Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Essa malta cosmopolita só vai acordar quando houver restrições ao abastecimento de água devido à barragem de Castelo do Bode estar em níveis reduzidos, ou quando chegarem às suas casinhas de verão no Algarve e repararem que não há água canalizada porque as barragens estão completamente vazias. :facepalm:

Nós aqui na Península de Setúbal já tivemos restrições na pressão da água durante vários dias em novembro de 2017 devido ao baixo nível dos lençóis freáticos, mas parece que a malta já se esqueceu porque não durou muito tempo - logo depois veio alguma chuva e a situação de crise lá parou. Tenho fortes memórias desses dias e posso com certeza dizer que, em fevereiro de 2018, cheguei a ter algum receio que houvesse sérios problemas no abastecimento de água no verão. Foi o milagre da primavera desse ano que salvou o país do autêntico desastre... :unsure:
Castelo de Bode está em níveis reduzidos? :confused:

Sim, as pessoas deixaram de saber o que era um inverno. Acham que assim é que é normal...Ainda ontem estava a reparar na quantidade de gente de calções e t shirt...
Não querendo fazer de advogado do Diabo, até porque embirro com o traje de praia em novembro, também penso nos idosos e de como um outono benigno em termos de temperatura lhes é favorável. Nesse caso, compreendo que se sintam felizes com temperaturas amenas e a possibilidade de saírem e conviver. No fundo, apenas fruem aquilo que o estado do tempo lhes dá. Aqui por Setúbal, os dias têm sido de temperaturas diurnas amenas e noite tépidas. O mês de novembro trouxe alguma chuva - pouca - mais do que aquela que caiu em anos anteriores. Creio que ainda teremos precipitação este mês.

Talvez também seja importante referir que em média Novembro é mais quente que Março.
Que no litoral sul, Novembro é em média mais quente que Abril.
E nas ilhas, Novembro é em média mais quente que Maio.

Última edição:
O Anticiclone dos Açores veio de férias ao Continente (Centro e Sul).
Desde o Golfo do México, a génese dos núcleos de baixa pressão ao longo das ondulações de uma frente que se estende até ao Noroeste Europeu, arrasta sucessivas massas de ar tropical. Por cá, só o Litoral Norte beneficia da precipitação. Nevoeiros e vento fraco ou calma sob as altas pressões nas restantes regiões do continente, calor fora de época na Madeira pela corrente de Leste no flanco sul do anticiclone e os Açores com as regas intermitentes habituais.

lm3S0tN.png

Entretanto no Minho o dia segue chuvoso.
33º dia consecutivo de chuva?
Aqui aguardo o 31º dia com mais de 1 mm. O chuvisco parou mas parece que a chuva fraca está a chegar cá.

Deixo aqui este belo padrão em "OMEGA" que a corrente de jacto poderá apresentar nos dias 22-23, deixando o tempo mais estável:
jet3.webp

Depois, com a ondulação da corrente de jacto mais pronunciada, as condições podem melhorar para a descida de depressões ao nível do continente\ilhas, já que uma corrente de jacto alta e sem grandes ondulações, normalmente beneficia mais o NO da península no respeita às precipitações.

Tanta choraminguice só porque está ameno, e está tempo seco a sul.
Já ouviram falar do Verão de S. MARTINHO?
Já imaginaram ou pensaram porque é que se chama Verão?
Já agora observem o posicionamento do AA cerca das 240h, e observem a vontade dele se estender para norte, provocando ventos de Sul desde quase os trópicos até à Gronelândia....
Depois resta esperar umas duas semanas e os resultados aparecerão

Para mim só me faz mais impressão as mínimas altas, porque máximas de 20ºC em Novembro é relativamente normal.

Mas também com nebulosidade é impossível descer muito a temperatura. E já estamos naquela altura dos nevoeiros noturnos pelos vales dos grandes rios, o que muitas vezes troca as voltas ao IPMA e a temperatura nem sobe muito.

Com o NAO a mudar para uma fase relativamente positiva parece que o bloqueio do AA vem em força até ao final do mês, o que pode trazer as primeiras geadas. Quanto a precipitação, será mais postponed para Dezembro, se este a quiser.

Última edição:
Já agora observem o posicionamento do AA cerca das 240h, e observem a vontade dele se estender para norte, provocando ventos de Sul desde quase os trópicos até à Gronelândia....
O anticiclone lá vai andando, sim, na continuação do movimento desde há uma semana:

Castelo de Bode está em níveis reduzidos?
Eu falei numa situação hipotética, que não é a atual por certo (a barragem está a 80%), mas que já esteve próxima de ocorrer várias vezes em anos recentes e que no passado, que eu tenha noção, nunca acontecia (ou muito raramente). O nível amarelo de capacidade da barragem de Castelo do Bode encontra-se nos 55% e, apesar de ser o nível de restrições mais "relaxado", já terá alguma influência relevante nas vidas das pessoas. Ora, em novembro de 2017 a barragem chegou aos 60,1% e, em fevereiro de 2022, aos 56,8%. :unsure:

Mais um dia com vales mergulhados em nevoeiro, Sado, Guadiana e Tejo:
Para o vale do Sado é pelo menos uma ajuda para limitar a perda de água no solo, ou mesmo para a erva que esteja a tentar crescer. Deste nevoeiro resulta quase sempre um humedecimento da camada muito superficial do solo.

Depois resta esperar umas duas semanas e os resultados aparecerão
É a isto que te referes?
jet.png

Se sim, então isto promete mais à frente as "tais" condições para instabilidade mais a sul.

Eu falei numa situação hipotética, que não é a atual por certo (a barragem está a 80%), mas que já esteve próxima de ocorrer várias vezes em anos recentes e que no passado, que eu tenha noção, nunca acontecia (ou muito raramente). O nível amarelo de capacidade da barragem de Castelo do Bode encontra-se nos 55% e, apesar de ser o nível de restrições mais "relaxado", já terá alguma influência relevante nas vidas das pessoas. Ora, em novembro de 2017 a barragem chegou aos 60,1% e, em fevereiro de 2022, aos 56,8%. :unsure:
Hipotética... :D
Tens neste momento praticamente todas as albufeiras a norte do Tejo (com a exceção da Aguieira) sem grande capacidade de encaixe caso haja um período de chuva intensa. Ou seja, numa situação hipotética de grande pluviosidade, que defesa proporcionam todas essas barragens? Estamos em Novembro - início da estação das chuvas, e sem capacidade de encaixe em muitas albufeiras. Mas pronto, estamos escaldados de 2022 (crise energética) e agora o bom é ter tudo cheio. Se houver cheias graves logo se vê.

Em 2022, e como bem se sabe, não foi o consumo nem a seca que levaram Castelo de Bode a esse nível. E o consumo nunca esteve comprometido.

No que toca a sul, é ignorar o que todos os cenários referentes às alterações climáticas mostram, e ir chorando à espera que chova. (Ao invés de se criar infraestruturas).
Chorando e criticando quem aproveita o sol para ser feliz.

Última edição:
Para mim só me faz mais impressão as mínimas altas, porque máximas de 20ºC em Novembro é relativamente normal.

Mas também com nebulosidade é impossível descer muito a temperatura. E já estamos naquela altura dos nevoeiros noturnos pelos vales dos grandes rios, o que muitas vezes troca as voltas ao IPMA e a temperatura nem sobe muito.

Com o NAO a mudar para uma fase relativamente positiva parece que o bloqueio do AA vem em força até ao final do mês, o que pode trazer as primeiras geadas. Quanto a precipitação, será mais postponed para Dezembro, se este a quiser.
Estamos sob um fluxo húmido de oeste que vai continuar a dar origem a precipitação no extremo noroeste até quinta-feira. Enquanto o anticiclone não subir em latitude, pondo fim a esse fluxo, vamos ter nevoeiros e mínimas altas. Só a partir do início da próxima semana é que as temperaturas vão descer com a sua posição favorável a transportar mais ar frio e com a rotação do vento para Norte/Nordeste.

Em relação à NAO, até ontem dava indícios de ir para valores positivos, mas entretanto hoje já dá mais para o negativo. Os modelos estão uma confusão e o GFS acima das 240h mostra constantemente um cenário típico de NAO-. É ir acompanhando, não vale a pena dar muito crédito a tanta distância.

Última edição:
Talvez também seja importante referir que em média Novembro é mais quente que Março.
Que no litoral sul, Novembro é em média mais quente que Abril.
E nas ilhas, Novembro é em média mais quente que Maio.
Não me lembro de ter geadas em Abril, e desde criança que vi geadas em Novembro por terras de Alenquer. Só nos últimos dois anos não houve. Em Novembro de 2001 p frio foi tanto que chegou a congelar a superfície de uma lagoa aqui perto ( Surraipas) havia romaria para ver o gelo. Ora não me consta que isso alguma vez tenha acontecido em Abril. Alguma coisa não bate certo. As médias já não são o que eram?

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.