E dois, também não faço ideia o que aconteceu nesta carta. Provavelmente são registos ao longo das rotas, mas não era para figurarem nesta carta habitual.
Inclino-me mais para trajectos marítimos, observações em navios.
Boas,
Bom parece que Março seguirá seco e com alterações na temperatura entre o normal e o acima da média e poderá se manter assim até final do mês, isto aqui a sul.
Abril e uma verdadeira incógnita nesta altura ainda..
O scanner de poluição open-source, se fôr ampla e publicamente usado, pode produzir mapas em tempo real de alta resolução da poluição nos meios urbanos, e não só.
As observações podem ser integradas numa camada do Google Maps, por exemplo, à semelhança de como é feito já para a monitorização do trânsito nos dispositivos GPS dos telemóveis.
---
A circulação oceânica é certamente tão ou mais complexa do que a circulação atmosférica, especialmente na sua capacidade e poder de transporte, armazenamento e deposição de materiais e compostos de todo o tipo. Muito a descobrir neste campo, e esta interacção em particular com a absorção e fixação vai fazer rever muitas previsões dos modelos climáticos.
Tendo em conta o Aquecimento Súbito da Estratosfera que resultou no anticiclone que se estabeleceu sobre a Gronelândia, era suposto o sul de Portugal continental ter tido mais precipitação?
Bom,
Os primeiros 18 dias do mês estão na média aqui mais a sul, muito graças aos primeiros 6 ou 7 dias, bem frios.
Até final do mês aparentemente no sul teremos tempo bem seco e temperaturas entre 20 a 24 c.
Acho que representa a anomalia da Altura Geopotencial de 500hPa durante o mês de abril.
Se não estou em erro, isso representa a altitude em decâmetros (dam) na qual a pressão é de 500hPa.
No caso do mapa os valores são a diferença para a média, pelo que, -20 significa que a altitude está prevista ser 20dam abaixo da média.
Acho que representa a anomalia da Altura Geopotencial de 500hPa durante o mês de abril.
Se não estou em erro, isso representa a altitude em decâmetros (dam) na qual a pressão é de 500hPa.
No caso do mapa os valores são a diferença para a média, pelo que, -20 significa que a altitude está prevista ser 20dam abaixo da média.
Muito basicamente, as cores quentes representam regiões onde predominam altas pressões, ao passo que as cores frias representam regiões de baixas pressões.