Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Único ponto positivo em relação às costas, as marés serão 'mortas', de Quarto Minguante, com amplitude de pouco mais de um metro entre a Baixa-mar e a Preia-mar.
A mais elevada será a das 6h30 da manhã. A da tarde mal se distinguirá da baixa-mar, tal será o estado de ondulação e vaga levantada pelo vento.

Notável além da altura significativa será o período de pico à chegada da ondulação à costa, mais de 17 segundos, superior ao da Ciarán (14 a 15 segundos), o que significa maiores massa de água em cada onda. Espera-se assim que as ondas penetrem mais adentro da linha de costa normal, podendo causar surpresas.
Tenho uma mente demasiado perversa para ler esta frase: "Espera-se assim que as ondas penetrem mais adentro da linha da costa...", parece ser as 50 sombras da meteorologia. :D

Neste momento, a previsão semanal do ECMWF não é nada famosa para o sul, mudanças só lá mais para o final do mês. Pode ser que caia alguma cut-off, a nível de trovoadas tem sido um Outono bastante pobre, nem Setembro e nem Outubro tiveram, por aqui. Veremos, o que vai acontecer, é necessário cair uma ou duas cut-offs e que fiquem estacionadas a SW de Sagres. Até ao final do ano tem chover cerca de 250/400 mm acumulados sobretudo nas serras e no Barlavento, o Sotavento com 200 mm já chegaria dentro da média no final do ano.

Neste momento, a previsão semanal do ECMWF não é nada famosa para o sul, mudanças só lá mais para o final do mês. Pode ser que caia alguma cut-off, a nível de trovoadas tem sido um Outono bastante pobre, nem Setembro e nem Outubro tiveram, por aqui. Veremos, o que vai acontecer, é necessário cair uma ou duas cut-offs e que fiquem estacionadas a SW de Sagres. Até ao final do ano tem chover cerca de 250/400 mm acumulados sobretudo nas serras e no Barlavento, o Sotavento com 200 mm já chegaria dentro da média no final do ano.
A esperança é que haja algo semelhante a Dezembro do ano passado. De outra forma não estou ver como vamos captar a água de que necessitamos para pelo menos termos um Verão sem cortes. A experiência diz-nos que senão houver um certo "conforto" hídrico até 31 de Dezembro depois é muito difícil de o conseguir no período Primaveril.
É tipo Portugal num jogo importante quando sofre um golo na 1ªparte...Praticamente já perdeu o jogo :D

Não consigo concordar! Mas todos temos direito à opinião! :D

Acordar de noite não é o natural, o natural é acordar com a luz. Se não mudasse a hora andaríamos 2 ou mais horas às escuras a rezar para o Sol aparecer lá para as 9h, que doentio seria! :ill:

Eu valorizo muito a luz matinal, não deixando de concordar que é bom ter luz ao final da tarde também. Mas a manta (nº de horas de luz) é curta no Inverno e se tapa de um lado destapa do outro. E entre ter mais uma hora de luz de manhã ou de tarde prefiro mil vezes ter de manhã.

Por mim fica como está, com duas mudanças anuais de horário... Mas o debate é interminável e as opiniões divergem muito. :D
Tirando a opinião pessoal, o relógio biológico o que pede é acordar com o nascer do sol ou já de dia. E ir dormir já de noite. Portanto não faria qualquer sentido baseado nisto, às 8h da manhã estar noite ainda..
Quem tem dificuldades com acordar, acordar de noite ainda pior! Quem é matutino, é igual acordar de dia ou de noite. Mas para o resto da população não o é.

É impressão minha, ou o inverno vai ficar comprometido este ano?
As previsões a longo prazo mostram a insistência e a permanência da alta pressão muito desenvolvida para norte nesta altura do ano
( enfim....nada que já não estivéssemos habituados)
Este mês pelo Atlântico, se não for pelas poucas frentes que ainda conseguem furar o escudo, terminamos o mês de Novembro mais seco do que chuvoso...

Eu voto para chover bem a partir do distrito de Setúbal (inclusive) e Santarém para baixo, podem deixar a região Oeste, o distrito de Lisboa e os mais a norte de lado da equação, até porque agora até para muitos arranjos e manutenções de determinadas zonas mais a norte e no centro era importante que as zonas referidas tivessem algum descanso...e as zonas a sul veriam a precipitação como ouro.

Mas como se diz, se o clima andasse conforme a vontade de cada um seria uma desgraça...

Eu voto para chover bem a partir do distrito de Setúbal (inclusive) e Santarém para baixo, podem deixar a região Oeste, o distrito de Lisboa e os mais a norte de lado da equação, até porque agora até para muitos arranjos e manutenções de determinadas zonas mais a norte e no centro era importante que as zonas referidas tivessem algum descanso...e as zonas a sul veriam a precipitação como ouro.

Mas como se diz, se o clima andasse conforme a vontade de cada um seria uma desgraça...
Tens o meu voto! :D

O GFS insiste no fecho da torneira a partir do dia 8, com o regresso do AA às nossas latitudes. Paralelamente, o ECM e outros modelos mantêm o padrão que temos tido nos últimos dias.
Who wins?
O meu pressentimento é que o padrão dos últimos dias deve continuar pelo menos até à segunda metade deste mês. Depois deveremos ter uma ou duas semanas de tempo mais estável por todo o país (um Verão de São Martinho tardio). :unsure: Com toda a atividade no Atlântico e as anomalias positivas na temperatura da água do mar, este padrão estável deverá ser quebrado nos últimos dias de novembro, o que poderá levar ao segundo dezembro consecutivo com mais chuva do que o normal. :rain:

Veremos o que acontece na realidade! :pray:

Última edição:
Intensity-Map-of-the-AD-1755-Lisbon-Earthquake-Tsunami-event-obtained-by-means-the.png

(1755)

Ficção:

-> https://www.ipma.pt/pt/media/notici.../textos/Exercicio_risco_sismico_neamwave.html -> https://neamtic.ioc-unesco.org/index.php?option=com_content&view=article&id=214&Itemid=450

Realidade:

Arrisco opinar que poucos conhecem o portal e menos ainda é utilizado.

O IPMA nem faz exercícios com mensagens urgentes de terramoto + maremoto. As 2 aplicações separadas do IPMA inviabilizam o aviso rápido da malta que só tem a aplicação meteorológica.

O continente ficaria completamente atordoado com um sismo capaz de produzir um maremoto. Seria cada um por si.

As comunicações intra-território poderiam ficar comprometidas.

64538403d34ef47b875378a6

(cabos submarinos)

Não há rotina, não há cultura. Muito difícil evitar o caos.

A repetição do evento teria uma elevada probabilidade de no espaço de algumas horas atirar PT para a cauda económica da Europa e nos manter lá durante tempo indeterminado. Nada giro.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.