; mínimas 18,1ºC. Segundo a automática do IPMA vai estar em onda de calor (>5ºC acima da média) de 19 a 25, pelo menos. Mínimas para estes dias também acima da média. Máxima das máximas prevista neste período 39ºC. Portimão 40ºC.
Duvido que os turistas gostem assim tanto deste calor. Já nem falo do sotavento. Vai ser preciso reinventar o turismo de Verão no Algarve.

Lentamente, a cada nova actualização a previsão automática tem vindo a subir as máximas mais elevadas: tem 43ºC para Reguengos e Alcoutim, por exemplo; Mértola , Moura e Serpa a atingirem os 42ºC. No entanto a extensão no tempo destes dias mais quentes parece estar a diminuir. :unsure:
Mas o GFS 12z recuou, quer na extensão espacial e temporal, quer na intensidade.

Nova previsão automática eleva ainda mais as maiores máximas em várias estações. 43ºC e 42ºC já são numerosos.
Há praias do Algarve com 39ºC e até 40ºC previstos.
Distritos de Santarém e Castelo Branco com mais do que uma localidade nos quarentas.
GFS 18z mostra notável concordância com este cenário do IPMA, o qual ainda pode ter alterações significativas pois depende de circulações relativamente fracas e centros de alta ou baixa pressão mal definidos.

Eu este inverno acredito que vá ser um ano muito diferente dos dois anteriores, não acredito que a seca se vá manter...podemos ter surpresas e ter um ano de muita chuva....claro , que estou no domínio da bola de cristal...é só pq anos tão extremamente secos não podem continuar, isto vai voltar a dar chuva.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.