Seguimento Meteorológico Livre - 2023

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Até tenho saudades daquelas saídas loucas do gfs com neve em barda que nunca se concretizavam. A pobreza é tanta que agora nem esses delírios!

Epah... Se é para não se concretizarem de pouco nos servem! :D
 
Aí está o grandioso temporal de fim de ano!

Comparar o acumulado até dia 30 às18h com o acumulado até às 00h de dia 1 de 2024:

AWyIytw.png
IdmcpfV.png


Conclusão é apenas a passagem de mais uma frente fria... um pouco mais generosa do que as últimas. :D

Tudo tão bem programado que a meia-noite e a madrugada de ano novo são sequinhas:

IrYQeaI.png
 
Última edição:
Estamos a entrar em tempos diferentes...o meu avô diz q este te
Epah... Se é para não se concretizarem de pouco nos servem! :D

No Expresso da semana passada vinha um artigo de título "Como aquecer a casa neste Inverno" em que no segundo parágrafo um dito climatologista de seu nome Mário Marques vaticinava:
"Dezembro será chuvoso, frio e com possibilidade de neve na época de festas", pelo que foi a 1ª quinzena não me parece que isso vá acontecer, excepto o frio que talvez se instale nesta 2ª quinzena.
Não vejo a instalação de frio, estão aí temperaturas normais que até vão começar a subir.
Talvez venha alguma chuva mesmo no final do ano como colocaram aqui.

As temperaturas não estão a descer muito mesmo estando a haver tempo seco de anticiclone. Não deve haver frio na atmosfera nem lugar a grandes inversões...disso já não sei a razão. Expliquem vocês que são entendidos.
 
O plano andaluz é um elefante ao pé do plano algarvio, não esquecer que a Andaluzia é muita grande e tem mais de 8 milhões de pessoas, o Algarve tem apenas 467 mil pessoas.

Aqui, vamos ter uma dessalinizadora, na Andaluzia até portáteis vão ter e todos sabemos que a Costa del Sol aonde está inserida a Província de Málaga tem turismo aos montes. :rolleyes:
 
Ainda é muito cedo para ter grandes certezas mas existe neste momento uma tendência nos modelos a longo prazo para um janeiro com anomalia positiva forte da precipitação em Portugal Continental. Essa tendência também se observa no índice NAO, cuja intensidade está prevista que diminua. :pray: :rain:

A única coisa que penso que é quase certa neste momento é que esta segunda metade do mês de dezembro será seca em todo o país. O anticiclone que se formou é potente e dificilmente sairá de cima de nós nas próximas duas semanas, pelo menos. :buh:
 



Situação -> https://twitter.com/METRArgentina

Contexto -> https://www.nytimes.com/interactive/2020/07/22/magazine/worst-storms-argentina.html

When Nesbitt and the others began combing through the scans and data, they found that several of the other storms they’d observed in Argentina had formed similarly strong updrafts — many of them as much as 60 percent larger than those in North American storms. One had reached over 69,000 feet, among the tallest ever documented. Others covered more than 15 square miles — a massive plume of air surging upward at more than 150 m.p.h.

Extra -> https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0169809522002691 & https://journals.ametsoc.org/view/journals/mwre/146/8/mwr-d-18-0081.1.xml
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.