Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
E assim a #Gale acabou por nos bater à porta de Norte a Sul, como o StormRic indicou nuns posts atrás!
1698057247785.png

Bastam um relance a esta carta de análise das 18utc e previsão a 24 horas para se perceber que há ali algo invulgar... e que até tem nome.

7ZCwAzf.png

Última edição:
Nos próximos dias não existe para já a previsão de algo "bombástico".
Vamos ter superficies frontais a atravessar o território, em especial a norte do SMME e temperaturas relativamente normais para a época.
GFS até 192h
gfseuw-25-192.png

ECM 192h
ecmwfeuw-25-192.png

Tudo mais tranquilo, pelo menos nos próximos 7 dias, com precipitações mais significativas nos sítios do costume.

Ainda sobre o Bernard:

Houve subestimação, tanto por parte do NHC como da AEMET e IPMA. Enquanto isso, aqui no fórum já se discutia esta possibilidade há dias. :rolleyes:

Para mim, será sempre Vince e foi valente o bicho, deixou tudo de patanas, desde Faro a Córdoba, incluindo a província de Cádiz. :D Não é muito comum, uma depressão ter uma área tão extensa a nível de ventos e precipitação, fora os estragos causados.

Agora, só quero ver um furacão com nome de mulher, para dançar o corridinho com ela. :D

Para mim, será sempre Vince e foi valente o bicho, deixou tudo de patanas, desde Faro a Córdoba, incluindo a província de Cádiz. :D Não é muito comum, uma depressão ter uma área tão extensa a nível de ventos e precipitação, fora os estragos causados.

Agora, só quero ver um furacão com nome de mulher, para dançar o corridinho com ela. :D
Não gosto de pôr "lenha na fogueira" mas não deixa de ser engraçado que ninguém liga a temporais por estas bandas.( Também são raros...)
Isto pode caír o carmo e a trindade que não há aquele espalhafate como noutras bandas. :cool: Bom eu pessoalmente não me importo...às vezes é ridículo o "tempo" que se perde quando simplesmente está a chover ;)

Bom o teu chamamento pelo "Vince" resultou:DTens de continuar o bom trabalho para acabar com a seca de vez!

Não gosto de pôr "lenha na fogueira" mas não deixa de ser engraçado que ninguém liga a temporais por estas bandas.( Também são raros...)
Isto pode caír o carmo e a trindade que não há aquele espalhafate como noutras bandas. :cool: Bom eu pessoalmente não me importo...às vezes é ridículo o "tempo" que se perde quando simplesmente está a chover ;)

Bom o teu chamamento pelo "Vince" resultou:DTens de continuar o bom trabalho para acabar com a seca de vez!
Acaba por ser um pouco natural o fraco ou nenhum alarido que dão aos temporais nessas zonas, primeiro porque só quando o rei faz anos é que um temporal digno desse nome atinge essas zonas, depois porque quando cai muita água existe sempre já a necessidade da mesma entrar nos solos por um sem número de motivos...já para não falar que o pessoal de Lisboa para baixo é muuuiiiiiiiiito menos stressado por natureza em relação a muitas coisas... (algo que aprecio e muito).
Depois temos a situação de no norte e centro termos de uma forma mais ou menos recorrente em determinadas épocas e zonas as cheias sempre nos mesmos locais que prejudicam e muito o quotidiano de muita gente a vários niveis...o que causa o efeito bola de neve a nível social e está sempre tudo a "passar-se" literalmente após uns dias de chuva valente, ainda por cima porque os problemas na sua grande maioria são derivadas por burrices causadas por falta de organização nas cidades, por erros humanos em construções de várias estruturas e infra-estrutura...enfim..um sem número de razões para o stress pluviômetro. :huhlmao:

Última edição:
É o típico Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Não dá para esperar que um temporal em Faro tenha o mesmo impacto na comunicação social que um temporal em Lisboa. É triste, mas é a realidade.

É o típico Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Não dá para esperar que um temporal em Faro tenha o mesmo impacto na comunicação social que um temporal em Lisboa. É triste, mas é a realidade.
Penso que foi no canal 1, que ontem á hora de almoço, a abertura do noticiário foi o temporal no Algarve... Se no Algarve é assim, então imagina se no interior, onde ninguém quer saber disto, há aldeias que até a guarda mal passa por lá....
Costumo comparar com o futebol, onde a comunicação social canaliza toda a atenção para os 3 grandes, e os restantes praticamente nem contam .

Ainda sobre o Bernard:

Houve subestimação, tanto por parte do NHC como da AEMET e IPMA. Enquanto isso, aqui no fórum já se discutia esta possibilidade há dias. :rolleyes:

Novamente, o ciclone iria sair da responsabilidade pré-definida do NHC. Que iam fazer? Aumentar o mapa?

Relembro que há uns anos atrás o NHC emitia avisos para regiões estrangeiras (Açores incluídos). Atualmente pouco ou nada há disso e na Discussion remetem para o IM local. Passou despercebido e não houve queixa dos indígenas.

Se a Espanha já é afetada a leste pelos Medicanes, não há propriamente grandes desculpas para não formarem/criarem um sub-departamento tropical. E o mesmo aplica-se ao IPMA. Não vão criar um centro climático (nos Açores, cuja utilidade real ainda estou para perceber)?

Última edição:

Ontem, deu na RTP1 no Jornal da Tarde, a Helena Figueiras em directo da Rua de São Luís, em Faro, aonde era notório que os serviços camarários abriram as tampas todas de esgoto e colocaram protecção sobre as mesmas.
A CMTV deu directos na tarde de ontem e esta tarde, deu em directo o cemitério de Tavira aonde caíram 15 ciprestes :shocking: e de Faro.

Portanto, ainda dão alguma relevância ao assunto.

O NHC/IPMA/AEMET têm a prova cabal que o sistema chamava-se Vince, eu chamei-o e ele veio, se chamasse realmente Bernard não teria vindo. :D

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.