Oh, ECM...
Basta ser uma previsão para dia 13, ui ui.Isso é mais um sonho do que algo em que se deposite muita confiança.
Muito cedo para perceber qual a trajectória e quanto mais os efeitos dentro de quase 15 dias... Basta ver a previsão da "dança" do Franklin e a depressão que nos afectou: ontem entrava com força pela península, ou a sul, ou a norte; hoje meteu o "travão de mão" e fica a acto eterno ao largo da costa ocidental.
Mas estás a generalizar ou a falar só do Algarve? É que por exemplo o outono do ano passado até foi bom em geral no país, o inverno é que só se safou Dezembro.As oportunidades são poucas...não apanhou? Apanhasse...
Ainda há quem pense que existem por aí Outonos/Invernos chuvosos.
O problema não é perdermos o metro, o problema é desaparecer tudo a poucas horas da coisa. Se reparares, os modelos acertam na previsão em Espanha, vem aí muita chuva pimba seja nas Baleares, Cádiz ou Madrid/Toledo acertam aqui prometem chuva e a 24 h da coisa cortam tudo. Se chovesse o que os modelos prometem a seca seria residual e quer GFS e ECM falham.Pelos vistos perdemos o "metro de Atocha" Ele vai passando mas não pára!
As oportunidades são poucas...não apanhou? Apanhasse...
Ainda há quem pense que existem por aí Outonos/Invernos chuvosos. Eu tenho dúvidas mas posso estar enganado...
Se tivesse que apostar apostaria em algo parecido ao Outono 2021 e depois pausa de Inverno e esperar pela Primavera...
Estou a falar exclusivamente do Algarve! Se reparares não tenho estado muito focado de Évora para cima até porque não precisam de muitas atenções, para já, relativamente à seca.Mas estás a generalizar ou a falar só do Algarve? É que por exemplo o outono do ano passado até foi bom em geral no país, o inverno é que só se safou Dezembro.
Eu vejo isto de outra forma...tanto temos falta de eventos como falta o "encaixe" das depressões. Esta depressão bem que tentou mas não conseguiu cair mais para sul/sudoeste. É tudo perfeitamente normal, faltam é talvez mais oportunidades...O problema não é perdermos o metro, o problema é desaparecer tudo a poucas horas da coisa. Se reparares, os modelos acertam na previsão em Espanha, vem aí muita chuva pimba seja nas Baleares, Cádiz ou Madrid/Toledo acertam aqui prometem chuva e a 24 h da coisa cortam tudo. Se chovesse o que os modelos prometem a seca seria residual e quer GFS e ECM falham.
Esta tarde, poderá chover algo no sotavento.
Nós últimos anos noto claramente a falta de 2 coisas no Algarve, os pós frontais e as cutt offs ou depressões vindas da zona da Madeira em direcção ao Sul. Mesmo assim não existe perda de precipitação no Outono. Já o Inverno nem digo nada ...Eu vejo isto de outra forma...tanto temos falta de eventos como falta o "encaixe" das depressões. Esta depressão bem que tentou mas não conseguiu cair mais para sul/sudoeste. É tudo perfeitamente normal, faltam é talvez mais oportunidades...
Mas o outono do ano passado foi chuvoso mesmo no Algarve. Independentemente se resolveu a seca ou não, foi uma estação chuvosa.Estou a falar exclusivamente do Algarve!