Marco pires
Nimbostratus
Uma coisa é quase certa, até meio do mês o padrão vai-se manter, daí para a frente é uma incógnita mas os sinais não são nada bons.
Até a mobília de Paços de Ferreira jorra água.Só 2200mm?
Está fraquinho por aí
Repara que até o FC Paços de Ferreira está a meter água...Até a mobília de Paços de Ferreira jorra água.
Só 2200mm?
Está fraquinho por aí
Incrível isto tudo no mesmo país... quantos países da Europa tem um valor desses? Interessante...Só 2200mm?
Está fraquinho por aí
Escapámos no domingo, agora não sei se escapamos desta vez ... siga a seca e o calorCoruche... Algo me diz que sexta-feira temos novo recorde absoluto de Outubro pelo Ribatejo.
Ver anexo 7392
Mas isso é o que o grosso da população quer, se perguntares isso a um agricultor, certamente que nesta altura deseja é chuva e tempo mais fresco... eu também gosto de sol, assim como gosto de dias nublados e chuvosos , mas há que haver um equilíbrio, e esse não tem havido, cada vez mais assistimos a eventos de calor e ondas de calor fora de época, e a regime de precipitações cada vez mais concentradas em curtos espaços de tempo.Ainda ontem uma colega de trabalho dizia para mim: "quem me dar ter sol e calor o ano inteiro". "A chuva só atrapalha". "Só quero bom tempo".
Vai haver sempre gente a pensar assim e em maioria, pois grande parte da população é dos meios urbanos, está-se completamente nas tintas para as consequências que toda esta situação tem no ecossistema e afins. No entanto, penso que mais tarde ou mais cedo muitos irão perceber que apenas o sol e o calor não nos dão nada. A água é fundamental à vida e sem ela não há nada, não é preciso ser agricultor para se ter noção disso. A única coisa presente quando se diz algo do género é somente ignorância.Ainda ontem uma colega de trabalho dizia para mim: "quem me dar ter sol e calor o ano inteiro". "A chuva só atrapalha". "Só quero bom tempo".
Esta posição só representa a estupidez e ignorância humanas. Depois respondi: "Deve achar que os bens alimentares que come diariamente vêm do supermercado..." Estamos em 2023, e ainda há gente a pensar assim...
O gráfico diário de Portalegre com as médias de 71-00 é só caricato... todas as linhas acima da Tmax.
No geral do resto do país, todas as linhas acima da Tmed.
Falamos de um evento completamente absurdo até ao dia 12 de Outubro. Para além do "normal", é mesmo distópico.
Ver anexo 7397
E o que ainda está para vir... anomalia a 850 hPa.