Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Já estão aqui a carpir mágoas e a fazer o funeral ao Outono/Inverno! :D

Calma pessoal! Calmaria anticiclónica também sempre fez parte dos nossos Outonos/Invernos. Ainda se vai bem a tempo de salvar a época a Sul, já tivemos Outubros bem piores e o Novembro ainda não está completamente perdido.... Mesmo que esteja ainda temos o Dezembro e por aí em diante. Respirem fundo e aproveitem os dias soalheiros para passear, estar com a família ao ar livre! :D
Tive o Outubro mais chuvoso desde que faço registos (2007) com cerca de 140 mm, mas lá está foi tudo graças ao "Vince" aquilo não era o Bernard. :D

O problema não foi Outubro, praticamente choveu para a média dos 2 meses (Outubro e Novembro ronda os 150 mm), o problema vem dos últimos 3 anos, o último Outono maravilhoso que caía tudo aqui em cima, foi em 2020.

O pessoal esquece-se que o nosso clima, principalmente a sul do sistema Montejunto-Estrela tem, sim, períodos de maior secura no outono e inverno. E é normal! Sempre aconteceu, sempre acontecerá. O problema é se se alastrar por mais semanas. Aliás, e como já aqui foi afirmado, estes últimos dias de chuva é que não foram normais, principalmente no norte e centro.

Temos estações no noroeste a registar hoje o 28º dia consecutivo de precipitação. E ainda vão somar mais uns dias.
Se não estou em erro, até aqui, é o 29° dia consecutivo de precipitação, não tenho a certeza se escapou algum dia, mas acho que não, mas não deixa de ser uma boa série consecutiva de pluviosidade.

Eu acho que queixarmo-nos de seca invulgar no outono faz muito pouco sentido. Aliás, se há estação do ano que não tem perdido precipitação e até tem ganho um pouco é esta, embora não compense as perdas ao longo do resto do ano

Eu acho que queixarmo-nos de seca invulgar no outono faz muito pouco sentido. Aliás, se há estação do ano que não tem perdido precipitação e até tem ganho um pouco é esta, embora não compense as perdas ao longo do resto do ano
Sinceramente acho que ninguém se está a queixar do Outono, mas sim alguns já calejados de anos anteriores em que o Outono até começa bem e depois temos meses e meses quase sem chover...
E isso tem se repetido ultimamente ano após ano...

Já agora até ao momento o Outono até está a ser excepcional no Noroeste, chuvoso no centro e sul.
So que agora a malta vê o Anticiclone, tempo ameno e teme mais um resto de Outono e Inverno quase sem chuva.
E isso quanto mais a sul pior..

Aparentemente, algo vai mudar, ou é mais uma partida de mau gosto do GFS 06z

jewP45h.png

Começaria no dia 23, pelo sudoeste. Além de as frentes estarem a descer mesmo ainda activas até ao sul, haveria um núcleo de baixa pressão satélite da corrente de sudoeste, trazendo uma acréscimo extra de precipitação para o Sudoeste e Barlavento.

é mais uma partida de mau gosto do GFS 06z

jewP45h.png

Era uma partida, sim, e desta vez também é o Noroeste a levar um corte radical.
No entanto, mantém-se o sinal positivo para o Sudoeste, curiosamente privilegiando duas zonas que têm estado bastante queixosas, Setúbal e Serras barlaventinas.

ocl4bfR.png

Em resumo, a previsão-lixo do costume...
Repare-se como em menos de 24 horas as sucessivas saídas dão cenários tão diferentes, compare-se com a saída das 00z de hoje:
VyA1P1Y.png

Última edição:
Aparentemente, algo vai mudar, ou é mais uma partida de mau gosto do GFS 06z

jewP45h.png

Começaria no dia 23, pelo sudoeste. Além de as frentes estarem a descer mesmo ainda activas até ao sul, haveria um núcleo de baixa pressão satélite da corrente de sudoeste, trazendo uma acréscimo extra de precipitação para o Sudoeste e Barlavento.
Vince és tu novamente, vem cá ao papá, bom filho retorna sempre a casa. :D

Parece que a partir do dia 20/21 poderá existir alguma mudança mais a sul, talvez uma cut-off. :D

No entanto, mantém-se o sinal positivo para o Sudoeste, curiosamente privilegiando duas zonas que têm estado bastante queixosas, Setúbal e Serras barlaventinas.

ocl4bfR.png

Repare-se como em menos de 24 horas as sucessivas saídas dão cenários tão diferentes, compare-se com a saída das 00z de hoje:
VyA1P1Y.png
Lixo? A esta distância temporal é óbvio que existam diferenças entre saídas, ainda por cima a mais de 240h. :huh:
De qualquer das maneiras, os modelos continuam a insistir no regresso da chuva no dia 21. O jet stream vai ondular, portanto a probabilidade de cut-offs aparecerem às nossas latitudes será maior.

Lixo? A esta distância temporal é óbvio que existam diferenças entre saídas, ainda por cima a mais de 240h. :huh:
Nem sequer se pode confiar que haverá alguma probabilidade significativa (>50%, digamos) de precipitação para um certo local. Ou seja, do ponto de vista do utilizador individual é "lixo" mesmo.

ocl4bfR.png

VyA1P1Y.png
Em 384h, mostra menos 10 mm na região do Porto e 6 mm a mais na região de Faro e tu falas em previsões lixo e afins dizendo um disparate de principiante. Se falasses da discrepância enorme entre a operacional e o Ensemble Faria muito mais sentido do que aquilo que disseste que nada mais sentido..

Em 384h, mostra menos 10 mm na região do Porto e 6 mm a mais na região de Faro e tu falas em previsões lixo e afins dizendo um disparate de principiante. Se falasses da discrepância enorme entre a operacional e o Ensemble Faria muito mais sentido do que aquilo que disseste que nada mais sentido..
Precisamente, é aquela perspectiva do principiante em que de vez em quando devemos pôr-nos para interiorizarmos como são interpretadas as previsões dos modelos que são postas a público. Para um utilizador comum, o seu ponto de vista é sempre de principiante, quer que os produtos publicados mereçam alguma confiança, não é possível a esse utilizador ir investigar mais a fundo porque o que ele precisa é de algo concreto. Quero eu dizer com isto que as previsões mais acessíveis não devem ser esticadas até prazos irrealistas, em que o utilizador comum não vê qualquer consistência, pois um dia a uma certa hora vê uma previsão e daí a algumas horas vê o contrário. De que lhe serve isso?
Claro que a nossa perspectiva é outra.

"mostra menos 10 mm na região do Porto", não é isso que se vê ao comparar a 06z com a 12z. É claro que consegues encontrar pontos comuns nas duas saídas, mas também encontras extremos de discrepância.

Estado
Fechado para novas mensagens.