Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Antagonismo entre o ECMWF e o GFS, a menos de 240 horas (mas continua a valer o que vale, pouco...)

O ECMWF voltou atrás e repõe a entrada de precipitação no dia 11. Continuando a usar a data de dia 12 às 12h como referência de comparação dos modelos temos isto:
fs1Y0R8.png

Enquanto que o GFS barrica-se na sua teimosa secura, nesta saída das 06z é ainda mais radical, tudo bem afastado das costas e fronteiras do continente:
vnoK8kk.png

Mas então, quando é que o GFS meteria alguma precipitação, significativa, a entrar para sul da cordilheira central?
Segundo esta saída, nunca antes do dia 19 ! :facepalm:

trxtNO7.png

Última edição:
Só 2200mm?
Está fraquinho por aí :malandro:

Ao ritmo atual a generalidade do Sul do País precisa de quase 10 anos para chegar aos 2200mm... Temos que rir disto, rir para não chorar!

Última edição:
Screenshot_2023-10-04-13-39-39-96_50bc89230cd5ffe80141eecb4bd4910e.jpg

Lisboa, Outubro.
De ano para ano, os records vão surgindo e cada vez mais tarde.
Daqui a 30/40 anos, os 30 graus vão entrar de forma banal pelo inverno a dentro.

Ainda ontem uma colega de trabalho dizia para mim: "quem me dar ter sol e calor o ano inteiro". "A chuva só atrapalha". "Só quero bom tempo".
Esta posição só representa a estupidez e ignorância humanas. Depois respondi: "Deve achar que os bens alimentares que come diariamente vêm do supermercado..." :maluco: Estamos em 2023, e ainda há gente a pensar assim...

As alterações climáticas estão ai. Provavelmente já será tarde para as reverter... :sad:

Última edição:
Ainda ontem uma colega de trabalho dizia para mim: "quem me dar ter sol e calor o ano inteiro". "A chuva só atrapalha". "Só quero bom tempo".
Mas isso é o que o grosso da população quer, se perguntares isso a um agricultor, certamente que nesta altura deseja é chuva e tempo mais fresco... eu também gosto de sol, assim como gosto de dias nublados e chuvosos , mas há que haver um equilíbrio, e esse não tem havido, cada vez mais assistimos a eventos de calor e ondas de calor fora de época, e a regime de precipitações cada vez mais concentradas em curtos espaços de tempo.

Esta posição só representa a estupidez e ignorância humanas. Depois respondi: "Deve achar que os bens alimentares que come diariamente vêm do supermercado..." :maluco: Estamos em 2023, e ainda há gente a pensar assim...
Vai haver sempre gente a pensar assim e em maioria, pois grande parte da população é dos meios urbanos, está-se completamente nas tintas para as consequências que toda esta situação tem no ecossistema e afins. No entanto, penso que mais tarde ou mais cedo muitos irão perceber que apenas o sol e o calor não nos dão nada. A água é fundamental à vida e sem ela não há nada, não é preciso ser agricultor para se ter noção disso. A única coisa presente quando se diz algo do género é somente ignorância.

Aquilo que o nosso país vai "ganhar" com tudo isto é ficar ainda mais dependente dos outros países e com menos produtos nacionais porque se torna cada vez mais difícil produzir o quer que seja num clima assim. Isto para mim pessoalmente, é muito triste, pois temos coisas muito boas, mas é a realidade.

Gosto do verão, do calor, mas desde que não seja extremo e principalmente se não for fora de época como é o caso, neste momento. Já vamos em 2 semanas disto e pelo menos mais 1 semana igual temos garantida, continuando sem haver perspetivas de chuva significativa. Enquanto isso, a situação de seca piora rapidamente.

Ainda bem que ninguém manda no tempo, mas sabendo da gravidade da situação, cai sempre mal ouvir determinados argumentos.

O gráfico diário de Portalegre com as médias de 71-00 é só caricato... todas as linhas acima da Tmax.
No geral do resto do país, todas as linhas acima da Tmed.
Falamos de um evento completamente absurdo até ao dia 12 de Outubro. Para além do "normal", é mesmo distópico.

1696427958859.png

E o que ainda está para vir... anomalia a 850 hPa.

vivtfxK.gif

Última edição:
O gráfico diário de Portalegre com as médias de 71-00 é só caricato... todas as linhas acima da Tmax.
No geral do resto do país, todas as linhas acima da Tmed.
Falamos de um evento completamente absurdo até ao dia 12 de Outubro. Para além do "normal", é mesmo distópico.

Ver anexo 7397

E o que ainda está para vir... anomalia a 850 hPa.

vivtfxK.gif

Tudo de olhos postos na mudança a partir de meados do mês.

Estado
Fechado para novas mensagens.