Jorge_scp
Nimbostratus
Na Madeira, este ano 2023 tem sido um absurdo a anomalia positiva das temperaturas. Passámos cerca 3 meses em que a temperatura no Funchal não baixou um único dia dos 20ºC, quando a normal da Tmin é inferior a esse valor para todos os meses do ano. Algo semelhante com a Tmax, com valores superiores à normal em mais de 90% dos dias. Surreal.No que toca à Madeira, quando essas tabelas forem atualizadas com os dados mais recentes até te apagas.
Só um cheirinho: https://www.meteopt.com/forum/topic...eira-outubro-2023.11090/pagina-12#post-905327
Soma e segue:
Ver anexo 8731
Como vêem, não se trata de negar ou desvalorizar as alterações, que são evidentes para quem tiver o mínimo de bom senso. Neste caso, tratei apenas de corrigir a ideia que um anticiclone de bloqueio potente neste época do ano seja assim uma anormalidade tão grande. Com 1050 hPa não será muito comum com certeza, mas situar-se nesta posição nunca foi um absurdo como se estava a querer passar. Aliás, as grandes entradas frias do passado que tantos falam com saudade estão associadas a anticiclones de bloqueio no Atlântico:
Nem estou certo que este tipo de padrão com um potente anticiclone de bloqueio mesmo no meio do Atlântico esteja a ser propriamente mais frequente nos últimos anos. Parece-me sim que o problema reside no facto de o storm track estar em termos médios a passar um pouco mais a norte devido ao fortalecimento do anticiclone subtropical, não impedindo os sistemas frontais de afetarem a região norte, mas diminuindo a sua contribuição na região Sul do país. Ou seja, o problema pode não estar na frequência destas situações algo anómalas na circulação, com anticiclones de bloqueio a 50º de latitude (mas que sempre ocorreram), mas precisamente quando a circulação apresenta um padrão mais habitual, com a frente polar a 45-50ºN, onde um pequeno desvio para norte faz toda a diferença a sul, que sempre esteve a latitudes limite entre climas mais áridos ou chuvosos.